A avaliação de desempenho é um momento muito importante para toda empresa e funcionário. Muitos podem acreditar que é apenas uma burocracia necessária e acabar por deixá-la em segundo plano.

É claro que analisar o desempenho de um negócio envolve diversas questões, como a comunicação interna e também os resultados. E nesse sentido, realizar a avaliação de desempenho torna mais fácil avaliar e, possivelmente, recriar os processos.

Neste artigo, você aprenderá como utilizar a avaliação de desempenho a favor da sua empresa, mas antes, vamos explicar como ela funciona.

Avaliação de desempenho: o que é?

Essa pergunta poderia ser simplificada para “como ela funciona na prática?”. Afinal, de que vai importar entender os termos teóricos e não saber utilizá-la na minha empresa?

O conceito de avaliação de desempenho é bem autoexplicativo, e fala sobre a qualidade do trabalho realizado pelos colaboradores e como isso está afetando na empresa. Essa avaliação é feita pelos líderes para os funcionários.

Na prática, o que acontece é uma reunião em que esses resultados são compartilhados para que todos possam perceber os erros e também os acertos e a partir disso tomar decisões positivas para a empresa.

Essa avaliação possui algumas funções, serve para acompanhar o trabalho que tem sido feito, serve também para apontar determinadas falhas e acertos no desenvolvimento.

Esses apontamentos são importantes, pois, podem servir para motivar alguns funcionários a continuar exercendo o seu trabalho da melhor maneira possível. Assim como para colocar em alerta o funcionário que tem cometido deslizes.

Sendo assim, como você pode utilizar esse momento para favorecer o seu negócio? É isso que vamos aprender agora!

Como posso utilizar a avaliação de desempenho a favor da minha empresa?

Existem diversas maneiras de utilizar esse processo para melhorar o rendimento e a receita da sua empresa. Assim como melhorar a relação dentro do ambiente de trabalho.

O primeiro ponto que melhora a relação entre os funcionários é o modo claro e respeitoso que pode ser feito essa avaliação. Ou seja, se esse processo é realizado respeitando os funcionários e seus modos de trabalhar, assim como sendo amplo e aberto para eles, é um modo de deixar tudo às claras.

Outro ponto que pode ser melhorado é o processo de trabalho. Esse feedback servirá para demonstrar que alguns processos são demorados e podem ser otimizados, portanto, entendendo isso é mais fácil de criar novas estratégias para aumentar a produtividade. Esse ponto é muito importante para a gestão do negócio.

Pode-se utilizar da avaliação para rever algumas políticas da empresa, por exemplo, se o seu negócio é do ramo de publicidade e você deixa muito limitado o trabalho dos funcionários, é possível que o processo criativo seja prejudicado. Logo, essa avaliação pode transformar o resultado para melhor, além da qualidade dos produtos e das prestações de serviços.

Mas para que essa análise resulte em melhorias você pode contar com empresas especialistas em inteligência preditiva e cognitiva e que auxiliem no mapeamento dos perfis e desenvolvimento. Nós da Habaut somos a primeira plataforma que une benefício, incentivos e analises.