engajamento do colaborador é um dos principais ingredientes para o sucesso da empresa. Afinal, se o profissional “compra a briga” da empresa, sua produtividade e motivação são muito mais altas. Isso tem efeitos positivos por todo o negócio. Porém, esse engajamento nem sempre é fácil de alcançar e medir. Existem muitas ações que a empresa faz que podem aliená-lo, o que pode ter o efeito oposto.

Então, se você quer que o seu negócio seja o maior sucesso possível, confira a importância do engajamento do colaborador e como dar os primeiros passos para alcançá-lo!

A importância do engajamento do colaborador

Um colaborador engajado traz diversos efeitos positivos para o ambiente de trabalho. Ele é mais motivado, mais produtivo, mais disposto a realizar suas tarefas e, até mesmo, otimista.

Primeiramente, existe a questão da motivação. Normalmente, ela é reflexo de duas características: ele entende o quanto sua tarefa é importante para a empresa e a faz com prazer, por ser algo divertido ou desafiador.

Neste ponto, é importante entender o que motiva o colaborador, de modo que ele se sinta engajado. Por exemplo, se ele é movido por desafio, dar uma tarefa que seja simples e entediante não irá contribuir para seu engajamento.

Por outro lado, quando o colaborador está engajado, por qualquer motivo, ele tende a se desgastar menos no trabalho, tanto física, quanto emocionalmente. É claro que isso tem um grande impacto na produtividade.

clima organizacional é o outro grande vencedor do engajamento do colaborador. Um profissional destes se torna praticamente um embaixador da marca. As empresas, e seus departamentos de marketing, sabem a importância de ter uma parcela do público que é defensora da marca.

Analogamente, o RH sabe o peso de ter defensores internos da marca. Isso se reflete também do ponto de vista externo. Com o LinkedIn, por exemplo, um colaborador nunca teve tanto espaço para expor o que pensa sobre o ambiente de trabalho. Se esta imagem for positiva, ele pode ser uma forma de atrair novos talentos e melhorar a percepção da marca.

Como conseguir o engajamento do colaborador?

Por conta de todos estes benefícios, conseguir o engajamento dos colaboradores é um dos maiores objetivos do RH, se não for o maior. Porém, é um grande desafio consegui-lo.

É preciso que o setor combine planejamento e estratégia, com o apoio da liderança e uma boa comunicação entre qualquer colaborador e este setor.

Atualmente, os departamentos de RH têm diversas ferramentas para ajudar a conversar e conhecer seu colaborador. A tecnologia permite analisar certos dados sobre ele, além de liberar o tempo do profissional com atividades burocráticas para que ele possa pensar em soluções inovadoras para a empresa.

Portanto, se você quiser encontrar formas de alcançar o engajamento do seu colaborador, existem diversas estratégias que podem ser empregadas. O feedback, por exemplo, é um das mais básicas. Porém, aplicar este método constantemente e não promover mudanças tem o efeito contrário, e ainda pior, de alienar o colaborador.

Outro ponto importante é motivá-lo através de premiações. Esse método pode ser usado inclusive para motivar a alcançar a meta, ou tarefa executada com excelência, ou nível de satisfação de atendimento em SAC etc.

Se quiser ter sucesso no engajamento do colaborador, criar incentivos personalizados e aproveitar os benefícios deste resultado para sua empresa, confira o nosso site e descubra tudo sobre as novidades e estratégias para empregar no seu RH!