O seu setor de RH está precisando de novas estratégias? Se você é gestor e já se pegou fazendo esta pergunta, isso é um ótimo sinal. Afinal, nenhuma empresa sobrevive sem inovar.

Por lidar com o principal recurso da empresa – pessoas, e estar atolado de atividades burocráticas, o RH pode ter uma dificuldade em encontrar e aplicar novas estratégias.

Portanto, se você não quer ficar para trás e ver os melhores talentos saírem da sua empresa, confira este e entenda 5 sinais de que seu RH precisa de novas estratégias.

1 – A alta taxa de turnover

turnover alto é um dos maiores problemas do setor de RH. É um indicador bem claro de que algo na sua empresa não está bem. Se os colaboradores entram e saem muito rapidamente, é preciso tentar avaliar o motivo e trabalhar em uma nova estratégia de retenção.

O problema é que os motivos para o turnover podem ser inúmeros, atuando de forma isolada ou coletiva. Por isso, deve ser uma nova estratégia, primeiramente, para encontrar o motivo para o turnover tão alto e, em seguida, para corrigi-lo.

2 – Retrabalho

retrabalho certamente não é um problema apenas do setor de RH, mas ele é enorme neste departamento. Fazer um trabalho que já foi feito por conta de alguma inconsistência nos dados, por exemplo, é algo que não somente afeta a produtividade, mas a motivação.

Por isso, se o seu RH perde muito tempo com o retrabalho, vale a pena implementar uma nova estratégia para evitar que ele aconteça.

3 – O seu RH está atolado em trabalhos manuais

Outra tradição do RH que é negativa é o trabalho manual em excesso. É um setor que, normalmente, tem bastantes tarefas burocráticas e repetitivas. Elas consomem muito tempo do profissional do setor, dificultando que ele se concentre em soluções para inovar e melhorar a vida dos colaboradores.

Se esta é a realidade no seu departamento, pode ser necessário fazer uma nova estratégia para implementar soluções mais inovadoras e eficazes, tais como alterar o sistema de gestão de pessoas, ou sistema com inteligência para contratação, folha de pagamentos ou até mesmo processamento da folha de pontos.

4 – O RH pede opiniões dos colaboradores, mas nunca age

Esta é uma das maiores armadilhas do setor de RH. Se ele está constantemente pedindo feedback dos colaboradores, mas nunca age em cima deles, está cometendo um grande erro. O colaborador se sente alienado e que sua opinião não é ouvida ou não importa para a empresa.

É um exemplo de problema que o RH tem dificuldade de resolver sozinho. Afinal, ele não tem muito espaço para tomar certas decisões. Neste caso, é preciso engajamento da liderança e uma mudança mais geral de estratégia.

5 – As regras são inflexíveis

Os colaboradores são pessoas e não máquinas. Por isso, ter um conjunto de regras totalmente inflexível, e que não atende as necessidades dos colaboradores, é uma armadilha que faz com que eles se voltem contra a empresa. Por isso, é crucial ter uma mudança de estratégia, para que as regras possam ser mais flexíveis e se adaptem a cada caso.

Estes são alguns sinais interessantes de que existe algo errado com o seu RH. Pode ser o momento de avaliar e fazer uma mudança, garantindo que o ambiente é o melhor possível, tanto para você quanto para os colaboradores.

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