O sonho de qualquer departamento de RH e da gestão de uma empresa é conseguir aumentar a produtividade de sua equipe, melhorando as habilidades dos profissionais contratados e os resultados em termos de qualidade do serviço, lucro e reconhecimento do mercado no segmento.

E embora essa não seja uma missão simples, existem algumas ações que podem, se bem coordenadas, ser infalíveis na busca por esse objetivo. Obviamente, tudo depende da correta aplicação, mas vamos falar sobre dicas para aumentar a produtividade de sua equipe de trabalho.

Metas e incentivos para atingi-las

Uma das primeiras ações, e provavelmente uma das mais pensadas, é criar um programa de metas, para fazer com que os colaboradores redobrem esforços para atingir os objetivos traçados. Mas este processo precisa de alguns cuidados especiais.

Devemos falar sobre a importância de incentivos para o atingimento dos números e resultados pedidos. Apenas colocar um sarrafo e obrigar os funcionários a atingi-lo pode ser até prejudicial, pois passa impressão de dominação e a pessoa pode se sentir apenas explorada.

Com um incentivo, seja uma bonificação extra ou acesso a um clube de benefícios ou uma conversa mostrando a importância de se atingir objetivos como uma forma de realização pessoal também, tudo isso pode auxiliar. Afinal, ter a oportunidade de conseguir algum tipo de bônus certamente ajuda e faz com que o colaborador entenda que há uma compensação para o seu bom trabalho. Ele percebe que não é apenas um meio para a empresa se beneficiar e isso é fundamental para a melhor conexão entre empregador e funcionário.

Por exemplo, com parcerias com o Clube de Benefícios da Habaut, o colaborador pode ganhar descontos em produtos, ou receber conteúdos em sua casa, elementos que serão úteis para a vida dele. Logo, ele entende que, aumentando a produtividade, tem ganhos reais e efetivos.

Outro fator importante é o incentivo ao cumprimento das metas. O ideal é a propagação da campanha na equipe em que, caso o time atinja a meta, ganhará créditos extra na plataforma do Clube de Benefícios.

O fundamental é que o indivíduo se sinta parte integrante do processo, sendo incentivado a melhorar não apenas para chegar a um número, mas sim para evoluir, profissionalmente e também no aspecto pessoal.

Outras ações infalíveis

Falemos então sobre outras ações que também se mostrarão infalíveis, ao mostrar respeito e motivar os funcionários a aumentar sua produtividade.

Um exemplo disso são as análises de comportamento. Esta é uma prática que pode ser extremamente efetiva neste sentido. Entender de que forma o profissional se alinha às ideias da empresa pode levar a diagnósticos e mudanças necessárias. Sabendo qual é o padrão daquele indivíduo, é possível traçar metas realistas e oferecer auxílio para aumentar sua concentração.

Se ele é uma pessoa dispersa, por exemplo, busque soluções para que tenha menos distrações. Menos pessoas ao redor, contatos mais raros com redes sociais durante o período de trabalho, etc. Este tipo de resolução vale para todos, mas em alguns casos, ações mais drásticas podem ser tomadas, como controle do tempo no celular.

Incentivar o colaborador a buscar desafios em sua área também é uma opção infalível. Estimule a tentativa de se arriscar, saindo da zona de conforto. Enquanto todos fazem o básico, a empresa terá um limite de crescimento. A partir do momento em que funcionários tentam mais, buscam novas funções e padrões diferentes de atuação, a tendência é de que isso melhore a produtividade.

Obviamente, é preciso uma coordenação para que a ousadia não se torne um risco. Mas com um sistema de liderança bem definido, com uma ferramenta de apoio de feedback com atividades pré-definidas, é possível estimular o empregado a buscar mais.

Como citamos acima, o oferecimento de bônus e o estímulo ao alcance de metas com benefícios também ajuda. Mostre que, ao sair do conforto e levar a empresa a novos patamares, ele obterá um retorno financeiro maior e terá mais chances de crescimento na empresa.

Sem falar no reconhecimento profissional, já que ele poderá utilizar sua conquista em seu currículo. Na Habaut, por exemplo, ele poderá utilizar este fator como um selo de competência, por seu bom engajamento.

Ainda podemos citar o feedback, baseado em dados e resultados, como uma ação importante. Mostrar ao profissional em quais pontos ele acertou e o que ganhou com isso, o motiva. Indicar as possibilidades de melhoria também faz com que ele se sinta atendido, já que todos querem evoluir e melhorar profissionalmente.

Neste sentido, é importante acompanhar o comportamento da pessoa, de que forma ela se engaja com a empresa. Seguindo todas essas ações, se torna mais fácil mapear os elementos, chegar ao resultado final e oferecer o feedback mais preciso e que levará ao aumento da produtividade.

Somos a Habaut, especialista em plataformas com inteligência preditiva e cognitiva. Mapeamos os perfis de colaboradores das empresas, oferecendo soluções para melhorar a comunicação, traçar engajamentos e ainda podemos aliar a isso a criação de um plano de benefícios para cumprimento de metas. Não perca tempo, conheça nossa plataforma e tenha a oportunidade de testar nosso serviço de forma gratuita.