O ano de 2020 foi de grandes desafios para o setor de Recursos Humanos (RH) das empresas em todo o mundo. Seu papel sempre foi muito importante para que os negócios obtenham sucesso, mas isto foi mais significativo no ano que passou.

Em tempos de pandemia, as organizações precisaram se adaptar para obedecer a quarentena, atender as necessidades de seus colaboradores e de seus clientes, e ainda manter os custos controlados.

Em 2021 ainda há muita incerteza, mesmo com a possibilidade da vacinação da população contra o coronavírus. Por isso, trouxemos algumas dicas para que a estrutura do RH consiga ajudar as empresas a conquistar seus objetivos em 2021.

Estruturação para treinamentos online

Com tantas mudanças, o RH precisa estar preparado para capacitar os colaboradores ao novo normal. O próprio setor precisa também se adaptar e buscar conhecimento para treinar a equipe e mantê-la atualizada sobre novos procedimentos.

Assim, esses treinamentos para a equipe de RH devem ter seu foco em desenvolvimento pessoal e ainda nas habilidades analíticas que auxiliem este profissional para ler dados, por exemplo.

No caso dos treinamentos com os outros funcionários, para evitar que eles precisem se deslocar, as empresas vão cada vez mais aderir ao uso de ferramentas e plataformas que forneçam aprendizado contínuo online ou mesmo no ambiente de trabalho.

Ambiente de trabalho flexível

Tudo indica que ainda haverá a necessidade de que muitos trabalhadores ainda realizem suas funções em home office, para evitar deslocamentos desnecessários e, consequentemente, as contaminações por Covid-19.

Sendo assim, é preciso que as empresas e o próprio RH se adaptem às novas tecnologias. Quem já está atuando desta forma, precisa ainda melhorar o que vem fazendo. É preciso se estruturar muito bem para fazer o controle dos colaboradores e cuidar de seu bem estar.

Desta forma, o RH precisa utilizar ferramentas tecnológicas que melhorem cada vez mais a comunicação interna. É preciso cuidar da parte burocrática de cada funcionário, mas também criar canais para contato com o RH, para saber como está a qualidade de trabalho e de vida do funcionário.

Processos automatizados

O RH das empresas precisa continuar seu trabalho de estruturação por meio da automatização de suas rotinas em 2021. Com isso, eles irão cada vez mais utilizar ferramentas que permitam integrar os dados e enviá-los automaticamente para os setores devidos.

É importante ressaltar ainda que, enquanto houver a pandemia e a necessidade de sair de cada o menos possível, o RH precisa estruturar e se preparar para realizar entrevistas com novos candidatos a colaboradores com ferramentas de comunicação online.

Por fim, se precisar de uma forcinha, conte conosco! Entre em contato agora mesmo e conheça a primeira plataforma com inteligência preditiva e cognitiva capaz de mapear o perfil comportamental pessoal e profissional dos colaboradores, traçar níveis de engajamento, melhorar a comunicação/denúncia e feedback e aliado a um plano de incentivo de metas no Clube de Benefícios.

Escreva um comentário