Manter-se motivado durante um período de crise pode ser extremamente desafiador para algumas pessoas e organizações, especialmente agora em que a pandemia do Coronavírus deflagrou uma série de mudanças sociais e financeiras em todo o país. Devido a isso, saúde mental tem impacto motivacional direto nas equipes.

Afinal, para muitos empreendedores, se tornou extremamente complicado manter os salários de seus empregados, ocasionando demissões em massa, em diferentes setores.

Por sua vez, para os funcionários que conseguiram manter-se contratados, realizar o trabalho de maneira remota causou um certo estranhamento que, somado à insegurança pelo futuro, só aumentou ainda mais os receios de todos.

Levando em consideração este cenário, seria possível implementar uma estratégia que renovasse a motivação e, mais do que isso, representasse um respiro na saúde mental tanto dos colaboradores, quanto de empreendedores e gestores?

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Efeitos da motivação no comportamento

Motivação pode ser definida como a força motriz por trás de todas as ações de um indivíduo, influenciando em suas necessidades, desejos e, claro, em seu comportamento, durante sua rotina do dia a dia.

No entanto, ela é baseada nas emoções e objetivos que um sujeito possui, com relação às suas conquistas, como por exemplo, a vontade de conseguir sucesso ou até mesmo de obter excelência em suas atividades.

Tendo isso em vista, uma vez que um líder consiga manter sua equipe motivada, mesmo durante uma crise tão extrema quanto a vivenciada agora, seus funcionários encontrarão uma maneira de alcançar suas metas, tendo um impacto positivo em seu comportamento e, acima de tudo, nos índices que a empresa alcançará.

Motive-os através de um diálogo aberto e assertivo

Quando os funcionários se sentem desconectados ou fora do circuito, geralmente perdem a motivação. Tendo isso em vista, os colaboradores remotos são frequentemente esquecidos ou deixados de fora de certas discussões, levando-os a se sentirem abandonados e desmotivados. Portanto, é extremamente importante, especialmente em tempos de crise, promover uma comunicação interna consistente com todos que compõe a equipe.

Acima de tudo, torne prioritário agendar reuniões de video-chamada semanais ou diárias com os membros e estabelecer uma política de “porta aberta” com seus funcionários. Lembre-se: a comunicação completa e frequente leva à uma maior produtividade e envolvimento dos funcionários.

Ofereça a seus funcionários oportunidades de crescimento

De acordo com o 2020 Engagement & Retention Report, da Achieve, 43% dos funcionários considerariam deixar a empresa em que estão, se isso significasse um avanço na carreira. Por isso, oferecer oportunidades de crescimento para seus colaboradores remotos, mesmo em tempos de crise, ajudará a motivá-los e agregará satisfação ao trabalho.

Entenda: essas oportunidades de crescimento não precisam necessariamente ser promoções ou aumentos. Elas podem ser algo mais simples, como:

  • Custear um curso de especialização na área do colaborador;
  • Oferecer participação em conferências virtuais com os líderes, no qual ele se sinta ouvido e suas ideias sejam apreciadas;
  • Informá-lo que, mais a frente, pretende dar-lhe uma gratificação pelo empenho neste período.

É importante compreender que oferecer oportunidades de crescimento ajuda os trabalhadores remotos a se sentirem importantes, engajados e motivados. Como resultado, é mais provável que continuem produzindo um trabalho de alta qualidade.

Motivar a equipe é investir na saúde mental

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