Análise comportamental é derivada da análise do comportamento, cuja descrição base é uma ciência natural que estuda como fatores biológicos, farmacológicos e experimentais influenciam no comportamento dos indivíduos. Dessa maneira, com bases behavioristas e elaborada pelo psicólogo Skinner, foi possível determinar como algumas ações influenciavam os sujeitos a reagir de maneiras preestabelecidas, compreendendo a influência do ambiente em características como a motivação, o medo e outros sentimentos relevantes para o convívio social.

Assim, levando isso em consideração, este tipo de análise saiu do segmento ambulatorial e se expandiu para outras áreas de atuação, principalmente as relacionadas ao universo corporativo. Em especial porque, uma vez que se possa identificar sinais e características em um indivíduo da equipe, a gestão dessas pessoas se torna mais eficaz e empática.

O que uma análise comportamental pode mudar na gestão?

Com a transformação deste conceito e sua constante evolução, abrangendo até mesmo a cognição para justificar determinados comportamentos, não demorou para que essas descobertas começassem a ajudar no mundo dos negócios, inserindo-se especificamente na área de Recursos Humanos de diferentes empresas.

Para isso, estudos como o das expressões faciais, linguagem corporal, dinâmicas grupais e até mesmo testes embasados na área psicossocial se tornaram figura chave nestes locais. Inclusive, sendo muito utilizados para a contratação e para solucionar eventuais problemas que a equipe possa ter.

Essa novidade, aliás, se tornou relevante para transformar a forma como os tomadores de decisão realizavam suas gestões, visto que, agora, o indivíduo era visto como um todo e que novas ferramentas estavam sendo utilizadas para compreender sua complexidade e subjetividade.

Ferramenta DISC

Para ajudar ainda mais nessa análise do comportamento dos profissionais da empresa, foi implementada a metodologia DISC, que identifica os traços comportamentais predominantes em uma pessoa, tais como dominância, influência, estabilidade e conformidade. Isso porque, uma vez que o gestor saiba os principais traços de comportamento dos indivíduos, se torna muito mais fácil tomar decisões e fazer análises.

Tendo as informações, mesmo que básicas, sobre esses perfis comportamentais, o DISC possibilita, além da segurança e clareza na gestão e desenvolvimento dos indivíduos, uma análise justa das pessoas. Com isso, todos são avaliados de acordo com o seu perfil, sem se importar com características superficiais.

Existem perfis que são mais adequados para certas funções e que desenvolvem maior habilidade. Analisando o comportamento dessas pessoas também possibilita eliminar vieses externos e você passa ser mais estratégico no plano de carreira de cada profissional.

Características de cada perfil

Conhecer o perfil comportamental no ato de um feedback, ou ajudar na criação de um plano de desenvolvimento de carreira ou ainda, no fator “pressão” para adequar rapidamente a uma nova demanda, é um item extremamente fundamental no atual cenário de gestão de pessoas.

Em sua maioria das vezes, um profissional tem predominância sob um perfil. Isso não significa que ele possa ter dois. Neste caso, é mais comuns em líderes ou gerentes ou propulsores a lideranças.

– Perfil executor

Pessoas com perfil executor não têm tempo a perder com pormenores, são focados em realizar as tarefas.

– Perfil comunicador

Dotados de muito carisma e capacidade de convencer, os que tem um perfil dominante comunicador são entusiasmados e otimistas. Costumam exercer influência sobre os demais e tendem a ser mais criativos.

– Perfil planejador

Centrados, constantes e pacientes são as pessoas de perfil planejador. Confiáveis e calmos, dificilmente entram em pânico, mas também não são muito dados a improvisos.

– Perfil analista

Muito detalhistas e meticulosos os que têm esse perfil são organizados e conservadores, com grande facilidade de lidar com rotinas e repetições. Buscam métodos que lhes garantam segurança para executar suas tarefas com perfeccionismo.

Temos a solução de análise comportamental para você

Ao longo dos anos, a análise dos perfis comportamentais vem melhorando bastante a forma das empresas de lidarem com seus funcionários. E o teste DISC veio para ajudar ainda mais nessa melhora, já que ele oferece ferramentas de análise preditiva e também de desenvolvimento humano.

O DISC funciona bem para recrutamento e seleção de funcionários, mapeando o perfil deles em processos seletivos. Ele garante grandes chances de assertividade dessa metodologia para prever os padrões desse comportamento. Além disso, é muito útil também para aperfeiçoamento profissional e treinamentos focados, já que conhecer os quatro perfis DISC (analista, planejador, comunicador e executor) permite que haja um bom treinamento comportamental.

Essa metodologia valoriza as características principais de cada perfil, o que traz clareza e permite entender quais pontos de desenvolvimento deverão ter investimento de energia e quais não precisam. Vale para que o funcionário conheça suas competências. E, por fim, desenvolve liderança, ou seja, os profissionais entendem e gerem sua equipe de forma cada vez mais emancipada.

Pensando nisso, nós da Habaut temos uma solução para análise comportamental e identificar se a função, a cultura da empresa e o funcionário estão bem alinhados. Faça já nosso teste e descubra!