Para ter sucesso é fundamental que uma empresa esteja bem alinhada estrategicamente. E, para isso, a comunicação interna é chave fundamental. Saiba por que você deve se preocupar com isso e o que fazer para ter uma comunicação efetiva dentro da empresa.

Qual é o diferencial de ter uma boa comunicação interna?

Os colaboradores de uma empresa são fundamentais para que ela funcione adequadamente. Por isso, é importante sempre ter um olhar voltado para eles. Quem investe na comunicação interna tem funcionários mais satisfeitos, que se preocupam com a empresa. Isso significa que terão mais prazer no trabalho e, consequentemente, auxiliarão para que a empresa cresça.

Uma empresa que valoriza o que seus colaboradores têm a dizer, está no caminho certo. Isso porque não é apenas o dono ou gerente que ditam as regras. Os trabalhadores que lidam com os negócios no dia a dia também têm muito a contribuir.

A comunicação pode também ser útil para melhorar o relacionamento entre funcionários – ou ainda melhorar o diálogo entre setores que nem sempre se entendem. Outra utilização importante é quando os funcionários parecem desmotivados ou não se identificam totalmente com a empresa. Para tudo isso, a comunicação interna é o caminho mais eficaz de alinhar toda a equipe.

Levando em conta tudo o que é possível ser realizado, podemos dizer que a comunicação interna:

  • Torna a empresa mais organizada estrategicamente;
  • Faz com que os funcionários se sintam mais valorizados e motivados;
  • Faz com que todos os colaboradores estejam alinhados entre si, o que melhora o clima dentro da organização;
  • Divulga melhor as metas, valores e princípios da companhia;
  • Melhora o andamento de todos os setores por meio de um diálogo maior entre eles;
  • Aumenta os lucros da empresa por conta de uma melhor organização, engajamento e produtividade.

Como é possível melhorar a comunicação interna da empresa?

Para ter uma comunicação interna efetiva, o primeiro passo é um bom planejamento. Quais são as práticas que a empresa pretende adotar e com quais objetivos? Geralmente o planejamento inclui como os funcionários poderão ser ouvidos e em que medida seus anseios serão atendidos.

Existem ideias simples que podem ser interessantes, como a criação de um canal de comunicação, como jornal ou blog ou uma rede social interna. Outra ideia é criar um espaço no qual os colaboradores possam falar sobre seus anseios, expectativas e dificuldades. Isso pode ser feito tanto pelo RH, quanto por profissionais especializados neste tipo de ação.

Com o tempo, as medidas tendem a surtir resultados visíveis na organização.

A comunicação interna deve fazer parte de qualquer empresa que tem objetivo de crescer. Porém, nem sempre há tempo e conhecimento para que isso seja colocado em prática. Neste caso, o ideal é procurar por serviços especializados em comunicação para que um planejamento bem elaborado seja realizado.

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