A modalidade de benefícios flexíveis durante a contratação tem sido bem inovadora. Algumas das principais empresas do mundo já estão adotando esse modelo. Entre as empresas que mais se destacam na prática de benefícios não obrigatórios estão Unilever, Google, O Boticário, entre outros.

Além das empresas citadas, podemos trazer a Google como maior força de exemplo, pois ela conta com diversos programas de benefícios diferenciados para seus funcionários, sendo que os principais são a possibilidade de testar produtos e softwares antes de seu lançamento, auxílio para compra de itens essenciais para bebês, incentivos financeiros para realização de projetos pessoais dos funcionários e muitos outros benefícios.

Dessa forma, o funcionário pode escolher durante a negociação de sua contratação, se deseja benefícios específicos em detrimento de outros. Como exemplo, pode-se citar o profissional que opta pelo plano de saúde familiar ao invés do vale alimentação, pois seu cônjuge já recebe esse benefício em sua empresa.

Benefícios Flexíveis

O mais interessante é que caso não houvesse a política de gestão de benefícios flexíveis, ele talvez não tivesse condições de ter um plano de saúde para si e para sua família. Porém, com a modalidade, ele cuida da saúde com seu benefício negociado e ainda conta com a cumulação do benefício do vale alimentação de seu cônjuge.

Qual a importância dos benefícios flexíveis para as empresas?

Os benefícios oferecidos no momento da contratação são de grande importância, tanto para os profissionais, quanto para as empresas. Isso ocorre, uma vez que oferecendo condições de remuneração melhores, a empresa consegue manter os funcionários mais focados e determinados a fazer um bom trabalho de modo geral.

Qual a importância dos benefícios flexíveis para as empresas?

Além disso, é possível conservar talentos que optam por ficar trabalhando no local, já que também podem contar com todos os benefícios flexíveis que a empresa oferece. Dessa forma, além do salário, também contam com a opção de escolher os benefícios que mais se adéquam a sua realidade e a de sua família.

Benefícios obrigatórios

A legislação brasileira prevê uma série de benefícios obrigatórios, ou seja, que as empresas são obrigadas a oferecer a seus funcionários no momento da contratação. Esses benefícios não podem ser trocados por outros, pois não fazem parte do rol de benefícios opcionais para as empresas.

Benefícios obrigatórios

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, a gestão de benefícios obrigatórios deve compreender:

Férias

As férias são um direito do trabalhador após concluir o período aquisitivo de 12 meses de trabalho em uma empresa. Ao final desse período, ele tem direito a 30 dias de férias com aumento de ⅓ de seu salário.

13º Salário

O 13º Salário compreende um salário do funcionário que trabalha em regime celetista (com carteira de trabalho). Ele tem direito a receber este salário a mais, todo mês de dezembro, sendo que o valor pode ser dividido em duas parcelas.

FGTS

Para que o empregado não fique em uma situação vulnerável em caso de rescisão do contrato, o empregador deve realizar o desconto de 8% do salário do funcionário e depositar em uma conta bancária, que é o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse valor pode ser sacado em casos de demissão, rescisão do contrato, pagamento de financiamentos imobiliários entre outras situações.

Vale-Transporte

O último benefício garantido por lei é o vale-transporte, que é o valor mensal que ele precisa para se deslocar de sua residência até o local de trabalho. Conforme a legislação, há um desconto de 6% no salário do funcionário para que esse valor seja adiantado. O uso do vale-transporte é de opção de escolha do colaborador.

Remuneração variável ou benefícios flexíveis

Existe uma dúvida muito comum nas empresas que desejam oferecer melhores condições de remuneração para seus funcionários. A questão gira em torno da opção por utilizar a remuneração variável ou os benefícios flexíveis.

Remuneração variável ou benefícios flexíveis

Como já foi abordado, os benefícios flexíveis são diferentes dos exigidos por lei, que podem ser oferecidos pela empresa, de modo que o funcionário possa optar por um em detrimento de outro. Como exemplo, pode-se citar a escolha do profissional que tem filhos pequenos, pelo auxílio-creche, ao invés do plano odontológico.

Já a remuneração variável, que também é muito interessante, diz respeito a um acréscimo na remuneração dos funcionários, que se baseia em um conceito de meritocracia. Isso quer dizer que, ao final do mês, a empresa analisa os resultados individuais e coletivos do profissional, e verifica se ele se enquadra nos critérios pré-estabelecidos para receber o aumento da remuneração.

Implicações legais dos benefícios flexíveis

Segundo a legislação vigente, todos os funcionários de uma empresa, que exercem a mesma função, devem ser tratados de maneira igualitária. Isso significa que ao oferecer uma gama de benefícios flexíveis para um dos profissionais, a empresa também deve dar a mesma oportunidade de escolha para os demais.

Implicações legais dos benefícios flexíveis

Além de também poderem contar com essa modalidade de gestão de benefícios, os funcionários ainda deverão ser expostos às mesmas opções, sendo que os valores e a proporção de pontos para a escolha de cada benefício também devem seguir o mesmo padrão. Somente assim, haverá igualdade de direitos para os funcionários.

Outro ponto importante em relação às implicações legais dos benefícios flexíveis é o fato de que a empresa deve documentar e registrar a mudança da modalidade de benefícios normal, para a aplicação da prática de benefícios flexíveis. Isso é feito a partir de um acordo coletivo de trabalho.

Impactos nos negócios – custo vs investimentos

Com relação ao investimento realizado para a implementação do pagamento de benefícios flexíveis, o retorno é bastante expressivo. As empresas que aplicam essa modalidade de gestão de benefícios percebem em pouco tempo que os funcionários ficam mais motivados, a equipe produz mais e os profissionais de maior qualidade têm cada vez menos tendência a trocar de empresa.

Isso tudo faz com que em curto, médio e longo prazo, o negócio se solidifique e gere cada vez mais lucro. Afinal, nada motiva mais um funcionário a trabalhar de maneira empenhada do que se sentir valorizado pela empresa em que atua!

Entenda as preferências de seus colaboradores e adapte

Não basta apenas oferecer os benefícios flexíveis para os colaboradores da empresa. É preciso que haja um estudo sobre a realidade dos profissionais, para que a empresa possa oferecer de fato opções que façam a diferença na vida de seus funcionários. Dessa forma, o investimento do negócio terá um retorno baseado na alta satisfação dos empregados.

Entenda as preferências de seus colaboradores e adapte

Sabendo as necessidades de cada empregado, a empresa pode planejar melhor a sua gestão de benefícios para adequar o que é oferecido, com a demanda da maior parte de empregados do negócio.

Crie uma política clara de como utilizar

Para que todos os funcionários estejam cientes e compreendam suas opções em relação aos benefícios flexíveis, a empresa deve trabalhar na criação de uma política clara. Para isso, é interessante que conte com o auxílio de profissionais que já atuaram com essa modalidade. Além disso, a empresa pode optar pela utilização de um software específico.

Geração de valor para a empresa

A empresa que opta pela gestão de benefícios flexíveis ainda conta com a vantagem de gerar valor para o negócio. Isso ocorre de maneira direta e indireta, por meio da satisfação dos funcionários, que acabam por produzir mais e gerar mais lucro para a empresa. Além disso, ao manter dentro da empresa os melhores profissionais de cada função, ela consegue inovar e se destacar cada vez mais no mercado.

Outro ponto interessante diz respeito à geração de valor abstrata, que trata de fatores que vão além do lucro. No caso dos benefícios flexíveis, não há só um aumento dos ativos financeiros da empresa, como também uma melhora na vida de seus profissionais, estes que são parte integrante da sociedade em que a empresa atua e está situada.

Liberdade de escolha e satisfação do colaborador

Os benefícios flexíveis, além de serem uma excelente alternativa para a empresa, também fazem toda a diferença na vida de seus funcionários. Isso acontece porque, ao poder optar pelo benefício que mais se aproxima de suas necessidades, o profissional aumenta sua qualidade de vida e trabalha muito mais feliz.

Liberdade de escolha e satisfação do colaborador

As melhores empresas que oferecem essa modalidade de benefícios contam com opções bem variadas, como auxílio-creche, previdência privada, plano de saúde, plano odontológico, bolsa de estudos, investimentos em cursos, clube de benefícios entre muitos outros.

Plataforma gamificada: A HABAUT

A HABAUT é uma solução que ajuda as empresas a tornarem o processo de aquisição dos benefícios flexíveis muito mais dinâmica e interessante. Por meio da plataforma, é possível motivar os profissionais na busca pelos melhores benefícios que a empresa oferece.

Além disso, conta com uma série de vantagem para a empresa e para os profissionais que nela atuam, como clube de benefícios exclusivo, possibilidade de realizar o mapeamento do perfil comportamental dos colaboradores, traçar planos de metas, pesquisas de engajamento e clima entre outros.

Conclusão

A partir de tudo que foi abordado neste tópico, fica claro que a integração de um programa sólido, eficaz e transparente de benefícios flexíveis é a melhor alternativa para as empresas que buscam se destacar no mercado. Além das vantagens oferecidas para os profissionais, a gestão de RH da empresa é melhorada junto com o aumento da motivação e satisfação dos funcionários.