O departamento de recursos humanos tem sido cobrado cada vez mais pela sua efetividade na contratação e retenção de talentos, como também no acompanhamento e gestão comportamental dos times. Técnicas de análise comportamental tem se tornado parte do núcleo estratégico das organizações para maior efetividade.

A análise comportamental envolve alguns fatores essenciais e é muito utilizada nos processos de contratação e de desenvolvimento dos funcionários, pois contribui no melhor entendimento do perfil pessoal e profissional no ambiente de trabalho.

O que é a análise comportamental?

É uma ferramenta de gestão estratégica baseada no estudo do perfil comportamental e muito utilizada no mercado atual. Essa análise permite gerar maior produtividade dos setores empresariais na busca por resultados. 

Contudo, sabendo que a inteligência emocional dos colaboradores no trabalho tem total influência no desempenho, muitas empresas estão adotando o processo de gestão comportamental. Essa gestão permite analisar e definir pontos fortes e fracos de todos que estão ao seu redor, podendo influenciá-los positivamente ou negativamente em sua atividade diária.

Diferença entre Análise Comportamental vs Gestão Comportamental

Podemos dizer que análise comportamental ocorre sempre que estamos analisando o comportamento das pessoas. É uma abordagem cotidiana de avaliação, que consiste em observar qualidades e defeitos, pontos fortes e fracos e virtudes e vulnerabilidades presentes em cada um de nós.

A gestão comportamental influencia inúmeras questões do dia a dia na empresa. Ou seja, com ela, é possível analisar se o profissional tem skill com o perfil que atuará ou já encontra-se trabalhando na área. Em resumo, é possível gerir e influenciar o comportamento com a produtividade esperada.

É na gestão que se permite criar planos de desenvolvimento e acompanhar a evolução.

Benefícios da Gestão Comportamental

Entender esses comportamentos podem ajudar em diversos processos e estratégias do RH. Sabendo que o princípio está em desenvolver uma gestão de pessoas baseada nas informações de comportamento de cada colaborador, os benefícios passam a ser enormes quando aplicadas e entendidas corretamente, tais como:

Recrutamento e seleção

Realizar uma análise comportamental no processo de seleção de novos colaboradores permite que você tenha um recrutamento e seleção mais assertivo. É extremamente importante mapear o perfil adequado da vaga antes mesmo de sair em busca dos candidatos. Com o mapeamento em mãos, agora é hora de buscar pessoas que tenham as competências comportamentais que estão sendo esperadas.

Reavaliação interna e frequente dos colaboradores

Não adianta apenas trabalhar com a análise comportamental durante a contratação. Algumas mais, outras menos, mas sempre pessoas mudam! Para manter um clima ainda em alta do colaborador frente a cultura da empresa e cargo em execução, é extremamente recomendado atualizar o mapeamento da análise comportamental a cada 3 meses e, no máximo, 6 meses.

Retenção de talentos

Manter a assiduidade na gestão comportamental no seu RH, permite compreender se eles estão no cargo certo e fica muito mais fácil reter os talentos da empresa. É importante diminuir a taxa de rotatividade da empresa. Entendendo os colaboradores, o que eles buscam e como estimular em suas próprias áreas, você diminui diretamente o turnover, ou seja, reduz custos gerado por novas contratações e aumenta o desempenho e a produtividade da empresa.

Metodologia DISC para análise comportamental

DISC é um método de avaliação comportamental que identifica qual o traço mais predominante da personalidade de uma pessoa ou dos membros de uma equipe.

DISC - metodo para análise comportamental

Essa metodologia é reconhecida internacionalmente, e pode ser aplicada por meio de testes que avaliam quais são os fatores que levam uma pessoa a agir de determinada forma sob certas circunstâncias.

A saber, os traços mais comuns são quatro: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. O nome DISC é composto pelos tipos de personalidades em inglês: (D)Dominant, (I)Influence, (S)Steadiness e (C)Compliance.

DISC: tipos de personalidades

  • Dominância: esse fator pertence aos que são seguros, focados em resultados, competitivos. Corresponde a pessoas diretas, decisivas e independentes;
  • Influência: os deste perfil preferem trabalhar em equipe, motivar, persuadir, é otimista e emocional;
  • Estabilidade: possuem ótimo senso de cooperação, bons ouvintes, evitam conflitos e são leais;
  • Conformidade: muito comprometidos e dedicados, são sinceros, reativos e precisos.

DISC: características dos perfis para análise comportamental

DISC – Perfil executor

DISC - perfil executor

As pessoas que estão no conjunto do perfil executor não têm tempo a perder com pormenores, são focados em realizar as suas tarefas.

Esse perfil demonstra muita autoconfiança, determinação e não costuma abandonar um desafio. Pelo contrário, é movido a desafio e aceita as dificuldades e os obstáculos como motores para seu desenvolvimento.

Geralmente esses indivíduos precisam de liberdade de ação e, em casos extremos, podem se tornar autoritários. Normalmente têm um forte caráter, são corajosos, competitivos e defendem seu ponto de vista com firmeza.

Equipes compostas por executores terão mais facilidade para atingirem as metas, embora sejam mais fechadas para trabalhar em conjunto com os demais departamentos.

DISC – Perfil comunicador

DISC - perfil comunicador

Dotados de muito carisma e capacidade de convencer, os que tem um perfil dominante comunicador são entusiasmados e otimistas. Costumam exercer influência sobre os demais e tendem a ser mais criativos.

Essas pessoas são peças importantes para promover a sociabilização e entrosamento das equipes, pois tornam o ambiente mais leve e fazem a comunicação acontecer de forma mais natural.

Como pontos de atenção vale observar que as pessoas e equipes predominantemente comunicadoras podem ter dificuldades em cumprir cronogramas e, embora sejam ótimos motivadores, podem facilmente perder o interesse em tarefas e projetos.

DISC – Perfil planejador

DISC - perfil planejador

Aqueles que têm um perfil planejador são indivíduos centrados, constantes e pacientes.

Outro fator em comum é a facilidade em serem confiáveis e calmos. Dificilmente entram em pânico, mas também não são muito dados a improvisos. São excelentes para estabilizar conflitos, tendem a ser fiéis às empresas.

As equipes formadas por muitos planejadores são muito eficientes para reportar, mas, um ponto de atenção é a pouca capacidade de decidir. Eles tendem a ficar postergando as decisões em nome da necessidade de uma estratégia. Além disso, não lidam bem com mudanças durante o percurso.

DISC – Perfil analista

DISC - perfil analista

Aqueles que se enquadram no perfil analista são muito detalhistas e meticulosos e geralmente são apontados como organizados e conservadores, com grande facilidade de lidar com rotinas e repetições.

Buscam métodos que lhes garantam segurança para executar suas tarefas com perfeccionismo. Esse tipo de perfil prefere o trabalho preciso e irretocável.

Equipes com muitos analistas tendem a entregar trabalhos com muita dedicação e excelência, mas é preciso ter cuidado para não investirem muita energia em projetos que não exijam tanta atenção a detalhes. Também podem sofrer muito sob pressão.

São pessoas que tendem a ser muito críticas com o próprio desempenho e orgulhosos com suas criações.

É errado obter APENAS um perfil predominante?

A maioria das pessoas apresenta um destes perfil como dominante, embora seja muito difícil ser 100% pertencente a apenas um deles.

Não há nada de errado nem com quem possui traços de todos os perfis, nem em quem tem apenas um dominante. Também é comum líderes terem dois traços de igual teor.

Ter conhecimento sobre os traços e perfis de personalidade pode auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional, pois assim fica mais claro saber quais os pontos a serem valorizados ou os que precisam ser trabalhados para serem desenvolvidos. E para conseguir essa análise basta contar com uma assessoria especializada na metodologia DISC.

Pontos de desenvolvimentos

Com o uso da metodologia DISC, é possível identificar os perfis dos colaboradores e das equipes e trabalhar os principais pontos de desenvolvimentos para cada um deles.

É uma forma de trabalhar a gestão de pessoas usando a gestão comportamental com base em dados. E isso permitirá desenvolver com eficiência suas lideranças. Em outras palavras, fica mais fácil criar um time de perfis híbrido e com mais propulsão para obter um ótimo desempenho.

Evitar que uma equipe tenha apenas executores, por exemplo, permitirá o compartilhamento de informações entre áreas. Outro exemplo é contratar um perfil planejador para o cargo de vendedor. Neste último, com certeza ele desanimará com a quantidade de “não” durante a venda.

Alguns pontos de desenvolvimento por perfil são:

  • Executor: pode se tornar impulsivo, e agir sem pensar soando autoritário;
  • Comunicador: precisam ter o foco trabalho, tender a se distrair com facilidade;
  • Analista: podem se tornar inflexíveis e pessimistas;
  • Planejador: pode não ser muito criativo e ser moroso em suas tarefas.

Métodos de avaliação

Existem diversas formas de aplicar a metodologia DISC. Seja por meio de teste de múltipla escolha ou outras atividades propostas.

Para que a pessoa não se sinta responsável em colocar a “resposta correta” e diga somente o que acredita que esperam dela, é interessante tornar o processo o mais divertido o possível, para que seja natural e verdadeiro.

Dispomos de uma avaliação comportamental DISC que foi pensada para solucionar esse entrave.

Utilizamos um teste baseado em jogos de palavras e gamificação, assim é possível ter respostas mais conclusivas e verdadeiras dos colaboradores, além de ser mais interessante para os participantes.

Assim, a assertividade nas decisões é muito maior e fica mais fácil descobrir quais os caminhos a serem tomados com base em dados confiáveis.

Além disso, dispomos de uma assessoria completa para ajudar durante todo o processo de aplicação, coleta de dados, análise e interpretação dos resultados.

O que mudará na prática?

Na prática, é uma ferramenta muito útil para empregadores conhecerem os perfis de seus talentos. Idem para os colaboradores descobrirem mais sobre os seus próprios traços de personalidade e trabalharem os mais carentes no desenvolvimento pessoal.

Além de auxiliar fortemente nas contratações, ajudará também o RH mapear estratégias para acompanhamento e planejamento de equipes, cortes e promoções.

Sobre a Habaut e Gestão Comportamental

O Big Data não é futuro, é o presente, e saber aproveitar todas as possibilidades que ele nos oferece nos faz caminhar por trilhas mais seguras que conduzem a excelência.

Por meio da inteligência do Big Data e com a tecnologia da gamificação somos a primeira plataforma com inteligência preditiva e cognitiva, capaz de mapear o perfil comportamental pessoal e profissional de cada colaborador e ainda traçar os níveis de engajamento, os pontos a serem melhorados na comunicação e nos feedbacks.

Podemos promover uma gestão estratégica de pessoas. Temos ferramentas estratégicas para traçar os arquétipos comportamentais das equipes e também ao acompanhar o engajamento via pesquisas, processo de onboarding e desafios. Tudo para formar um histórico de informações que permita ao time dos recursos humanos ter todos os dados que precisa para decidir sobre aumentos salariais, troca de funções, reorganização de equipes e dispensas.

Além disso, contamos com um plano de incentivo de metas no Clube de Benefícios.

Conheça mais sobre a Habaut. Temos a certeza que faremos um excelente projeto juntos.