O processo de fidelizar e motivar colaboradores não é coisa fácil. Também não existe uma receita de bolo exata, mas há diversas etapas que podem ajudar e facilitar todo o processo para estreitar a organização ao colaborador.

O maior ativo de uma empresa é o seu capital humano. Essa percepção nunca esteve tão em voga. Não à toa, um dos principais desafios da gestão de pessoas é exatamente criar um elo significativo entre os colaboradores e a estratégia da empresa. Afinal, antes de qualquer coisa, uma organização precisa de pessoas para que metas e objetivos sejam alcançados.

É aí que entra aquela velha máxima: funcionários felizes são mais produtivos. Um estudo da Universidade da Califórnia aponta que uma equipe motivada estimula um aumento médio de 37% nas vendas. Mas, afinal, como ter sucesso na hora de fidelizar e motivar colaboradores?

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa gastar rios de dinheiro para ter uma equipe engajada. Atitudes simples trarão felicidade e leveza no ambiente de trabalho. Descubra como:

Atenção ao clima organizacional

Há quem diga que hoje passamos mais tempo no trabalho do que em nossas próprias casas. Agora imagine passar tanto tempo em um ambiente desagradável, com estresse e desavenças. Não seria uma boa experiência, certo?

Por isso, certifique-se de que você oferece condições favoráveis para que o colaborador potencialize o seu desempenho. Faça pesquisas de clima organizacional, identifique os pontos de melhoria e transforme a qualidade do ambiente da empresa.

Estimule a liberdade criativa

Inovação e criatividade são fundamentais para qualquer empresa. E isso também se estende a sua equipe de trabalho. Estimule a liberdade criativa de seus colaboradores.

Como eles estão envolvidos diretamente com a sua operação, muitas vezes existe uma abundância de ideias para transformar o negócio, mas que é podada pelos líderes por falta de atenção.

Além disso, quem não gosta de se sentir importante, não é mesmo? Quando o colaborador entende que a empresa confia no seu talento ao ponto de lhe dar autonomia e protagonismo, os frutos são colhidos.

Reconheça o cumprimento de metas e objetivos

Propor desafios é sempre uma maneira eficaz de manter uma equipe engajada. No entanto, de nada vale se não houver o devido reconhecimento pelas metas e objetivos alcançados.

E olha que nem estamos falando necessariamente de uma recompensa financeira – ainda que, claro, ela seja sempre bem-vinda -, mas sim o reconhecimento de valorizar o trabalho e esforço do time.

O incentivo ao cumprimento de metas é essencial para a retenção de trabalho. Você pode estabelecer prêmios e recompensas aos setores que tiverem um bom desempenho. Por exemplo, ao time comercial se atingir o número de vendas acordado.

Benefícios corporativos

Fuja da caixinha! Você pode oferecer aos seus funcionários a possibilidade de ganhar descontos exclusivos em restaurantes, academia, farmácias e outros produtos/serviços, através de clube de benefícios, estimulando a qualidade de vida do colaborador e, consequentemente, o seu desempenho.

Invista na experiência do colaborador

Para saber como melhorar a experiência do colaborador, invista tempo em conhecer os membros do seu time e ofereça um ambiente em que cada um se sinta valorizado e estimulado a crescer.

Além de colocar todas essas dicas em prática, saiba que a HABAUT tem a melhor solução de engajamento para os seus colaboradores. Acompanhe o clima organizacional, incentive o cumprimento de metas através do Clube de Benefícios e muito mais.

Quer descobrir como? Acesse nosso site e experimente nossa plataforma gratuitamente.