É muito comum confundirem Cultura Organizacional e Clima Organizacional, mas são coisas diferentes. A Cultura Organizacional está conectada com o conjunto de normas de uma instituição, bem como seus valores e comportamentos diante do social.

Enquanto a cultura pode ser vista como a identidade, os valores e como a empresa se coloca no mercado. Quais são seus ideais, se está envolvida em causas, a maior missão, ideologias, etc.

Cultura vs Clima Organizacional, saiba a diferença

Já o Clima Organizacional, é definido como sendo a visão e o nível de satisfação dos colaboradores com a companhia. A impressão que um funcionário tem da empresa é o que demonstra qual é o Clima Organizacional, como se sente, o que almeja, se vê a empresa com visão positiva, ou se há questões que podem ser melhoradas.

Tudo isso pode ser identificado quando é feita a pesquisa de Clima Organizacional, em que todas as impressões serão coletadas por meio de questionários.

Vale lembrar que a Cultura e o Clima Organizacional são dois pontos primordiais e que estão muito conectados com a capacidade de produção de uma equipe, assim como todo o comportamento que envolve desde o índice de faltas e atrasos, assim como o tempo de permanência dos colaboradores na empresa.

Por exemplo, se uma empresa tem um alto índice de entrada e saída de trabalhadores em prazos curtos, significa que é preciso rever imediatamente o que está acontecendo de desagradável que faz os talentos irem embora.

A Habaut é um HUB de serviços cujo propósito é transformar o seu RH em uma área mais estratégica, através de uma gestão de pessoas movida a dados. Experimente gratuitamente clicando aqui.

Escreva um comentário