Com a situação atual causada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), decretos foram impostos para que os escritórios e comércios fechassem temporariamente, deixando muitos empregados trabalhando em casa. A partir de então, manter um relacionamento home office com colaboradores passou a ser parte fundamental de toda empresa.

Entretanto, com o crescente desenvolvimento tecnológico nas rotinas organizacionais, a troca de comunicação e a acessibilidade de serviços se tornaram mais eficazes nos últimos anos. Softwares para automação de processos, dispositivos para gerenciamento de estratégias e acesso a redes sociais para a comunicação direta com os clientes são usados diariamente para agregar aos objetivos da empresa.

Assim, a necessidade de comunicação direta entre os colaboradores é de suma importância, pois os objetivos precisam estar alinhados e o contato precisa ser acessível. É neste momento que a gestão de pessoas passa a ser fundamental para equilibrar as expectativas, manter o alto astral de todos e sempre reforçar o propósito da organização.

Além disso, não podemos esquecer que estas ferramentas são essenciais para uma reunião de feedback e tentar manter o “olho-no-olho” enquanto discutem pontos de melhorias.

O que são salas virtuais?

Salas virtuais são páginas oferecidas por sites de cunho social ou aplicativos, onde o usuário pode inscrever-se utilizando e-mail e senha e adicionar pessoas para um bate papo. Nessa modalidade, existe a opção de conversas feitas por vídeo, áudio e escrita.

Em videoconferência, todos os colaboradores com acesso à webcam podem optar por um assunto e debatê-lo por vídeo, conversando entre si e determinado um objetivo a ser cumprido.

Por isso, salas virtuais são de extrema importância para o contato direto com os colaboradores de uma organização. O empreendedor precisa passar informações sem ruídos e com agilidade para os empregados, buscando soluções para problemas internos, como tarefas desreguladas, diminuição de demandas e avaliando a forma em que a empresa se adapta na modalidade home office.

Ferramentas mais utilizadas para relacionamento entre colaboradores

Dentre as várias ferramentas disponíveis na internet, listamos as mais famosas e gratuitas do mercado. Veja a seguir:

1. Hangout

Plataforma unificada ao Google, o Hangout permite que você entre com sua conta já cadastrada no seu navegador a uma sala virtual para troca de mensagens.

Além de possuir um número limitado de pessoas para acesso, é também encontrado nas versões mobile, seja para Android e Iphone.

2. Zoom

Ótima para reuniões, o site oferece o Zoom Meetings, opção exclusiva para empresas. Na prática, o administrador da reunião pode criar uma sala e enviar o convite via link para qualquer pessoa, mesmo que não tenha conta no serviço. Existe a possibilidade de acessar a sala pelo desktop ou pelo celular.

3. WhatsApp Vídeo

Entre os aplicativos mais utilizados atualmente, o WhatsApp possui a opção de chamada de vídeo para um número de até 4 pessoas. A chamada só é encerrada quando restar apenas uma pessoa no chat.

4. Instagram

Depois de uma atualização feita em 2018, o serviço de chamada de vídeo no Instagram tem sido bastante utilizado por pequenas redes de grupos. Por ainda possuir chamadas limitadas a quatro pessoas, é possível acessar documentos e mostrar de forma simultânea aos participantes do grupo.

Quer saber como manter um relacionamento direto com os colaboradores de sua empresa em home office durante a pandemia? Visite nossa página e cadastre-se GRATUITAMENTE no HUB de Benefícios que mais cresce.