Não é de hoje que as empresas buscam por estratégias ou soluções capazes de fazê-las se tornarem mais competitivas no mercado, alcançando assim seus objetivos ou propósito com eficiência e produtividade.

Ao longo da história da administração (clássica, científica etc.) já surgiram diversas ferramentas, como é o caso, por exemplo, da Análise SWOT, mais conhecido como FOFA, para fazer as organizações analisarem melhor sua realidade e, com base nisso, adotassem medidas estratégicas de crescimento.

Além desta, podemos destacar a gestão por competências, que é vista não apenas como uma ferramenta de gestão, mas como uma solução que valoriza o capital intelectual da empresa, utilizando-o estrategicamente para torna-se mais competitiva, eficiente e produtiva.

Gostaria de conhecer melhor a gestão por competências? Continue a leitura.

O que é gestão por competências?

Antes de definirmos o que é gestão por competências, vale, primeiro, conceituar o que é competência. Na ótica da administração, competências são nada menos que um conjunto de elementos que fazem um profissional estar em condições ideais para exercer determinada função ou atribuição, de maneira a fazer uma empresa ter vantagem competitiva.

Basicamente, a competência se estrutura em três elementos, a saber:

1. Conhecimento (técnico)

O conhecimento é um elemento que remete ao conjunto de saberes teóricos que um profissional possui. É um conhecimento advindo tanto de sua educação formal como não formal, por exemplo, graduação, especialização etc.

2. Habilidade (técnica)

A habilidade, por sua vez, é um elemento que tem relação com a capacidade de colocar o conhecimento adquirido em prática, ou seja, no âmbito das funções de uma empresa.

A habilidade tem, assim, relação com o campo prático, com a capacidade de um profissional utilizar seus conhecimentos para desenvolver suas competências no âmbito de uma empresa.

3. Atitude (comportamento)

A atitude se trata do conjunto de comportamentos que cada profissional possui. É um elemento que se associa com as emoções, valores e sentimentos de cada profissional.

Agora que tem uma melhor noção a respeito do que é competência, fica mais fácil saber o que é gestão por competências no âmbito de uma empresa.

Então, a gestão por competências é uma área de gestão de pessoas que tem como principal objetivo gerenciar e desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores de uma organização, de maneira a fazer cada um dê o seu melhor e faça assim com que a organização se desenvolva e alcance seus objetivos.

Gestão por competências

Nesse contexto, cabe destacar que nem sempre quando um profissional é contratado por uma empresa ele possui tais elementos desenvolvidos. Ele chega, muitas vezes, com determinadas deficiências que são sanadas à medida que entra em contato com a área de gestão de conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores.

Uma organização que tem a gestão por competências como um modelo de gestão entende que é por meio das competências técnicas e comportamentos de um colaborador que ela consegue alcançar com eficiência e produtividade seus objetivos. É, assim, uma ferramenta que valoriza a capacitação dos colaboradores.

Benefícios da gestão por competências

A gestão por competências é uma ferramenta de gestão de RH que garante diversos benefícios para uma empresa. Com o objetivo de clarear sua mente quanto a esses benefícios, a seguir, apresentamos os principais. Observe:

Torna o ambiente institucional mais colaborativo

Por se tratar de uma ferramenta que valoriza o capital intelectual de cada colaborador, pode-se dizer que a gestão por competências torna o ambiente institucional mais colaborativo, pois permite que os colaboradores troquem conhecimentos com o objetivo de resolver situações no cotidiano de uma empresa.

Apresenta-se como uma solução de incentivo profissional

A gestão por competência também se apresenta como uma espécie de incentivo profissional, pois, de uma maneira geral, garante que cada profissional cresça, adquirindo as competências técnicas e comportamentais necessárias para isso.

Quando o profissional sente que seu conhecimento é valorizado pela empresa, ele tende a dar o seu melhor, fazendo-a assim alcançar seus objetivos de maneira mais ágil.

Garante a valorização dos colaboradores

Existem diversas maneiras de valorizar os colaboradores, e uma delas é, sem dúvida alguma, apostar em seu crescimento comportamental. Por isso, podemos também dizer que a gestão por competências garante a valorização dos colaboradores, aumentando assim a satisfação destes.

Aumenta a produtividade da empresa

Por fim, a gestão por competência aumenta a produtividade da empresa, uma vez que ela se vale de uma estratégia fundamental para garantir que seu capital intelectual seja utilizado em prol do alcance desse objetivo, que é a gestão dos talentos.

Como implementar a gestão por competências em sua empresa?

Para implementar a gestão por competência em sua empresa, é essencial considerar, basicamente, três passos. Conheça cada um deles:

1. Mapeamento das competências

Em primeiro lugar, é fundamental mapear as competências dos seus colaboradores, para que desse modo conheça o perfil técnico e comportamental de cada um. Tendo essa informação em mãos, fica mais fácil criar um planejamento para desenvolver as competências.

2. Desenvolvimento das competências

No segundo momento, após tomar conhecimento a respeito das competências dos seus colaboradores, é hora de colocar em prática o planejamento de desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais.

Nesse momento, vale a pena pensar em cursos ou qualificações que tenham relação direta com a competência que busca atingir em cada colaborador de sua empresa, qualquer que seja ela.

3. Avaliação das competências

Por fim, avalie as competências desenvolvidas em cada colaborador. Para isso, você pode adotar outras ferramentas de gestão, como o feedback.

Observe que se trata, de certo modo, de uma ferramenta que precisa ser retroalimentada, ou seja, a gestão por competências não acaba na fase da avaliação, mas continua, pois o colaborador, mesmo passando pela fase de desenvolvimento das competências, pode apresentar demandas mal resolvidas.

Agora que conhece a importância da gestão por competências para o sucesso de uma empresa, que tal adotá-la? Saiba que contamos com uma plataforma que pode otimizar a gestão por competências em sua empresa, pois ela é capaz de mapear o perfil comportamental do seu colaborador, facilitando seu processo de gestão.

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