Um grande problema é manter o time de vendas motivado para alcançar as metas. O momento em que estamos passando está sendo difícil para todos, demanda em queda, medidas de contingência, nível de engajamento caindo, motivação instável. No entanto esse é o momento de olhar para frente, desapegar do passado e viver um novo cenário pós crise.

Adquirir novas tecnologias que possam possibilitar que o RH esteja mais próximo das equipes, que cada vez mais serão remotas, pode ser o fator relevante nas estratégias do negócio.

O olhar do RH hoje, deve ser mais humano, entender que seus colaboradores não são mais mão de obra, força de trabalho, esses termos obsoletos ficaram no passado, lá na 1ª revolução industrial. Se você ainda tem esse conceito como visão, é melhor repensar sobre ele. Pessoas devem ser lideradas, engajadas, empoderadas e alavancadas. Lembre-se disso!

E para começar a entrar na era digital, o que devo fazer?

Apesar de parecer muito óbvio, a receita de bolo é simples e condiz com a atual realidade.

1 – Adote uma tecnologia

O RH surgiu na 1ª revolução industrial, onde houve a necessidade de administrar pessoas, e aqui estamos falando de +260 anos, e já estamos na 4ª revolução – a era digital. Processos automatizados, decisões sendo tomadas por meio de dados, análises cognitivas e preditivas, inteligência artificial sendo o centro para as tomadas de decisão etc. Se você ainda está utilizando processos burocráticos, engessados e arcaicos, meu conselho, é para que você acorde, a tendência é que os processos burocráticos sejam cada vez mais automatizados. O mantra aqui é: não perder tempo.

2 – Desenvolva talentos

Não olhe seus colaboradores apenas como gastos ou números. Tenha um olhar estratégico, pense neles como alavancas para o seu negócio. Invista em seu sucesso, no desenvolvimento de hard-skills e soft-skills. Henry Ford “Pior do que treinar um colaborador e ver ele sair, é não o treinar e ver ele ficar”.

3 – Decision Science

Ademais, as grandes organizações baseiam-se em decisões por meio de dados e análises. Ter essas informações sob seu controle pode lhe trazer grandes insights. Imagina você poder monitorar o engajamento diário dos colaboradores, realizar pesquisas de satisfação de forma rápida e automatizada, conhecer o comportamento de cada um e, com base nesses dados, tomar as melhores decisões para condução do negócio. O RH vai passar por uma revolução em seu modelo, e daqui pra frente veremos um RH com DNA mais estratégico.

Contudo, seja você o RH estratégico! Queremos que você saia na frente. Vivencie essa experiência gratuitamente acessando nossa plataforma.