Um dos pilares para uma empresa ter sucesso é a forma como os colaboradores se envolvem e se alinham à organização. E quem dita essas regras é o Clima Organizacional, que significa a compreensão coletiva que os funcionários têm da empresa.

É praticamente insustentável trabalhar em um ambiente tóxico, com muitos conflitos e ideias que não compactuam com a ideologia de um indivíduo. Por isso, cada vez mais cresce o número de pessoas que estão em busca de um trabalho com mais sentido, onde possam desenvolver suas habilidades, atuando com mais propósito.

Por meio dessa percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa será possível determinar qual é o Clima Organizacional predominante. A responsabilidade de apurar a satisfação dos colaboradores é da empresa, pois é só com esse conhecimento que o gestor poderá traçar novas visões e fazer as mudanças necessárias para conseguir resultados mais efetivos.

Neste artigo, vamos falar sobre Clima Organizacional e como ele é fundamental para o seu negócio!

O que é Clima Organizacional?

Clima Organizacional corresponde à satisfação que os colaboradores têm quanto à empresa. Como veem a organização, como notam os valores e aspectos culturais do local onde trabalham.

Englobam o Clima Organizacional, dando assim uma percepção coletiva de como os colaboradores se sentem trabalhando para a empresa:

  • Valores;
  • Estrutura;
  • Políticas adotadas;
  • Ambiente;
  • Sistemas;
  • Modelo de gestão;
  • Valorização profissional.

No entanto, é preciso fazer uma apuração para identificar como está o nível de satisfação dos colaboradores e, desta forma, ajustar ou mudar completamente as diretrizes. Conhecer os funcionários, a fim de saber suas reais necessidades e o quanto estão contentes e alinhados com a empresa, é fundamental, pois um bom ambiente de trabalho é sinônimo de bons resultados para toda a organização.

Principais objetivos

Todo gestor engajado e com visão de futuro deseja compreender melhor não somente sobre o mercado em que atua, mas também como está a estrutura da sua empresa e, sem dúvida, isso passa diretamente pelo Clima Organizacional.

O resultado em geral da pesquisa irá apresentar uma amostragem a respeito dessa estrutura, porém, na visão do colaborador. O objetivo principal é entender o ambiente de trabalho. Talvez, você já deve ter ouvido aquela frase: o ambiente de trabalho é bom.

Decerto, é exatamente esse detalhe, aparentemente simples, que envolve o Clima Organizacional, que tem como objetivo:

  • Receber feedback e visão ampla dos colaboradores sobre a empresa;
  • Identificar possíveis oportunidades de melhorias;
  • Mudanças nos horários e locais de trabalho;
  • Verificar as principais dificuldades de atuação no dia a dia;
  • Conseguir ter novas ideias transformadoras;
  • Ter uma base de dados sólida para traçar novos caminhos;
  • Identificar oportunidades de projetos, novos produtos e serviços.

Por que o Clima Organizacional é tão importante para a empresa?

Por que o Clima Organizacional é tão importante para a empresa?

Vamos imaginar a seguinte situação: como você se sentiria se precisasse permanecer 8 horas por dia em um ambiente úmido, com má iluminação, com cheiro de mofo, alimentação ruim e pessoas extremamente ansiosas e mal-humoradas?

Parece até um cenário de filme de terror, não é mesmo? Mas em um ambiente assim, as pessoas ficaram sem estímulos, ociosas e não conseguiriam manter um bom engajamento com a equipe.

Certamente, a insatisfação dos colaboradores afeta diretamente a produtividade e resultados da empresa. É claro que cada colaborador tem necessidades diferentes e pode formar opiniões distintas sobre o Clima Organizacional, mas o mais importante é ter uma análise global e que entregue o máximo de satisfação possível para a equipe.

Essas melhorias, que podem ser realizadas após uma análise do Clima Organizacional, contribui positivamente para ambos, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Por isso é tão importante que os gestores façam a pesquisa sobre como está o Clima Organizacional.

Quando realizar a pesquisa de Clima Organizacional?

Consolidadas empresas que se preocupam com gestão de pessoas, realizam as pesquisas semanalmente. Recomendamos, no mais tardar, fazer a pesquisa de Clima Organizacional na janela de um mês para que a base de uma boa estrutura seja mantida, evitando, assim, que pequenos percalços afetem a produtividade e o bom engajamento.

Além disso, ao manter a periodicidade da pesquisa de Clima Organizacional, a empresa mostra aos colaboradores que está empenhada em resolver questões e aumentar a qualidade da gestão.

Indicadores recomendados

Não esqueça antes de objetivar o propósito da pesquisa. Existem indicadores que devem ser observados para verificar como está o Clima Organizacional de uma empresa. São eles:

  • Produtividade;
  • Rotatividade;
  • Índice de faltas e atrasos (Absenteísmo);
  • Comunicação Interna;
  • Reclamações trabalhistas;
  • Visibilidade;
  • Necessidades sociais do colaborador;
  • Plano de carreira ou auto realização;
  • Segurança.

É claro que cada questionário deverá ser definido e adaptado de acordo com o perfil da empresa. Mas, as características básicas da pesquisa devem se orientar sempre pelos indicadores essenciais, como:

  • Credibilidade;
  • Justiça;
  • Respeito;
  • Orgulho;
  • Atitude positiva.

Uma boa pesquisa não deve se concentrar apenas no questionário que deverá ser respondido pelos colaboradores, pois é necessário ter uma visão mais holística e estratégica de toda a organização.

Nem sempre um questionário traduz a sensação de uma pessoa. Às vezes, é importante realizar dinâmicas e ter conversas mais engajadas para entrar em contato mais profundo sobre o que cada um pensa, sente e espera do local onde trabalha.

O mais importante é organizar um ambiente de trabalho, aliado com uma gestão que seja capaz de oferecer empatia a cada situação dentro da empresa. Nenhum local de trabalho é feito sem que estejam pessoas envolvidas.

Por isso, elas devem ser encaradas pelos empreendedores e líderes como o ponto principal de uma pirâmide organizacional, afinal, sem os colaboradores, uma empresa simplesmente não existe.

Melhor forma de analisar os resultados

Ao adotar a pesquisa de Clima Organizacional, respeitando a periodicidade recomendada, a sua empresa poderá identificar os pontos fortes e também o que poderá ser melhorado, visando um ambiente de trabalho mais harmônico e com resultados positivos.

Mas é importante discernir o que foi coletado e aplicar o que tem sintonia com a missão da empresa. Isso permite que os gestores montem um plano de ação para fortalecer ambos, colaboradores e empresa.

Certamente, a melhor forma de analisar os resultados é estruturando os dados e as respostas dos colaboradores, separando o que faz sentido para a missão da empresa. Não há uma obrigação do gestor acolher todas as recomendações dos funcionários, pois o mais essencial é garantir boa Comunicação Interna, melhor engajamento, entre outros.

A partir dos dados coletados, se baseie da seguinte forma:

  • Análise;
  • Organização;
  • Planejamento;
  • Divulgação.

Respeito ao perfil do colaborador

O mercado e o sistema tradicional de trabalho estão mudando, mas ainda há muita resistência de alguns gestores em encarar tudo isso por meio de uma visão mais inovadora. As ferramentas tecnológicas e a internet impactaram a forma como trabalhamos e aquilo que um dia já fez sentido para um colaborador, hoje, já não faz mais.

Sobretudo, cada vez mais cresce o número de pessoas que estão pedindo demissão para se dedicar a projetos próprios, ou que saem de uma empresa em busca de uma companhia que tenha uma ideologia alinhada com seus valores pessoais.

A hora de mudar se faz urgente, assim como ter a empatia de respeitar o perfil de cada colaboradores, principalmente daqueles talentos que contribuem muito para o crescimento da empresa.

Eventualmente, ofereça benefícios extras para melhorar o engajamento e permanência dos colaboradores:

  • Clube de Benefícios;
  • Premiações e incentivo para metas;
  • Capacitação com cursos, seminários e palestras;
  • Comunicação Interna afiada;
  • Recompensas;
  • Plano de carreira;
  • Liberdade de horário;
  • Ampliar visão;
  • Rever estratégias para aplicar home office.

Aqui na Habaut, realizamos pesquisas de satisfação e oferecemos um clube de benefícios que permitirão a sua empresa amplie os resultados, ao garantir comodidades aos colaboradores.

Por meio de nossa plataforma pioneira, mapeamos o perfil comportamental pessoal e profissional do colaborador e de uma análise completa. Você poderá traçar os novos caminhos para melhorar os resultados e obter ainda mais sucesso em seus negócios.