Enquanto o salário ainda é uma forma de motivar e manter os colaboradores satisfeitos, por si só, ele não é mais o suficiente. É por este motivo que muitas empresas apostam em plano de benefícios para reduzir o turnover e reter talentos. Porém, mesmo estes conceitos vêm evoluindo, para atender ainda melhor as demandas dos colaboradores.

A estratégia básica é a mesma. Ou seja, é elaborado um conjunto de benefícios extras, além do salário. Porém, a forma como este objetivo é alcançado vem mudando. Então, confira o post e entenda como pensar e elaborar de maneira ideal um plano de benefícios para reduzir o turnover e reter talentos.

Qual é a relação entre plano de benefícios e turnover?

Para os colaboradores, os benefícios cada vez mais se tornam prioridade. Ou seja, estes são um dos principais motivos pelos quais os colaboradores ficam em uma empresa. Porém, certos benefícios praticamente não são considerados como tal. Por exemplo, o vale transporte, o vale refeição, são tão básicos que praticamente se tornam obrigação das empresas.

Os planos de benefícios mais modernos são adaptados às necessidades do colaborador, sendo construídos de acordo com o que é valioso para ele. Esta entrega de valor é crucial para aumentar o seu engajamento e produtividade na empresa, e diminuir o turnover.

Conheça o plano de benefícios da Habaut

Agora que já ficou claro como é importante contar com um plano de benefícios, entenda como funciona o clube de benefícios da Habaut. Esta é uma evolução do conceito, que traz ainda mais valor para os colaboradores.

Existem duas formas que a plataforma traz benefícios. O primeiro é mais direto. Ou seja, o funcionário adquire produtos ou experiências dentro da plataforma, com grandes descontos. Todas as recompensas são construídas de acordo com aquilo que é mais importante para ele, como restaurantes e bares, cuidados com os pets, academias, compras em grandes e-commerces do Brasil, viagens e hotéis, e diversos outros.

A partir de todas estas ofertas, o colaborador pode fazer parte da construção do seu próprio plano de benefícios, de acordo com o que é mais importante para ele.

Por exemplo, se ele tem pet, pode economizar bastante com ração, o que é um grande benefício. Por outro lado, se ele não tem um plano para uso da necessidade de momento ou deliciar de novas experiências, o benefício é praticamente inútil. Com o modelo da Habaut, ele jamais tem esta sensação de desperdício ou de que está recebendo algo que não é valioso, pois pode escolher o melhor para ele.

Como a Habaut incentiva a produtividade através do clube de benefícios

Outro ponto importante é como o clube de benefícios ajuda a aumentar a produtividade. O mesmo pode vir acompanhado de um programa de incentivo, por exemplo. Ou seja, quanto mais ele bate certas metas, mais crédito ganha na plataforma, podendo usar da forma que desejar.

Como ficou claro, o plano de benefícios para reduzir o turnover têm sido uma estratégia essencial para quebrar a rotina dos colaboradores e engajar a equipe em novas experiências. E com o clube de benefícios da Habaut, você tem uma evolução deste conceito, colocando o poder de decisão na mão do próprio colaborador.

Por fim, você não precisa se preocupar com processos ou algum tipo de problema legal. De acordo com o artigo 457, § 4º da CLT, os prêmios são liberdades concedidas pelo empregador, em forma de bens, serviços ou dinheiro para empregados que tiveram desempenho superior ao esperado.

Ou seja, o Habaut é uma forma de engajar ainda mais o colaborador, diminuindo o turnover e sem nenhum perigo com a lei. Quer conhecer melhor como funciona? Então, conheça o Habaut e confira o teste gratuito da plataforma.