A 4º Revolução Industrial, pela qual a sociedade atual vem passando, tem efeitos sobre todos os setores, sejam eles econômicos, produtivos ou sociais. É nesse cenário que surge o RH 4.0, uma maneira de gerir pessoas baseada em tecnologia.

Antes de entendermos mais sobre o RH 4.0, precisamos contextualizar quais as mudanças trazidas pela 4º Revolução Industrial. Nessa nova fase do processo produtivo a mão de obra humana está sendo substituída por softwares e pela inteligência artificial.

Dessa forma, as novas tecnologias vieram para agilizar o processo produtivo, padronizar os resultados e diminuir a possibilidade de erros durante a produção. Além disso, elas trouxeram uma maior flexibilidade de atuação e integração de informações.

Tendências do RH 4.0

As mudanças nos processos de Recursos Humanos geradas pelas novas tecnologias criaram tendências para esse mercado. Algumas delas são:

  • Multidisciplinaridade

Passa a ser exigido dos profissionais mais dinamismo e flexibilidade para se adaptar às mudanças. Além disso, é cobrado deles uma constante atualização de seus conhecimentos e de suas habilidades.

O mercado passa a buscar pessoas com vivências diferentes, que possam trazer soluções criativas e inovadoras para as empresas. No entanto, as novas ferramentas tecnológicas serão as responsáveis por encontrar e captar esse novo perfil profissional.

  • Recursos on-line

A gestão passará a ser realizada de maneira on-line, assim como o acompanhamento das atividades realizadas e as reuniões. A princípio, os horários passarão a ser mais flexíveis, podendo ser adaptados ao trabalho remoto.

Softwares de gestão, ferramentas especializadas no recrutamento de pessoal e programas voltados para a comunicação entre setores farão parte do cotidiano do RH 4.0.

  • Descentralização da gestão

A hierarquia vertical está obsoleta. Por isso, os colaboradores estão ganhando mais espaço para tomarem decisões importantes, favorecendo um ambiente com uma hierarquia horizontal.

As ferramentas tecnológicas aproximam os funcionários dos chefes, facilitando a comunicação entre eles e possibilitando um ambiente de trabalho mais democrático e eficaz.

Vantagens do RH 4.0

O novo modelo de Recursos Humanos mais tecnológico mostra algumas vantagens em relação ao modo tradicional. São elas:

  • Diminuição da Burocracia

As atividades realizadas pelas novas tecnologias consomem menos tempo do que se fossem realizadas por seres humanos, como é o caso da verificação de informações.

Um programa pode analisar documentos e comparar dados encontrados online de maneira mais rápida do que um ser humano levaria para analisar o mesmo montante de informações.

Além disso, algumas decisões passam a ser tomadas remotamente e com apenas alguns cliques. Assim as tecnologias do RH 4.0 eliminam as etapas desnecessários do processo, além de agilizar as restantes.

  • Adequação dos perfis

Com as novas ferramentas do RH 4.0 é possível fazer um mapeamento detalhado do perfil comportamental dos colaboradores e identificar aquele que mais se adequa a vaga a ser preenchida.

O objetivo é formar uma equipe capacitada e com características complementares. Dessa maneira os colaboradores podem realizar os seus papéis dentro do plano estratégico da empresa de uma forma mais assertiva.

Conheça a Habaut e venha para a nova revolução

Os nossos pilares são inovação, dinamismo e estratégia. A Habaut possui uma plataforma capaz de mapear o perfil comportamental, medir seu engajamento e melhorar a comunicação dos colaboradores. Acesse o site clicando aqui e faça um teste gratuito.