A avaliação de desempenho se apresenta como uma ferramenta de fundamental importância no âmbito de gestão de pessoas de uma empresa, considerando o papel que desenvolve no sentido de fazer com que ela conheça melhor a performance dos seus colaboradores e, com base nisso, tome atitudes que possam garantir o alcance de seus objetivos.

Através de uma avaliação bem acurada é possível equiparar e desenvolver competência e performance nas equipes. Assim como também, criar planos de treinamentos para complementos de soft skills necessários.

Você gostaria de conhecer melhor essa ferramenta e, assim, implementá-la em sua empresa? Então, continue a leitura.

Afinal, o que é avaliação de desempenho?

Primeiro, é preciso ter conhecimento que avaliação de desempenho não é o processo de cálculo puro para nota base de pagamento de PLR (participação dos lucros e resultados).

Resumidamente, podemos compreender a avaliação de desempenho como uma ferramenta que possibilita que uma empresa conheça e mensure a performance de seus colaboradores, por meio de uma estratégia de confronto entre o que se espera do profissional e o que ele alcançou.

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho, vale dizer, é um recurso valioso no âmbito da gestão de pessoas, uma vez que permite diagnosticar e analisar o comportamento de um funcionário e, com base nisso, tomar as atitudes necessárias para que ele se ajuste aos interesses do seu negócio.

Objetivo da avaliação do desempenho?

O principal objetivo da avaliação do desempenho é analisar se o colaborador está atingindo as metas, objetivos ou performance que se espera e que foram traçados previamente pela gestão de recursos humanos, com a pretensão de avaliá-lo e garantir que ele está atuando conforme os interesses da empresa.

Benefícios da avaliação do desempenho

A avaliação de desempenho confere a uma empresa diversos benefícios, dentre eles podemos destacar os seguintes:

1 – Valorização dos colaboradores

Em primeiro lugar, podemos dizer que a avaliação de desempenho é uma ferramenta que valoriza o crescimento de cada colaborador, uma vez que o acompanha com o objetivo de fazer com que ele cresça e atinja, assim, as competências técnicas e comportamentais necessárias.

Além disso, valoriza a equipe de trabalho, visto que a torna mais produtiva e eficiente ao trabalhar as competências de cada colaborador que a integra, fazendo assim com que ela seja capaz de bater as metas que foram definidas para ela.

2 – Melhora o processo de feedback

Podemos também destacar que a avaliação de desempenho melhora o processo de feedback, ferramenta de fundamental importância para o processo de maturação de uma empresa e, principalmente, de sua equipe de trabalho.

Ao se realizar uma efetiva avaliação de desempenho, o departamento de gestão de recursos humanos de uma empresa terá mais argumentos e dados para dar um feedback preciso e construtivo ao profissional, de maneira a fazer com que ele cresça e atinja, assim, seus objetivos, bem como os da empresa para a qual trabalha.

Melhora o processo de feedback

Nesse contexto, cabe ainda destacar que um feedback completo e bem claro é capaz de orientar melhor o profissional, fazendo com que ele busque sua melhora no ambiente laborativo.

3 – Possibilita que a empresa conheça melhor seus colaboradores

A avaliação de desempenho também possibilita que a empresa conheça melhor os perfis dos seus colaboradores, o que, na prática, pode garantir que ela saiba quais são seus pontos fortes e fracos e, com base nisso, possa implementar programas de capacitação para reforçar os pontos fortes e transformar os pontos negativos em oportunidades de crescimento.

Nesse sentido, vale dizer que conhecer bem os perfis de cada colaborador é uma tarefa fundamental do RH de uma empresa, pois permite que tal departamento possa propor soluções eficazes para resolver problemas no cotidiano da organização.

Possibilita que a empresa conheça melhor seus colaboradores

Por exemplo, se existe um profissional com uma ótima capacidade de oratória, talvez valha a pena convidá-lo, se for o caso, para apresentar produtos e serviços para clientes. É uma situação bastante comum no dia a dia de uma empresa.

4 – A avaliação de desempenho torna as equipes mais fortes

De certo modo, também podemos dizer que a avaliação de desempenho torna as equipes de trabalho mais fortes, visto que ela não apenas promove a melhoria das competências de cada profissional, mas garante que os profissionais compartilhem da mesma visão de negócio, de maneira a colocar suas habilidades à disposição para alcançar mais rapidamente os objetivos da organização.

5 – Cria um ambiente de intensa colaboração

Outro ponto a se destacar com relação à avaliação de desempenho é que se trata de uma estratégia que pode colaborar para se criar um ambiente de trabalho de intensa colaboração, visto que trabalha as competências de cada colaborador, fazendo com que eles troquem conhecimentos técnicos e comportamentais, ajudando-os nos momentos necessários.

Um ambiente de intensa colaboração contribui para a união das equipes de trabalho, fazendo assim com que elas lutem em prol do alcance dos objetivos de uma empresa.

6 – Melhora a imagem da empresa

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que também pode contribuir para a melhoria da imagem da empresa, tanto perante seu público interno como externo.

No que diz respeito ao público interno – ou seja, funcionários – colabora nesse sentido porque os colaboradores se sentem valorizados, pois observam que a empresa reconhecem seu valor e investem em seu crescimento. Em outras palavras, a avaliação de desempenho cria um ambiente de satisfação para os funcionários.

Melhora a imagem da empresa

Com relação ao público externo, cria uma imagem positiva porque os colaboradores se sentem mais motivados e qualificados para desempenhar suas atribuições, colaborando assim para que os clientes não apenas sejam bem atendidos, mas fidelizados a partir de uma experiência incrível que o estabelecimento pode proporcionar.

Como se pode visualizar, a avaliação de desempenho proporciona diversos benefícios para uma empresa, de maneira a fazer com que ela melhore sua gestão de RH e, assim, alcance seus objetivos com maior velocidade e produtividade.

Como fazer a avaliação de desempenho em sua empresa?

Diante do exposto, apostamos que você ficou interessado em implementar a avaliação de desempenho na gestão de RH de sua empresa, considerando, principalmente, os benefícios que essa solução pode proporcionar ao seu negócio. Com a intenção de lhe ajudar nesse sentido, apresentamos, a seguir, alguns passos que pode adotar:

1 – Conheça as funções/atribuições de cada profissional de sua empresa

Em primeiro lugar, é essencial conhecer as funções ou atribuições de cada profissional de sua empresa, para que desse modo utilize isso como base para avaliar se o profissional está conseguindo dar conta do seu trabalho.

Nesse sentido, cabe dizer que as funções/atribuições do profissional são os parâmetros essenciais para que você possa desenvolver uma boa avaliação de desempenho.

2 – Defina o método e fatores de avaliação

Busque também definir o método e os fatores que serão foco de sua avaliação de desempenho. Existem vários métodos que você pode utilizar como base, como avaliação por objetivo, avaliação por competência ou avaliação por metas atingidas, por exemplo.

Quanto aos fatores, você pode utilizar diversos, como comunicação, proatividade, relacionamento interpessoal, alcance de metas etc. São elementos que devem compor o perfil de um bom profissional, que é capaz de alcançar seus objetivos institucionais de forma mais ágil.

3 – Dê feedbacks aos seus funcionários

Após aplicar a avaliação de desempenho, busque conceder feedbacks aos seus funcionários, para que desse modo eles saibam em quais pontos estão com problemas (comunicação, obediência às normas da empresa, relacionamento interpessoal etc.).

O feedback deve ser claro, objetivo e completo, para que desse modo o profissional saiba se orientar em relação às atitudes que deve tomar para se tornar um colaborador de excelência.

Conclusão

A partir deste conteúdo, nota-se claramente a importância que a avaliação de desempenho assume com relação ao desenvolvimento da empresa. É uma ferramenta que foca na valorização do capital intelectual da empresa e utiliza isso como uma forma estratégica para que esta alcance seus objetivos.

Você sabia que contamos com uma plataforma que pode lhe ajudar a melhor aplicar a avaliação de desempenho em sua empresa? Ela conta com recursos que podem auxiliar esse processo e fazer com que ele seja um sucesso.

Saiba mais sobre nossa solução acessando nosso site – www.habaut.com.br.