Seja na hora da entrevista ou para avaliar os colaboradores, as empresas precisam entender quais são as habilidades e conhecimentos das pessoas. Isso serve para que os cargos sejam devidamente preenchidos e haja sucesso na formação da equipe. Por isso, surge a ideia de traçar perfis comportamentais.

É uma análise do comportamento das pessoas, a fim de dividir em grupos com base no seu desempenho em diferentes situações. É possível traçar o perfil da equipe por meio de uma série de testes e análises cognitivas.

A importância de traçar os perfis dos colaboradores

Quando uma empresa conhece o perfil dos seus colaboradores consegue mapear melhor o fluxo de trabalho. Assim, a rotina fica mais produtiva e as pessoas conseguem oferecer o que têm de melhor em sua personalidade.

Através de um mapeamento adequado, é possível comparar se o colaborador está de acordo com a sua rotina, liderança e, até mesmo, como tratar seu desenvolvimento pessoal. Dessa forma, é imprescindível que o gestor saiba quais são os perfis comportamentais ao seu redor.

Os tipos de perfis comportamentais que existem

Perfil comunicador

Uma das maiores habilidades do comunicador é a facilidade em se relacionar com as outras pessoas, com boa comunicação e carisma. Ao se deparar com um novo projeto mostra empolgação, otimismo e tem o poder de contagiar a todos. Os comunicadores são bons em trabalhar em grupo e conseguem lidar bem com conflitos, sendo um importante apaziguador.

Por outro lado, tem dificuldade em planejamento e execução desses projetos. O ato de seguir cronogramas, normas e processos é uma grande dificuldade para ele.

Perfil executor

O perfil executor é habilidoso quando o assunto é tirar um projeto do papel, ele consegue dar conta de dificuldades envolvidas no processo muito bem. O mais importante é executar aquilo que foi planejado, a todo custo, com objetivo, determinação e autoconfiança sempre.

As dificuldades quanto a esse perfil são as tendências a um comportamento mais autoritário, competitivo, tornando o trabalho em equipe seu ponto fraco. Além disso, na presença de trabalhos impossíveis, é difícil persuadir o executor a desistir.

Perfil planejador

O planejador é um dos perfis com maior equilíbrio, pois trabalha de forma constante, sem apresentar altos e baixos, de forma conservadora e estável. Por conta de sempre planejar seus atos, não entra em pânico, em vista de estar preparado para vários tipos de situações.

O problema é que esse perfil tem grande dificuldade de pensar fora da caixa ou improvisar para resolver algum conflito. Apesar de bom líder, apresenta uma postura pessimista, odeia perder o controle da situação.

Perfil analista

O analista é preocupado, responsável e detalhista em suas ações. Quando o assunto é executar tarefas rotineiras, ele é mestre em obedecer os procedimentos à risca, pelo seu conservadorismo e organização, fazendo isso com prazer. Além disso, tem capacidade de aperfeiçoar esses processos, pois também é perfeccionista em sua atuação.

Em contraposição, não gosta de trabalhar sob pressão, fechando-se em meio a esse contexto. Há também certa dificuldade em tomar decisões, pois fica fora de sua zona de conforto.

Entender para direcionar

Um ponto extremamente importante, e vale um reforço extra de atenção, é que isso não serve para excluir as pessoas, mas redirecionar colaboradores para cargos onde consigam aplicar seu potencial. Dessa forma, a sua empresa consegue uma equipe mais produtiva quando promove análise dos perfis comportamentais.

Se você busca potencializar um processo de desenvolvimento para os seus colaboradores, entender o perfil comportamental é peça chave e com garantia de almejar sucesso.

Gostou? Visite nosso site e experimente gratuitamente!