O RH 4.0 constitui a melhor revolução tecnológica e estratégica para aliar benefícios às empresas e colaboradores. E é claro que essa transformação afeta diretamente o departamento de Recursos Humanos e todas as diretivas de contratação e incentivos aos colaboradores.

A revolução 4.0

A tecnologia mudou o mundo e continua mudando. Avanços tecnológicos na Ciência, na Educação, na Medicina e em outras diversas áreas tornaram os processos e as técnicas mais evoluídas. O mesmo aconteceu com o mercado de trabalho.

RH 4.0 - Orientação por dados

Conquanto, é claro que algumas qualidades continuam sendo requisitos essenciais para conquistar uma vaga e para gerenciar uma empresa. A questão principal é como os novos recursos impactam nessa qualidade e exigem cada vez mais do colaborador.

Um dos exemplos da atualização do mercado e do conhecimento é o RH 4.0. Você sabe do que se trata? Caso não saiba, fique tranquilo! Nosso texto foi feito exatamente para você que está buscando melhorar a sua relação ou a do RH com os seus funcionários para a evolução da empresa.

O que é o RH 4.0?

O RH 4.0 é, na verdade, a atualização dos Recursos Humanos, de acordo com a necessidade e atualização da sociedade. O principal objetivo é melhorar a vida e os resultados da empresa e dos funcionários.

O conceito possui uma explicação. A sigla RH fala sobre os Recursos Humanos e o número 4 faz referência ao que é considerado a 4ª Revolução Industrial, a tecnológica.

Já através da explicação do conceito, o significado parece estar mais claro aos olhos de todos. Mas, ainda é preciso entender como funciona tudo isso.

Quais são as diferenças entre o RH 4.0 e o RH tradicional?

RH 4.0 - Evolução

Para entender melhor o que é o RH 4.0, é preciso compará-lo e diferenciá-lo do RH tradicional. O que aproxima essas duas coisas é que têm a mesma finalidade dentro de uma empresa. No entanto, a questão é que, ao utilizar uma ou outra, os resultados podem ser um pouco diferentes e podem ser alcançados de maneiras distintas.

Outra aproximação envolve a flexibilidade. O trabalho com qualquer equipe pode estar sujeito a mudanças, portanto, manter a flexibilidade é imprescindível para conseguir lidar com as situações e com as pessoas.

Definir o RH 4.0 é incluir também a eterna luta contra as burocracias. Para quem trabalha com Recursos Humanos, é importante saber que muitas burocracias são necessárias, mas com essa mudança de paradigma, os Recursos Humanos se tornam cada vez mais práticos e efetivos.

Antes de apresentarmos os objetivos do RH 4.0, vamos entender alguns dos desafios que a mudança impõe.

Principais desafios para o RH 4.0

Os desafios dessa área são totalmente solucionáveis e com conhecimento e persistência é possível tornar essa estratégia um pote de ouro para a sua empresa.

A primeira dificuldade que pode ser encontrada é a mudança de métodos e metodologia. Para uma pessoa que possui experiência na área, essa dificuldade pode ser maior, mas quando a mudança é positiva, é muito mais tranquilo de passar por esse processo.

Isso significa que é necessário investir em treinamentos de como utilizar as planilhas e softwares de maneira correta. Por mais que pareça complicado, com softwares simplificados o trabalho de treinamento pode estar alinhado com a própria realização das atividades.

A palavra chave para toda a mudança é ter um RH baseado e guiado por dados (data-driven). É muito comum um gestor ou líder no RH ter feelings. A percepção em saber se uma mudança estratégica é positiva ou negativa (ou ainda neutra) não pode ser mais sobre a cabeça do RH, mas sim, sobre dados direcionados de uma ação coletiva.

Planejamento estratégico para o RH 4.0

Para o desenvolvimento de práticas efetivas no RH 4.0 é necessário que, além dos responsáveis, analistas e demais pessoas sejam incluídas nesse processo de inovação tecnológica como agentes contribuintes do crescimento e aperfeiçoamento do negócio.

Para o crescimento, a tecnologia oferece os recursos necessários para que os processos de recrutamento ou de incentivo aos já contratados aconteçam de forma proeminente, ou seja, analisar aqueles que podem apresentem um melhor perfil para coordenar atividades e aqueles que tenham habilidades para a execução dessas atividades nos respectivos setores da empresa.

Sendo assim, é necessário estabelecer algumas principais estratégias para capacitação dos profissionais, tais como:

  • Treinamentos adequados para cada função;
  • Programas de prevenção da saúde no ambiente profissional;
  • Promoção de palestras e especializações;
  • Necessidade do uso de EPIs etc.

O planejamento estratégico, pode também gerar a oportunidade de organizar os departamentos a partir de observações mais analíticas e com bases em dados e métricas essenciais para a tomada de decisões da empresa.

Benefícios do RH 4.0

O conceito também envolve a ideia de planejamento estratégico, ou seja, os processos são modificados de modo a adquirir mais praticidade e automação. Nesse sentido, o profissional se sentirá mais instrumentalizado para lidar com as situações, além de economizar tempo em diversas ações.

Além disso, esse estrategismo proporciona maior dinamicidade, engajamento e hipóteses de acerto para a equipe. Quanto maior preparação, organização e planejamento, mais o trabalho é feito de maneira coesa e consistente.

Essa economia de tempo pode ser adquirida através de “softwares” e planilhas automatizadas que realizam lançamentos automáticos e se conectam com outros setores da empresa, como o financeiro, por exemplo.

É importante também perceber que essa atualização pode tornar mais correta e técnica algumas tomadas de decisão. Vamos utilizar como exemplo uma loja de vendas que precisa fazer gastos nas folhas salariais e acaba precisando demitir um funcionário: através do acompanhamento das vendas e outras questões dos colaboradores, essa decisão se torna mais justa.

Certamente, todo esse esforço inicial acarreta em economia do tempo, além de evitar os erros que todo processo humano pode estar mais suscetível do que os automatizados com o uso da inteligência tecnológica.

Sabemos que muitas funções da área podem ser repetitivas. Portanto, usar da mecânica e da tecnologia é saber renovar uma área com sabedoria e cuidado. Desse modo, é possível facilitar o trabalho dos funcionários e deixá-los disponíveis para os outros processos que precisam de maior atenção e que não podem ser automatizados. Ou seja, o RH passa a ser estratégia e fornece mais análises e dados que podem servir para alinhamentos, melhora do clima organizacional e novas culturas e políticas do negócio.

Objetivos de um RH 4.0

RH 4.0 - Objetivos

Existem outros objetivos, como maior especialização dos funcionários, integração das informações da empresa, e também das equipes. Além desses, é possível encontrar maior flexibilidade na maneira de gerir os processos.

Tudo isso pode ser facilitado por ferramentas de gestão de processos e também de projetos. É preciso ficar sempre atualizado de acordo com as novidades que fazem o mercado de trabalho se manter sempre movimentado.

Com esses objetivos, é mais fácil alcançar os resultados e trazer benefícios para a equipe. Mas, vale retomar o discurso de que é preciso planejamento para essa mudança. Principalmente um planejamento que envolva conhecimento e atualização tecnológica.

A geração Millennial domina e cria muitos desses recursos, mas é preciso torná-los acessíveis e tangíveis para que todas as pessoas possam usufruir de uma modernidade que vem prestar serviço para a sociedade.

Existem diversas empresas que apostam no seu negócio e na sua Gestão de Recursos Humanos. Projetos que visam a melhoria dos resultados, através de uma melhor comunicação interna, análise de dados comportamentais, clube de benefícios e diversos outros recursos.

Gestão orientada a dados (data-driven)

RH 4.0 - Data driven analytics

Inegavelmente, visto como uma função puramente departamental para cadastro de pessoas, sem preocupação com os números, o RH está cada vez sendo mais requisitado. Através de uma posição exclusiva para usar os dados da empresa, o RH pode traçar caminhos para impulsionar o desempenho dos colaboradores, tanto das pessoas em equipes estratégicas quanto da organização como um todo.

Assim, o RH orientado a dados permite aos profissionais aproveitar o valor da grande quantidade de dados disponíveis e criar insights e novos procedimentos úteis. Coletar informações de maneira transparente e alinhada aos requisitos de proteção de dados e transformar esses dados em insights tangíveis, será um ponto de virada para a profissão.

A descoberta e orientação de uma gestão orientada a dados permite examinar maneiras pelas quais as informações podem contribuir para o sucesso organizacional, entre outras coisas, otimizando processos, impulsionando o desempenho e melhorando a tomada de decisões.

Como dito, os desafios são poucos quando comparados aos objetivos e benefícios. Quer ver só?

Conclusão

Conheça nosso trabalho! A Habaut é a primeira plataforma com inteligência preditiva e cognitiva. Trabalhamos da melhor maneira para a melhora da comunicação e dos resultados da sua empresa.

Habaut - Dashboard

Além disso, visite o nosso site e saiba como você pode experimentar gratuitamente os nossos serviços.