Começar um emprego novo pode ser desafiador. Porém, se a empresa investir na implementação dos processos de onboarding, essa transição pode ser mais agradável.

Estudos da Gallup mostram que apenas 12% dos funcionários estão satisfeitos com o onboarding.Veja a seguir!

O que é Onboarding do RH?

Onboarding é o processo de integração dos recém-contratados a empresa. Em inglês, esse termo significa “embarcando”, o que traduz bem o objetivo do Onboarding: fazer o novo funcionário se sentir “em casa”.

Em resumo, esse procedimento consiste em apresentar aos recém-contratados a instituição, os outros colaboradores, a cultura da empresa e os seus processos. O diferencial do onboarding em relação às integrações convencionais é o encantamento. Desde o treinamento até a supervisão, a intenção é causar uma boa impressão para engajar o novo funcionário.

O que é Onboarding do RH?

Naturalmente, a implementação do onboarding é responsabilidade do RH. Afinal, esse é o setor que seleciona os profissionais e que conhece as necessidades e o fluxo de trabalho de cada cargo e setor. Porém, todos na empresa têm um papel importante em facilitar a absorção do recém-contratado.

Benefícios do onboarding do RH

Quando bem feito, o onboarding do RH pode trazer muitos benefícios para a empresa e para os novos colaboradores. Os principais são:

  • Colaboradores mais bem preparados e motivados;
  • Integração rápida com a equipe;
  • Alinhamento com os objetivos da empresa;
  • Retenção de talentos.

Confira os detalhes a seguir.

Colaboradores mais bem preparados e motivados

Por meio do onboarding, as empresas oferecem treinamento e capacitação aos seus colaboradores, garantindo que o novo funcionário esteja preparado para desempenhar o seu cargo de forma assertiva.

Sem dúvida, isso é de grande ajuda para amenizar a apreensão inicial e garantir bons resultados futuros. Além disso, um Onboarding bem estruturado ajuda os recém-contratados a iniciarem os trabalhos motivados, principalmente quando a instituição reforça a sua identidade cultural.

Integração rápida com a equipe

A principal vantagem do processo de onboarding é a rapidez com que o novo funcionário se adapta à nova empresa. Para isso, toda equipe precisa estar preparada para receber o recém-contratado muito bem, ele precisa se sentir bem recebido e se encaixa com mais facilidade as rotinas da organização.

Alinhamento com os objetivos da empresa

O onboarding não é apenas um processo de boas-vindas. Ele é o momento ideal para a apresentação do funcionamento geral da instituição, sua visão, missão e valores, além de alinhar as funções e metas do novo funcionário.

Assim, ao iniciar suas atividades, há maiores chances de o colaborador se engajar e contribuir amplamente para os bons resultados da empresa.

Retenção de talentos

Segundo o estudo da Abeerteen Group, 86% dos recém-contratados decidem se vão permanecer na empresa ou não durante os primeiros seis meses. Então, considerando que o onboarding pode durar de um a três meses, podemos dizer que ele impacta diretamente na retenção de talentos.

De fato, quando o colaborador está familiarizado com a cultura, as metas e os processos da empresa, é menos provável que ele a deixe. Em resultado, a empresa economizará recursos e agregará valor a instituição.

Como implementar onboarding?

Em primeiro lugar, para implementar os processos de onboarding de maneira eficiente, é preciso definir o objetivo do projeto. Esse propósito pode ser focado em um dos objetivos acima. Assim, será mais fácil planejar a implementação.

Os processos de onboarding podem ser baseados nos 4Cs (conformidade, clarificação, cultura e conexão). De forma geral, essas etapas podem ser usadas como base para criar um cronograma de implementação eficaz.

Como implementar onboarding?

Em resumo, os 4Cs consistem em:

  • Conformidade: ensino dos processos, regras, código de ética e outras políticas da empresa.
  • Clarificação: explicação e alinhamento a respeito da função e as expectativas entre empresa e colaborador.
  • Cultura: apresentação da cultura da empresa e clima organizacional, bem como as normas de conduta.
  • Conexão: apresentar a equipe e ajudá-lo a ampliar suas relações interpessoais.

No entanto, a implementação do onboarding não depende apenas do RH, é importante que o planejamento e o cronograma de atividades sejam documentados e compartilhados com os gestores.

Por fim, é imprescindível que o recém-contratado seja acompanhado por um mentor para garantir o sucesso da metodologia e fazer ajustes necessários.

Onboarding para funcionário em Home Office

Com a chegada da pandemia de COVID-19, grande parte das empresas foram obrigadas a se adaptar ao Home Office. Assim, com o distanciamento físico do novo colaborador, o onboarding se tornou ainda mais necessário.

Embora não seja possível fazer um tour pela empresa ou reunir os funcionários para fazer uma recepção presencialmente, os processos de onboarding podem ser feitos de forma 100% digital.

Onboarding para funcionário em Home Office

Por exemplo, é possível fazer o uso de plataformas para integrar os dados do colaborador, dar treinamento online e apresentar o recém-contratado a equipe. Além disso, considere enviar os materiais necessários para que o funcionário possa trabalhar bem, tais como cadeira, mesa, computador e materiais de escritório.

Para fazer o acompanhamento do novo funcionário, aposte em sistemas de comunicação eficientes, como os chats e a intranet colaborativa. Na verdade, essas ferramentas podem ser usadas mesmo que o colaborador não esteja em Home Office.

Siga o exemplo da Google, uma das melhores empresas para se trabalhar

Nos últimos anos, a Google tem se destacado com uma das melhores empresas para se trabalhar. Em grande parte, essa reputação foi conquistada por causa do seu processo de onboarding, chamado Just In Time.

De forma resumida, o gerente recebe um alerta 24 horas antes da chegada do novo colaborador. Nesse e-mail, há uma lista objetiva com tarefas que devem ser realizadas para que a integração seja bem-sucedida.

Segundo o estudo feito pela Google, apenas com essa mudança, a instituição melhorou os seus resultados de onboarding em 25%. Bem como, ao dar prioridade aos relacionamentos e a diversão no trabalho, a empresa aumentou o nível de satisfação dos funcionários em 37%.

Por outro lado, a Google também faz um grande investimento na capacitação e desenvolvimento dos seus novos colaboradores, bem como na apresentação da cultura da empresa. Assim, os recém-contratados se sentem mais confiantes, capacitados e motivados a dar o seu melhor.

Com certeza, seguir o exemplo da Google na implementação do onboarding será vantajoso para a instituição e para os funcionários.

Simples ações deixarão um onboarding incrível

De acordo com o relatório da “Society of Human Resources Management“, a fase de contratação gera um custo de US$ 4,425.00. O tempo médio da seleção é de 36 dias.

Então, a valorização e capacitação nos primeiros 60 dias são super importantes. Veja algumas das principais ações que toda empresa deveria seguir:

  1. Planeje a jornada do onboarding;
  2. Nomeie um responsável do RH para acompanha-lo nos primeiros dias;
  3. Garanta uma recepção memorável com um kit de boas-vindas criativo;
  4. Encante na apresentação da empresa e explicação do propósito;
  5. Deixe tudo pronto no primeiro dia (computador, logins, etc);

E o ponto mais importante nessa fase:

  1. Não economize no feedback

Faça a diferença você também

Gostou deste artigo? Fale com um dos nossos especialistas e saiba como melhorar o processo de gestão de pessoas na sua empresa.