Muitas pessoas já estão familiarizadas com os clubes de benefícios destinados e pensados para consumidores. Essa é uma forma bastante tradicional de garantir, por exemplo, a fidelização do cliente.

O que pouca gente sabe, inclusive RH de empresas, é que essa é uma excelente opção também para o mercado de trabalho. Um clube de benefícios traz muitos privilégios para a sua empresa, além do esperado. Explicaremos, a seguir, quais são as vantagens que essa política pode trazer para dentro dos negócios.

Clube de benefícios como privilégio faz a verdadeira diferença

Clubes de vantagem também podem ser chamados de programas de incentivos. Afinal, o objetivo é muito além de incentivar e motivar o colaborador a economizar e fazer seu dinheiro render mais. Ele pode, por exemplo, ser incentivado a se profissionalizar em cursos (presenciais ou online) que interferem diretamente em sua rotina diária, indo até além para uma formação acadêmica.

Tradicionalmente, a estratégia é usada por empresas que, conforme falamos, querem atrair e conquistar novos colaboradores. Dessa forma, cria-se um conjunto de ações para atingir esse objetivo. Bons exemplos são:

  • Descontos em compras futuras;
  • Parceria com outros estabelecimentos;
  • Esquema de pontos e trocas

Quais são as vantagens de clubes de benefícios para o mundo corporativo?

Um clube de vantagem dentro do ambiente empresarial tem o mesmo objetivo que o programa tradicional: atrair e reter. O que muda é o público: dessa vez, o foco é o colaborador.

É claro que os benefícios mais tradicionais, como vale alimentação e plano de saúde, por exemplo, ainda chamam a atenção de candidatos a uma vaga de emprego.

No entanto, já é perceptível a mudança de interesse e a busca por vantagens mais atuais e que completem a rotina das pessoas. Ou seja: empresas começam a oferecer recompensas que se adequam mais a uma vida moderna.

Um clube de benefícios para uso em diversas ocasiões e situações é uma excelente alternativa. Isso porque um colaborador recompensado trabalha melhor, com mais motivação e sente que faz, de fato, parte do todo.

Os recrutadores ganham muitos pontos com os candidatos e funcionários já contratados, quando oferecem a possibilidade de produtos, serviços ou descontos exclusivos. É a simplicidade e a liberdade que faltava no mercado de trabalho.

Dessa forma, adotar a estratégia de clube de benefícios para o mundo corporativo, faz sentido. Afinal, além de atrair novos talentos, essa medida é capaz de reter funcionários satisfeitos, melhorar o desempenho deles e promover qualidade de vida e de trabalho. A consequência disso tudo: sucesso empresarial.

Quebra da rotina deixa o colaborador mais receptivo

Estudos realizado pela Habaut em mais de 40 empresas, com mais de 16.200 colaboradores diretos e indiretos, comprovam que quando há uma quebra de rotina a cada dez dias, no dia seguinte o colaborador está mais aberto e receptivo para mudanças e execuções das atividades prazerosamente.

Uma quebra de rotina não se limita a sair com família. Já pensou reunir sua equipe ou toda empresa para um almoço na sexta? Ou happy hour no fim do dia para celebrar um vitorioso contrato!

Quem sabe ainda levar as equipes que mais alcançaram as metas para algo diferente, como numa aventura no ESCAPE ROOM, um jogo de fuga, onde você precisa desvendar charadas e enigmas para sair da sala em 60 minutos.

Claro, tudo isso pagando muito menos!

Tudo depende de um RH estratégico!

Claro que nada disso que explicamos aqui seria possível sem a atuação de um departamento de Recursos Humanos mais estratégico. Ou seja, que observa e entende o seu colaborador e quer agir para promover tanto o crescimento empresarial, quanto do público interno.

Uma forma de aproveitar o potencial dos funcionários é recolher informações sobre eles e buscar soluções para alavancar a produtividade e melhorar o engajamento. Através desses dados o RH consegue entender, se aproximar do colaborador e disseminar o propósito da empresa mais abertamente.

Um exemplo grandioso e de muito sucesso é a criação do plano de incentivos. Estipula-se um valor para a equipe e anuncia-se antecipadamente sobre as metas do mês e o valor do estimulo se a meta for atingida em 80%, 90%, 100% ou acima.

Pensar que o RH é um setor meramente burocrático e onde passar para assinar contratos é uma impressão antiga e errada. Empresas competitivas no mercado de trabalho transformaram o departamento e o incluíram em sua estratégia!

Acredite: RH estratégico faz a diferença

Se você entendeu como funciona o clube de benefícios e acha que essa prática pode funcionar dentro do seu modelo de negócio, entre em contato conosco e experimente gratuitamente.