Você já ouviu falar no termo RH Estratégico? Ele reflete uma ideia bem interessante de trazer uma visão mais estratégica sobre os colaboradores da empresa, utilizando dados reais para tomar as melhores decisões.

Dada a complexidade do mercado moderno, as empresas precisam fazer mudanças para se manter competitivas. O setor do RH, especificamente, sempre considerado apenas burocrático e operacional, passa a ter um peso enorme, simplesmente por lidar com o recurso mais importante que a empresa tem à disposição: as pessoas.

Então, se você quiser saber mais sobre este conceito, confira o que é RH estratégico e por que as empresas precisam se atentar a esta ideia.

O que é RH estratégico?

Já mencionamos que RH Estratégico é uma forma de observar os colaboradores de maneira mais estratégica. Pelo nome, isso é bem óbvio, mas o que significa na prática?

A estratégia, neste contexto, significa estar mais alinhado com o objetivo da empresa, gerenciando o recurso humano de modo a colocá-lo na melhor posição para ter sucesso. Por exemplo, é possível fazer uma alegoria com planejamento financeiro estratégico.

Nesta disciplina, os gestores analisam o que fazer com o dinheiro da empresa, onde ele é gasto, o que é recebido e as melhores formas de aplicar o recurso. Para isso, são usados dados financeiros, concretos e projetados, além do conhecimento do gestor de como aplicar o dinheiro.

A gestão estratégica de RH é semelhante. Parte do conceito de estratégia é usar informações concretas que, no caso do RH, são dados sobre o colaborador. Estes permitem conhecer detalhes sobre o seu comportamento e sua produtividade e, com isso, o gestor de RH encontra soluções para aproveitá-lo da melhor forma possível.

Portanto, para transformar o RH de apenas um setor operacional, que controla a parte burocrática das contratações e demissões, folha de pagamentos e benefícios, para algo estratégico, é preciso se atentar a três fatores cruciais.

1 – Visão estratégica do negócio

O primeiro, evidentemente, é a visão estratégica do negócio. Assim como no exemplo da gestão financeira, qualquer decisão deve estar alinhada com o que a empresa espera. Isso significa conhecer profundamente a empresa onde trabalha e para onde ela caminha.

2 – Análise de dados

O segundo e terceiro objetivos andam de mãos dadas: a análise de dados e a tecnologia. Afinal, é um que permite o outro. O poder dos dados para os mais diversos setores e empresas é bem conhecido. Existe uma grande corrida por formas de analisar informações em grande quantidade, seja sobre o cliente final, o processo de produção ou, agora, os colaboradores.

3 – Tecnologia

E é claro que a tecnologia não pode ficar de fora. Ela permite que os dados sejam colhidos e organizados, de modo que os gestores de RH possam interpretá-los e aplicá-los no negócio. É através de relatórios e dashboards que os gestores poderão tirar insights e ter uma clareza e elaboração de novos planos.

Todos os pilares anteriores levam a fase mais importante do RH Estratégico. Ele existe como ferramenta de inovação. É um setor que precisa ser ativo em criar o melhor ambiente de trabalho para seus colaboradores, pois é isso que permite que a empresa tenha os melhores resultados.

Por que sua empresa deve investir no RH Estratégico?

RH Estratégico é uma metodologia que pode ser muito interessante e, especialmente no mundo atual, pode ajudar a sua empresa a se manter competitiva.

Nunca foi tão importante usar cada recurso da melhor forma possível, e o humano é um dos mais importantes do seu negócio. Portanto, o RH Estratégico traz uma enorme vantagem, de estar alinhado com os objetivos da própria empresa.

Se a empresa tem um objetivo maior, é preciso que ele esteja refletido no dia a dia de cada colaborador. Isso significa que a sua motivação deve estar alinhada com o que a empresa espera.

O problema é que motivação é algo muito difícil de medir. Perguntar não adianta muito, pois é evidente que o colaborador vai dizer que sim. É aí que entra o RH Estratégico e a análise dos dados. Esta é uma forma de combinar o objetivo com o subjetivo, para entender o que o colaborador realmente sente sobre a empresa.

Outro ponto crucial que o RH Estratégico ajuda é na questão dos treinamentos e no desenvolvimento das habilidades do colaborador. Parece óbvio que qualquer treinamento precisa estar alinhado com a estratégia da empresa, mas isso nem sempre é o caso.

Vale a pena investir em um RH ESTRATÉGICO?

A princípio, este investimento será a melhor estratégia para o seu departamento. O problema é que investir em um RH Estratégico não é simples. Não é como se fosse trocar um software, por exemplo. Afinal, este processo envolve a mudança na cultura da sua empresa e de um setor que ainda não tem tanta atenção quanto deveria.

Implementar uma nova tecnologia significa reeducar os trabalhadores não somente para usá-la, mas também para pensar em como aproveitá-la melhor. Por isso, dando o exemplo, a equipe é o maior recurso para o RH estratégico.

O primeiro passo é criar uma relação mais próxima, em que a comunicação não é apenas fácil e aberta, mas incentivada.

cultura de inovação deve ser permitida de qualquer lugar da empresa e cada colaborador tem uma voz que pode gerar um insight interessante.

Por outro lado, a tecnologia e a análise de dados é algo que pode ajudar a trazer embasamento para os insights da equipe. Imagine que um colaborador reporta um problema. Ao analisar os dados, você percebe que a empresa toda passa pela mesma situação, e uma correção pode melhorar a qualidade de vida de todos.

Este é um bom exemplo, mas é uma ação reativa. O RH Estratégico é pró-ativo e deve buscar encontrar os problemas antes que eles surjam. Isso nem sempre é possível, mas deve ser a ambição.

Transformação digital no RH

O RH é uma das disciplinas mais interessantes no contexto da transformação digital. É uma das poucas áreas da empresa que combina a análise de dados, mais fria, com o contato e a interação humana. No entanto, essa transformação é obrigatória para obter agilidade e conseguir se aproximar mais dos colaboradores.

Se você quer que a sua empresa continue sempre inovando, crescendo e com a produtividade alta entre os colaboradores, o RH estratégico é uma forma de alcançar esses objetivos.

Você combina a análise de dados com a tecnologia e um toque humano, para sempre colocar o seu colaborador na posição para ter mais sucesso.

Experimente uma inovação

A HABAUT é um HUB de Benefícios com o objetivo de ajudar a transformar o RH em um departamento estratégico. Saiba que nós podemos te auxiliar nesse caminho.

Somos a primeira plataforma com inteligência preditiva e cognitiva capaz de mapear o perfil comportamental pessoal e profissional do colaborador, vinculado a um plano de incentivos ao Clube de Benefícios.

O que você acha? Quer iniciar o RH Estratégico na sua empresa? Então, confira a nossa plataforma para conhecer tudo sobre esta revolução no setor de recursos humanos.