Entender as funções do RH e do líder de uma empresa ainda é um pouco confuso para algumas pessoas. Ambos têm o objetivo de ajudar no crescimento da organização por meio do incentivo e bem-estar dos colaboradores. Definir estratégias, implementar melhorias, gerar resultados, buscar talentos e treiná-los, entre outros é algo primordial. Mas afinal, qual o papel do RH vs líderes nesse conjunto?

Gerenciar pessoas dentro de uma empresa se torna uma tarefa mais fácil quando cada profissional assume suas responsabilidades. Além disso, é importante que a equipe e os processos corporativos sejam bem coordenados para que a organização tenha um bom funcionamento. Confira aqui os papéis do RH e dos líderes nas empresas para conseguir atingir seus objetivos.

O papel do RH na instituição

O RH tem como papel gerenciar as pessoas que fazem parte da instituição, para atingir objetivos coletivos e individuais. Essa ação se dá por meio da orientação de relações interpessoais na empresa, acompanhamento dos desempenhos e ajustes de estratégias e ferramentas.

Já sobre os líderes, eles identificam os pontos fortes e os que merecem melhorias na organização. A partir daí, o RH prepara projetos de treinamento para os colaboradores, levando em conta os principais objetivos, por ordem de prioridade, e o planejamento orçamentário definido.

Além disso, o sucesso de um líder depende dos recursos humanos. O setor é responsável por apoiar as lideranças a partir de uma visão mais ampla do funcionamento da empresa. Por meio do desenvolvimento de habilidades e competências dos líderes e dos outros colaboradores, o RH consegue promover melhorias na instituição.

É papel do RH se envolver no processo de planejamento e implantação de ações que visam resultados positivos nas operações corporativas. Por exemplo, a implantação de novas ferramentas e plataformas digitais para uma nova cultura empresarial precisa ter o setor como facilitador.

Desenvolver uma cultura digital, reter e treinar novos talentos fazem parte das funções do RH para que o custo com novas tecnologias não seja um gasto, e sim um investimento. Em seguida, deve-se promover engajamento entre os colaboradores para as mudanças instaladas na empresa.

A importância da liderança em uma empresa

É fundamental que o líder tenha as estratégias de incentivo aos funcionários aliadas ao RH da organização. Uma função desse cargo é orientar a equipe para garantir melhores resultados e maior qualidade nos processos. Para isso, o líder especifica as demandas dos colaboradores e, sempre que possível, lhes fornece um feedback simples.

São os líderes quem percebem melhor os gaps internos, já que o seu papel consiste em analisar qual demanda é mais adequada para cada colaborador, de acordo com as habilidades individuais. Afinal, esse gestor de pessoas tem uma visão mais específica do setor que administra dentro da organização.

Logo, podemos ter a maior certeza que o RH deve sempre andar de mãos dadas com a liderança para alcançar o objetivo comum de conquistar os melhores resultados.

Comece hoje mesmo a ter um RH mais estratégico

Quer saber mais sobre como melhorar o desempenho do RH e dos líderes da sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas e conheça a plataforma que vai mudar a produtividade e estímulo dos seus colaboradores.

O bem-estar dos funcionários está nas ações promovidas na instituição e nós queremos ajudar você a implementá-las.