Os avanços tecnológicos e a criação de novas ferramentas têm movimentado as empresas. Algumas dessas novidades modificaram a maneira de trabalhar de profissionais da área de Recursos Humanos. Cada vez mais, é preciso se atualizar sobre as tendências em RH, a fim de evitar ficar para trás.

A princípio, a ideia de trazer inovações e tecnologias para o setor quer dizer torná-lo mais flexível, com mais modernidade e dinamismo.

Benefícios da transformação digital para o profissional de RH

A transformação digital mudou a forma das empresas operarem. Especificamente para o RH, essa mudança possibilitou menos erros em planilhas e documentos, além da agilidade e precisão no trabalho.

Uma novidade que tem feito cada vez mais parte da rotina do setor é o uso de Inteligência Artificial. Ela pode, através de chats de conversa, por exemplo, acelerar a comunicação interna da empresa. A máquina aprende a responder como o funcionário, dando a ele mais liberdade e tempo. Essa pode ser também uma alternativa para agilizar processos seletivos de novos colaboradores.

Outra tendência para o recrutamento e seleção de novos funcionários é aprender a lidar com dados. Informações certeiras como currículos padronizados, perfis específicos e o cruzamento de dados podem levar ao candidato ideal. Dessa forma, é possível evitar um enorme banco de currículos que raramente são vistos ou aproveitados no futuro.

A adoção de um sistema de dados corporativo estimula, ainda, a transparência e a segurança das informações ali mantidas.

Tendências do mercado de Recursos Humanos

Como já conversamos, a tecnologia chegou para ficar. Os profissionais que insistem em deixá-la de lado, muito provavelmente, ficarão para trás. Separamos, então, algumas tendências para que os funcionários desse setor fiquem de olho.

1) Automação de burocracias: já havíamos falado que alguns processos simplesmente demoram muito quando feitos manualmente. A maioria deles pode muito bem ser feita em computadores. Isso gera mais economia de tempo e de recursos, afinal evita a contratação de um colaborador somente para essa função.

2) Diferentes critérios de seleção: hoje, não se analisa apenas a formação acadêmica e as experiências profissionais em um processo seletivo. A tecnologia possibilitou que candidatos façam testes antes mesmo de ir à empresa. Essa prática é uma forma de avaliá-los e conhecer o perfil de cada um. O objetivo é contratar aquele que mais se encaixa nos comportamentos da companhia.

3) Inteligência Artificial: já apresentamos alguns benefícios dessa tecnologia (que consiste em imitar o raciocínio humano). Além de chats para funcionários, ela permite a implementação de biometrias, para acelerar e facilitar ações de rotina.

4) People Analytics: como o próprio nome já diz, é uma análise de pessoas ou uma análise comportamental através de tecnologia. No RH, essa técnica pode ser amplamente usada na seleção ou corte de funcionários não alinhados ao perfil corporativo. Mas também pode ter uma utilização interessante em programa de desenvolvimento de colaboradores, como treinamentos ou políticas de remuneração.

5) Gamificação em treinamentos: direto do mundo dos jogos, a gamificação é uma tendência ótima em treinamentos para gerar engajamento e também estimular a curiosidade dos funcionários na solução de problemas. Isso sem falar da aproximação com outros colegas de trabalho.

Ficou interessado em implementar alguma dessas tendências de Recursos Humanos na sua empresa? Então acesse nosso site e experimente transformar o RH com DNA estratégico