Seja qual for o tamanho da empresa, é imprescindível despertar o que há de melhor na sua equipe afim de manter um clima organizacional em alto astral.

Assegurar um ambiente de trabalho saudável e uma cultura organizacional que contribua para o desempenho da equipe, provoca melhora gradativa nos resultados, uma vez que colaboradores mais felizes e produtivos podem dar o máximo de si.

E esse nível de satisfação é representado pelo clima organizacional, o qual é impulsionado pelas ações e circunstâncias internas que, direta ou indiretamente, influenciam no comportamento, na motivação e, consequentemente, na produtividade das pessoas.

Como trabalhar o clima organizacional

Toda empresa deve adotar ações estratégicas que favoreçam o ambiente de trabalho, fazendo com que os funcionários se sintam mais confortáveis e engajados a se identificar com o propósito, com a cultura, com o ambiente, equipe e consequentemente desinibir sua produtividade. Isso começa a partir da comunicação e de relações baseadas na confiança e respeito entre os líderes e suas equipes.

Dessa forma, o colaborador se sente parte integrante da empresa, tornando-o ainda mais predisposto a participar ativamente das reuniões e eventos internos, por exemplo, além de entregar um maior empenho nos projetos, contribuindo para a cultura corporativa.

Para que isso aconteça de forma eficiente, continua valendo a máxima do “bom e velho” feedback, que continua sendo uma ferramenta poderosa para nortear a atuação dos funcionários e o alinhamento das suas perspectivas.

Clima organizacional em alto astral

Promover um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos seus colaboradores é outra premissa que faz toda a diferença para alcançar um bom clima organizacional, uma vez que a qualidade de vida é um fator visado por todos, independente do cargo.

Afinal, trabalhar muito nem sempre é sinônimo de maior produtividade. Por isso, considere adotar algumas flexibilidades, sobretudo no que se refere ao horário de trabalho, como:

  • Short friday, que é a redução programada da jornada na sexta-feira;
  • Possibilidades de home office;
  • Folga no dia do aniversário;
  • Café da manhã com a diretoria com um bate-papo informal sobre o caminho da empresa;
  • Challenges para promover estratégias de cumprimento de metas;
  • Brindes de acordo com o tempo de carreira;
  • Entre outras ações.

Nesse contexto, entram também os programas de benefícios. Ainda mais interessante é trabalhar com opções à escolha de cada funcionário, com vantagens que se adaptam conforme o seu estilo de vida e prioridades, desde vales refeição e alimentação, passando por coberturas em convênios médicos e odontológicos, até descontos ou isenção para frequentar academias.

Existem, ainda, diversas outras ações que podem ser aplicadas na empresa em favor do clima organizacional.

E, para mensurar os efeitos dessas ações internas, vale realizar as pesquisas de clima periodicamente, enquanto um método eficiente de RH, a fim de identificar possíveis melhorias, conhecer dificuldades e anseios da equipe, além de colher sugestões e opiniões.

Porque se preocupar em ter um RH estratégico?

Há tempos, o setor de Recursos Humanos deixou de ser essencialmente burocrático e passou a assumir um papel importante no fortalecimento da cultura corporativa e, consequentemente, na melhoria do clima organizacional.

Com isso, o RH passa a ser uma área estratégica da empresa, responsável por promover as melhores práticas em desenvolvimento de pessoas e retenção de talentos, dentre elas, a gestão do Employee Experience, ou em tradução livre, Experiência do Funcionário.

Atualmente, com a ascensão do RH 4.0, impulsionado pela transformação digital, é possível contar com soluções inteligentes que conseguem traçar o perfil comportamental dos colaboradores, no âmbito pessoal e profissional, e acompanhar o seu nível de engajamento, permitindo que a empresa consiga identificar os melhores profissionais e obtenha dados que fundamentem as suas tomadas de decisão.

Quer sair na frente e iniciar a transformação na sua equipe? Visite o site da Habaut e conheça a ferramenta estratégica de RH que vai ajudar a sua empresa.