Independentemente do porte, gerenciar uma empresa não é uma das coisas mais fáceis do mundo. O sonho de ser dono do próprio negócio e adquirir autonomia sobre a área profissional pode se tornar um pesadelo se o indivíduo não tiver se preparado com estudos e extraído o máximo possível das técnicas de experiências vivenciadas em sua carreira profissional para compartilhar seu propósito e papel de um líder na organização.

Deixando de lado a ideia de que ser um bom líder é um dom natural, restringido a determinadas pessoas, desenvolver as características que possibilitam o seu amadurecimento é um passo importante não só para a vida profissional, mas também para a saúde de qualquer negócio, principalmente para os seus colaboradores.

Características de um líder na organização

Quando se observa o tanto de atributos que alguém considerado um bom líder ostenta, muitos se desanimam de começar a jornada de aperfeiçoamento. Certamente, ninguém é perfeito, muito menos um bom líder, portanto, exigir demais de si próprio pode ser um entrave para a evolução.

Há características que devem ser postas à mesa e são insubstituíveis para chegarmos a esse objetivo. A primeira delas é crucial: um líder busca formar maiorias e fazer discípulos, e não agir de maneira autocrática, exercendo todo o poder e autoridade que lhe foi conferida.

Se um bom líder preza pelo consenso, também sabe da importância de focar em objetivos de médio e longo prazo.

Naturalmente, o ser humano tem dificuldade de se concentrar em projetos que não podem ter os seus resultados apurados de imediato, sendo assim, o que diferencia da maioria daqueles que têm características de liderança é justamente o fato de saber enxergar o futuro administrando o presente. É preciso, literalmente, saber aonde quer chegar e lutar com todas as forças para fazer acontecer.

Outros importantes requisitos fundamentais a destacar é a comunicação. Não é possível construir planejamentos se não se sabe dizer quando, como e aonde quer chegar. Não é à toa que os maiores CEOs do mundo são formados por pessoas com um bom vocabulário e visivelmente bem articuladas.

O propósito do líder na organização

Propósito… essa palavra, tão discutida atualmente em diversos cenários e em diferentes momentos da vida não está nos holofotes à toa. Afinal, os fundadores ou líderes de uma empresa construíram o seu propósito com entendimento aonde se quer chegar e o que é preciso fazer para chegar lá.

Hoje, independente de função e posição, as pessoas precisam ser engajadas e acreditar em algo muito maior para dar o seu melhor. Portanto, a liderança coerciva, em que manda quem pode e obedece quem tem juízo não funciona mais há muito tempo.

A maioria dos grandes líderes da história não tinham por si apenas funcionários, mas sim seguidores. Eles inspiravam seus seguidores muito mais do que mandavam, eles se conectavam aos seus liderados por meio de um propósito. E por que com você seria diferente?

No entanto, também não pode se fechar os olhos. Em alguns circunstâncias é preciso “chefiar” ao invés de liderar para manter uma empresa nos trilhos. Essa situação precisa ser algo pontual. Se virar rotina, é melhor parar para refletir, há algo de errado!

Acima de tudo, liderados anseiam por líderes focados em objetivos, lideres dedicados, empolgados, que dão oportunidades, que compartilham seus sonhos, que se alegram e choram juntos, que passam a segurança para eles se tornarem quem precisam se tornar para ter os resultados que desejam em sua vida pessoal e profissional.

Importância do papel da liderança

O papel de um bom líder em qualquer negócio transcende as funções de gestor e impacta diretamente na empresa como um todo. Quando colaboradores percebem o desenvolvimento de tais características, o espelhamento na chefia é quase automático, garantindo maior produtividade e comprometimento com os objetivos e ideais da organização.

Visto que a garantia de serviço de qualidade ofertada por uma boa gestão exprime em reconhecimento da empresa e da própria equipe no mercado. Quem “constrói” a empresa são as equipes sob um propósito principal.

Liderar é um ato que por si só gera novos líderes, portanto, quando executado, tem-se o levantamento de novos gestores, comprometidos com a qualidade da empresa e, principalmente, com o bem estar das pessoas, funcionando quase que em um efeito cascata.

Sendo assim, há uma transformação do próprio ambiente de trabalho que, devido à união de forças, transforma-se em um local mais amigável e harmonioso para todos os que ali trabalham.

O respeito a posicionamentos diferentes passa a entrar no vocabulário de todos dentro da organização, uma vez que só o líder que desempenha seu papel com maestria é capaz de evocar tal sentimento de forma natural, sem parecer imposição.

É inegável os benefícios que existem no investimento de líderes e no esforço pelo aprimoramento profissional. A sociedade também ganha nesse processo, a partir do momento em que toda a capacitação profissional, inevitavelmente, transpõe os muros da empresa.

Identificar, acompanhar e promover bons líderes está em uma transcendente da Habaut. Afinal, estimular esse perfil é algo insubstituível em qualquer organização, independente do porte e tamanho.

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