Talvez você tenha se perguntado qual ou como seria o motivo em especial para se preocupar com a saúde mental dos colaboradores nas empresas, mas explicaremos que este é um fato global e que, desde já, precisa ter um olhar especial.

Segundo um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão e acima de 260 milhões lidam diariamente com transtornos de ansiedade. O custo de tudo isso para a economia mundial, segundo o estudo, é de mais de R$1 trilhão de dólares.

Portanto, o aumento nos indicadores ligados aos transtornos comportamentais e mentais está preocupando os Recursos Humanos de empresas ao redor do planeta. Segundo o Boletim sobre Benefícios por Incapacidade do Ministério da Fazenda divulgado em 2017, eles são a terceira causa dos afastamentos do trabalho e correspondem a 9% da concessão de auxílio-doença e incapacidade.

Motivos dos transtornos mentais em funcionários

Como é possível melhorar o quadro apontado acima? Em primeiro lugar, é preciso identificar as situações nas organizações que podem ser o gatilho para desencadear um transtorno mental em um colaborador. Já foi verificado que as situações mais comuns são:

  • Carga de trabalho muito elevada, o que obriga o funcionário a um desempenho bem além do que ele é capaz;
  • Tarefas a serem realizadas que não correspondem às competências dos colaboradores;
  • Falta de definição e clareza dos objetivos organizacionais e funções;
  • Comunicação interna ineficaz;
  • Falta de apoio a lideranças que surjam;
  • Má gestão na hora das mudanças organizacionais;
  • Políticas empresariais inadequadas de segurança e de saúde;
  • Assédio psicológico e bullying.

Por que cuidar da saúde mental dos colaboradores?

O cuidado com o bem-estar dos colaboradores é essencial para manter a motivação, a produtividade, o engajamento e a satisfação em alta. Os funcionários saudáveis têm a propensão de ficar na empresa por mais tempo, não faltam, são mais felizes e têm melhor desempenho. Sem contar com a vontade de fazer acontecer, além de falar super bem da empresa.

Isso é bastante vantajoso para uma empresa, pois não perdem recursos com um funcionário parado. O embaraço causado pelos transtornos mentais atinge em cheio o caixa das empresas. Se os colaboradores estão bem, não há necessidade de afastá-los e nem de deslocar outros para realizar suas funções enquanto este estiver fora, por exemplo.

Segundo a OMS, a preocupação com a saúde mental dos funcionários precisa ser parte de uma estratégia corporativa integrada de bem-estar e saúde que tenha como foco a prevenção ao problema, a identificação precoce, o apoio ao colaborador e o cuidado com sua reabilitação.

Uma das ferramentas usadas pelas organizações para a identificação precoce desses transtornos é a aplicação de questionários com perguntas relacionadas à saúde mental. Além disso, o funcionário também é questionado sobre sintomas físicos, como mudanças de hábitos alimentares, fadiga e problemas relacionados ao sono. Há ainda indagações ligadas ao lado emocional, como sentimento de incerteza, dificuldade de concentração, sentimento de fracasso, perda de memória, perda de motivação e irritabilidade.

Além dessas ferramentas de mapeamento individual, é importante criar campanhas internas de esclarecimento sobre saúde mental, capacitar gestores para reconhecer sintomas de estafa e estresse nos membros de sua equipe, além de desenvolver programas para os colaboradores sobre gerenciamento destes fatores e de benefícios.

Como podemos ajudar?

Gostou deste conteúdo? Visite nosso site e conheça nossos serviços. Tenha uma experiência incrível!

A Habaut é a primeira plataforma com inteligência preditiva e cognitiva capaz de mapear o perfil comportamental, pessoal e profissional de seu colaborador, sendo possível traçar níveis de engajamento, melhorar a comunicação e o feedback. Temos também um plano de incentivo de metas no Clube de Benefícios.