O colaborador atual não é mais atraído apenas pelo dinheiro, mas sim por uma empresa dos sonhos. É claro que isso é, e sempre vai ser, importante, mas atualmente, a qualidade de vida tem um peso tão grande ou maior do que o financeiro. Por isso, empresas de todo o mundo, não importa seu tamanho, querem se transformar no melhor lugar para trabalhar.

Mas, como fazer isso na prática? Afinal, existem muitas formas de trazer um ambiente positivo para o trabalhador. Então, é isso que você vai encontrar neste post. Confira 7 práticas para construir uma empresa dos sonhos para os colaboradores.

1. Quebre alguns paradigmas

A primeira prática é um pouco mais filosófica, mas essencial. É preciso quebrar alguns paradigmas que eram considerados crença, mas, agora, se sabe que são furadas.

Um exemplo é o volume de horas trabalhadas. Sabe-se que a lei dos “diminishing returns” se aplica aqui. Se um funcionário trabalha o dobro de horas, não vai necessariamente trabalhar duas vezes mais.

Produtividade pelo número de pessoas

diminishing returnslei dos rendimentos decrescentes – é calculado através da produtividade pelo número de pessoas.

Pessoas cansam e precisam relaxar para fazer um bom trabalho. Então, quebre paradigmas e tenha uma mente aberta para se inspirar nas ideias.

2. Observe o que outras empresas fazem

Mais uma boa dica é se inspirar no que as principais marcas do mercado fazem. Entretanto, observar como outras empresas de segmentos diferente estão inovando e como você pode adaptar ao seu segmento, à sua empresa.

O Google é o maior dos exemplos, com inúmeras iniciativas para melhorar a vida dos colaboradores. É uma empresa que se atenta ao cuidado com os funcionários “pais”. Existe licença parental para homens e mulheres, bônus para comprar fraldas e outros itens essenciais, além de uma creche no local para cuidar das crianças.

3. Ofereça exercícios para diminuir o estresse

Certamente, estresse é uma consequência natural do trabalho. Portanto, a empresa precisa trabalhar o máximo possível para gerenciá-lo. Um exemplo é reservar um horário da semana para exercícios de relaxamento, como o yoga, pilates ou até mesmo oferecer massagens no local de trabalho.

4. Profissionais de saúde mental disponíveis no trabalho

Essa é uma dica “emprestada” dos esportes profissionais. Muitos times profissionais incorporam um profissional de saúde mental full time, especificamente para cuidar desse aspecto dos atletas.

É uma forma de lidar com a pressão e as dificuldades desse trabalho. Cada vez mais as empresas copiam essa ideia e oferecem sessões de terapia dentro do ambiente de trabalho.

5. Home office já morreu

Você sabia que o home office já está ultrapassado? A ideia é evoluir esse termo para “trabalhe de onde quiser”. Quer ficar de casa? Sem problema. Quer vir ao escritório? Pode ser. Quer viajar e trabalhar? A vontade. Trabalha em outra cidade mas quer ir para um escritório compartilhado? Também pode.

No entanto, o objetivo é realmente dar mais liberdade para o colaborador e focar na produtividade e entrega mais do que de onde ele trabalha.

6. Aprimore o pacote de benefícios

  • Convênios com academias;
  • Assinaturas de clubes de vinho ou cerveja;
  • Assinaturas de clubes de leitura para crianças;
  • Clube de vantagens expansível à família;
  • Benefícios flexíveis.

Tudo isso pode fazer parte do seu pacote de benefícios. Oferecer o básico não é mais o suficiente

7. Programas ou parcerias de Educação Financeira

A Educação Financeira no Brasil é precária, então, mostre para seu colaborador que você se preocupa também com seu futuro. Estabeleça aulas de Educação Financeira e até mesmo programas ou parcerias com outras empresas.

Lembre-se que funcionário endividado estará com o foco em como pagar as dívidas, perdendo performance em sua rotina no trabalho.

Conclusão sobre ser uma empresa dos sonhos

A Delloite realizou uma pesquisa com 9.000 líderes de negócios de RH em 119 países e identificou que 56% das empresas estão reformulando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais, como soluções de análise de perfil comportamental e metodologia de engajamento. Se você não fizer o mesmo para a sua empresa desde já, dificilmente será considerada o lugar dos sonhos.

Lembre-se de que construir a empresa dos sonhos é útil para atrair talentos, melhorar o desempenho e, ainda, os resultados econômicos do negócio.

Escreva um comentário