O departamento de recursos humanos tem sido cobrado cada vez mais pela sua efetividade na contratação e retenção de talentos, como também no acompanhamento e gestão comportamental dos times. Técnicas de análise comportamental tem se tornado parte do núcleo estratégico das organizações para maior efetividade.

A análise comportamental desempenha um papel crucial tanto nos processos de contratação quanto no desenvolvimento de funcionários, pois ajuda a entender melhor o perfil pessoal e profissional no ambiente de trabalho. Esse método é fundamental para identificar as dinâmicas e potenciais de cada indivíduo.

O que é a análise comportamental?

É uma ferramenta de gestão estratégica baseada no estudo do perfil comportamental e muito utilizada no mercado atual. Essa análise permite gerar maior produtividade dos setores empresariais na busca por resultados. 

Contudo, sabendo que a inteligência emocional dos colaboradores no trabalho tem total influência no desempenho, muitas empresas estão adotando o processo de gestão comportamental. Essa gestão permite analisar e definir pontos fortes e fracos de todos que estão ao seu redor, podendo influenciá-los positivamente ou negativamente em sua atividade diária.

Diferença entre Análise Comportamental vs Gestão Comportamental

Podemos dizer que análise comportamental ocorre sempre que estamos analisando o comportamento das pessoas. É uma abordagem cotidiana de avaliação, que consiste em observar qualidades e defeitos, pontos fortes e fracos e virtudes e vulnerabilidades presentes em cada um de nós.

A gestão comportamental influencia inúmeras questões do dia a dia na empresa. Ou seja, com ela, é possível analisar se o profissional tem skill com o perfil que atuará ou já encontra-se trabalhando na área. Em resumo, é possível gerir e influenciar o comportamento com a produtividade esperada.

É na gestão que se permite criar planos de desenvolvimento e acompanhar a evolução.

Benefícios da Gestão Comportamental

Com a finalidade de entender os comportamentos de cada um, a gestão comportamental permite ajuda efetiva em diversos processos e estratégias do RH. Sabendo que o princípio está em desenvolver uma gestão de pessoas baseada nas informações de comportamento de cada colaborador, os benefícios passam a ser enormes quando aplicadas e entendidas corretamente, tais como:

Recrutamento e seleção

Realizar uma análise comportamental no processo de seleção de novos colaboradores permite que você tenha um recrutamento e seleção mais assertivo. De fato, é extremamente importante mapear o perfil adequado da vaga antes mesmo de sair em busca dos candidatos. Com o mapeamento em mãos, agora é hora de buscar pessoas que tenham as competências comportamentais que estão sendo esperadas.

Reavaliação interna e frequente dos colaboradores

Não adianta apenas trabalhar com a análise comportamental durante a contratação. Algumas mais, outras menos, mas sempre pessoas mudam! Certamente, manter o moral dos colaboradores elevado em relação à cultura da empresa e ao cargo que desempenham, é altamente recomendável atualizar o mapeamento da análise comportamental a cada 3 meses, ou no máximo a cada 6 meses. Isso assegura que as informações sejam sempre relevantes e ajustadas às mudanças no ambiente de trabalho.

Retenção de talentos

Manter a assiduidade na gestão comportamental no seu RH, permite compreender se eles estão no cargo certo e fica muito mais fácil reter os talentos da empresa. É importante diminuir a taxa de rotatividade da empresa. Entendendo os colaboradores, o que eles buscam e como estimular em suas próprias áreas, você diminui diretamente o turnover, ou seja, reduz custos gerado por novas contratações e aumenta o desempenho e a produtividade da empresa.

Metodologia DISC para análise comportamental

DISC é um método de avaliação comportamental que identifica qual o traço mais predominante da personalidade de uma pessoa ou dos membros de uma equipe.

DISC - metodo para análise comportamental

Essa metodologia, reconhecida internacionalmente, usa testes para avaliar os fatores que influenciam as ações de uma pessoa sob determinadas circunstâncias. Aplica-se amplamente ao propósito de entender como diferentes indivíduos reagem e se comportam em diversas situações.

A saber, os traços mais comuns são quatro: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. O nome DISC é composto pelos tipos de personalidades em inglês: (D)Dominant, (I)Influence, (S)Steadiness e (C)Compliance.

DISC: Os 4 Tipos de Personalidades

  • Dominância: esse fator pertence aos que são seguros, focados em resultados, competitivos. Corresponde a pessoas diretas, decisivas e independentes;
  • Influência: os deste perfil preferem trabalhar em equipe, motivar, persuadir, é otimista e emocional;
  • Estabilidade: possuem ótimo senso de cooperação, bons ouvintes, evitam conflitos e são leais;
  • Conformidade: muito comprometidos e dedicados, são sinceros, reativos e precisos.

DISC: Características dos perfis para análise comportamental

1. Perfil Executor

DISC - perfil executor

As pessoas que estão no conjunto do perfil executor não têm tempo a perder com pormenores, são focados em realizar as suas tarefas.

Esse perfil demonstra muita autoconfiança, determinação e não costuma abandonar um desafio. Pelo contrário, é movido a desafio e aceita as dificuldades e os obstáculos como motores para seu desenvolvimento.

Geralmente esses indivíduos precisam de liberdade de ação e, em casos extremos, podem se tornar autoritários. Normalmente têm um forte caráter, são corajosos, competitivos e defendem seu ponto de vista com firmeza.

Equipes compostas por executores tendem a alcançar metas com mais facilidade, mas podem enfrentar desafios ao trabalhar em conjunto com outros departamentos. Essa característica destaca a necessidade de equilibrar habilidades e estilos de trabalho dentro da organização.

2. Perfil Comunicador

DISC - perfil comunicador

Pessoas com um perfil dominante de comunicador, dotadas de muito carisma e uma grande capacidade de convencer, são entusiasmadas e otimistas. Ou seja, frequentemente influenciam os outros e tendem a ser mais criativas, destacando-se em ambientes que valorizam a inovação e a interação social.

Essas pessoas são peças importantes para promover a sociabilização e entrosamento das equipes, pois tornam o ambiente mais leve e fazem a comunicação acontecer de forma mais natural.

Como pontos de atenção vale observar que as pessoas e equipes predominantemente comunicadoras podem ter dificuldades em cumprir cronogramas e, embora sejam ótimos motivadores, podem facilmente perder o interesse em tarefas e projetos.

3. Perfil Planejador

DISC - perfil planejador

Aqueles que têm um perfil planejador são indivíduos centrados, constantes e pacientes.

Outro fator em comum é a facilidade em serem confiáveis e calmos.

Dificilmente entram em pânico, mas também não são muito dados a improvisos. São excelentes para estabilizar conflitos, tendem a ser fiéis às empresas.

As equipes formadas por muitos planejadores são muito eficientes para reportar, mas, um ponto de atenção é a pouca capacidade de decidir. Eles tendem a ficar postergando as decisões em nome da necessidade de uma estratégia. Além disso, não lidam bem com mudanças durante o percurso.

4. Perfil Analista

DISC - perfil analista

Indivíduos que se enquadram no perfil de analista são extremamente detalhistas e meticulosos. Primordialmente, se destacam pela organização e abordagem conservadora, demonstrando também grande facilidade em lidar com rotinas e repetições.

Buscam métodos que lhes garantam segurança para executar suas tarefas com perfeccionismo. No entanto, esse tipo de perfil prefere o trabalho preciso e irretocável.

Equipes com muitos analistas geralmente entregam trabalhos com dedicação e excelência. No entanto, é crucial garantir que não gastem energia excessiva em projetos que não demandam tanta atenção aos detalhes. Esses times também podem enfrentar dificuldades sob pressão.

São pessoas que tendem a ser muito críticas com o próprio desempenho e orgulhosos com suas criações.

É errado obter APENAS um perfil predominante?

A maioria das pessoas apresenta um destes perfil como dominante, embora seja muito difícil ser 100% pertencente a apenas um deles.

Não há nada de errado nem com quem possui traços de todos os perfis, nem em quem tem apenas um dominante. Também é comum líderes terem dois traços de igual teor.

Ter conhecimento sobre os traços e perfis de personalidade pode impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional, pois esclarece quais pontos valorizar ou quais necessitam de desenvolvimento. Para obter essa análise, basta contar com uma assessoria especializada na metodologia DISC.

Pontos de desenvolvimentos

Com o uso da metodologia DISC, é possível identificar os perfis dos colaboradores e das equipes e trabalhar os principais pontos de desenvolvimentos para cada um deles.

Isto é uma forma de trabalhar a gestão de pessoas usando a gestão comportamental com base em dados. E isso permitirá desenvolver com eficiência suas lideranças. Em outras palavras, fica mais fácil criar um time de perfis híbrido e com mais propulsão para obter um ótimo desempenho.

Evitar que uma equipe tenha apenas executores, por exemplo, permitirá o compartilhamento de informações entre áreas. Outro exemplo é contratar um perfil planejador para o cargo de vendedor. Neste último, com certeza ele desanimará com a quantidade de “não” durante a venda.

Alguns pontos de desenvolvimento por perfil são:

  • Executor: pode se tornar impulsivo, e agir sem pensar soando autoritário;
  • Comunicador: precisam ter o foco trabalho, tender a se distrair com facilidade;
  • Analista: podem se tornar inflexíveis e pessimistas;
  • Planejador: pode não ser muito criativo e ser moroso em suas tarefas.

Métodos de avaliação

Existem diversas formas de aplicar a metodologia DISC. Seja por meio de teste de múltipla escolha ou outras atividades propostas.

Para evitar que alguém sinta que deve fornecer a “resposta correta” e apenas diga o que acredita ser esperado, é importante tornar o processo o mais divertido possível. Assim, a experiência se torna natural e verdadeira.

Utilizamos um teste baseado em jogos de palavras e gamificação, assim é possível ter respostas mais conclusivas e verdadeiras dos colaboradores, além de ser mais interessante para os participantes.

Assim, a assertividade nas decisões aumenta significativamente, tornando mais fácil descobrir com base em dados confiáveis quais caminhos devem ser tomados.

Além disso, dispomos de uma assessoria completa para ajudar durante todo o processo de aplicação, coleta de dados, análise e interpretação dos resultados.

O que mudará na prática?

Na prática, é uma ferramenta muito útil para empregadores conhecerem os perfis de seus talentos. Idem para os colaboradores descobrirem mais sobre os seus próprios traços de personalidade e trabalharem os mais carentes no desenvolvimento pessoal.

Além de auxiliar fortemente nas contratações, ajudará também o RH mapear estratégias para acompanhamento e planejamento de equipes, cortes e promoções.

Sobre a Habaut e Gestão Comportamental

O Big Data não é futuro, é o presente, e saber aproveitar todas as possibilidades que ele nos oferece nos faz caminhar por trilhas mais seguras que conduzem a excelência.

Acima de tudo, promover uma gestão estratégica de pessoas é ter análises frequentes e, principalmente, entender os arquétipos comportamentais das equipes. Não adianta apenas acompanhar o engajamento via pesquisas, processo de onboarding sem saber ao certo o perfil individual.

Escreva um comentário