Ter uma equipe engajada, motivada e produtiva é o sonho de qualquer empresa. Para que isto se torne uma realidade para a sua empresa, é necessário um excelente time de Recursos Humanos e que possa disseminar, analisar e estruturar a cultura e clima organizacional.

Outra interessante alternativa pode ser possuir uma plataforma capaz de mapear o perfil comportamental de seus colaboradores extraindo a melhor versão do seu negócio.

Cultura Organizacional marcante

O maior segredo em ter uma equipe engajada, geralmente, está na criação de uma cultura organizacional forte e marcante, ou ainda com um ambiente descontraído da empresa, ajuda a tonificar a marca às equipes internas. São nesses ambientes que, normalmente, colocaremos algumas frases de impacto da empresa, visão para onde chegar, evolução cronológica da empresa etc.

Normalmente, uma vez que você estabelece uma cultura agradável e que ao mesmo tempo haja uma forte cobrança de “entrega”, começa-se uma segunda fase para:

  • criar processos seletivos meticulosos, com a intenção de criar uma base de colaboradores inovadora;
  • gerir um fluxo de treinamentos para os valores da corporação, missão e idealizar a transparência no relacionamento RH x funcionários;
  • rotineiramente, coletar e analisar dados para entender e aumentar a performance dos funcionários;
  • reconhecimento da contribuição dos colaboradores aos mais efetivos;

Não esqueça que um ambiente agradável é a base principal para estabelecer uma cultura relevante. Não necessariamente o ambiente neste caso é físico, mas sim na relação entre todos os funcionários, independentemente do cargo que ocupam. E claro, com o propósito comum de onde caminhar para o mesmo objetivo da empresa.

Clima Organizacional: visibilidade da satisfação

Clima Organizacional é o indicador que vem ganhando mais visibilidade nas empresas por medir a satisfação significativa dos colaboradores de uma empresa.

Cada empresa tem um clima diferente e uma singularidade cultural marcante. A análise de clima organizacional visa identificar se a implantação de políticas de RH, modelo de liderança, comunicação interna, valorização profissional e formas de crescimento, estão de acordo com o esperado.

Manter um clima organizacional não é uma tarefa tão simples, pois se trata de algo subjetivo. Por isso, a HABAUT tem ferramentas como pesquisas de clima organizacional que são aplicadas para levantar e identificar as principais características que definem essa atmosfera.

Porque envolver análise comportamental?

Muitos se preocupam em realizar análise comportamental durante o processo seletivo antes de contratar um novo talento para sua empresa com base em uma análise comportamental. Isso é ótimo! No entanto, analisar os colaboradores já contratados e adequá-los corretamente a sua função, sob o ponto de vista de melhor aproveitamento ideológico, é a decisão mais estratégica a ser tomada.

Primeiramente, analisar o perfil comportamental dos colaboradores é um procedimento que implica em técnicas distintas do RH competente, tais como exames teóricos, dinâmicas de grupo, simulações, exercícios etc. Não adianta apenas disseminar a cultura e clima organizacional com base em profissionais que não se adequam corretamente ao cargo ocupado ou propósito da organização.

A razão da existência de tantas formas de selecionar colaboradores que tenham mais a ver com a cultura organizacional é facilitar ao RH o mapeamento do perfil dos candidatos. Neste mapeamento é possível levantar dados que definam a melhor equipe para a empresa, como por exemplo: mentalidade, preferências, motivações e limites de cada candidato.

O que é Habaut?

Se todos esses complicados procedimentos puderem ser encontrados e simplificados em uma só ferramenta, haverá grande otimização de tempo e investimentos para o gestor de um negócio, e é por isso que o Habaut vem ajudando inúmeras empresas a criar e divulgar uma cultura organizacional mais sólida e mais eficaz.

Ao contrário do que alguns possam pensar, o Habaut não é uma ferramenta que irá apenas rotular seu colaborador. Temos ferramentas irá ajudar as empresas a se aproximarem de seu time, entendendo suas necessidades e dificuldades, avigorando a cultura e clima organizacional para gerar um maior impacto cultural nas áreas das empresas.

Uma vez mapeado o comportamento individual, é hora de analisar o engajamento do colaboradores para com a empresa, cultura e liderança. Além claro, de aprimorar o elo de comunicação interna.

Tudo isso, sob uma plataforma prática e gamificada para melhorar a experiência, com todo o arsenal de análise preditiva e cognitiva para identificar diversas preferências de acordo com o cargo disponível e como extrair as principais características pessoais de cada profissional, TODOS os colaboradores tem acesso a um Clube de Benefícios colaborativo e gratuito.

Vantagens de usar o Habaut

A Habaut surgiu com um grande propósito:

TRANSFORMAR O RH DEPARTAMENTAL EM RH ESTRATÉGICO

Nosso DNA é estratégico. Somos a primeira plataforma gamificada com inteligência preditiva e cognitiva, com capacidade de mapear o perfil comportamental dos colaboradores, traçar níveis de engajamento, melhorar a comunicação e contribuir diretamente para um clima organizacional mais favorável sabendo que todo corpo técnico da empresa realmente veste a camisa!

No entanto, como sabemos que para todo esforço deve haver uma recompensa, ainda possuímos um vasto plano de incentivos para o cumprimento de metas. São descontos em bares, restaurantes, hotéis, passagens aéreas, academias, pet shops e outros benefícios que vão incentivar a sua equipe a dar o melhor de si e da melhor forma possível.

Manter o humor e a motivação dos colaboradores em alta é uma missão complicada para todas as empresas, afinal de contas, somos humanos e sempre estamos em busca de algo. Por isso, Habaut dá esse apoio para que se consiga compreender melhor as necessidades dos funcionários em harmonizar seus anseios pessoais com a vontade de prosperar na carreira que a sua empresa dispõe.

Além de todas as vantagens de possuir uma ferramenta poderosa para alavancar sua empresa, a Habaut possui duas ferramentas que ajudam a obter um excelente feedback de seus colaboradores.

Acesse nosso site e teste gratuitamente a nossa plataforma.