Implementar um RH estratégico na sua empresa parece uma coisa de outro mundo. Muito pelo contrário, sua implantação requer apenas cuidados e uma lista de check-points para criar uma cultura diferenciada, objetiva e didática.

O mundo corporativo vem passando por constantes mudanças. Entre as significativas transformações que vem ocorrendo neste cenário, está a relação do papel do RH nas organizações.

Porque devo me preocupar em implementar um RH estratégico?

Antes de mais nada, você deve estar se perguntando e, com razão em antes elencar os pontos antes de qualquer transformação:

Primeiramente, é bom saber que se antes era comum associar tal setor a atividades de cunho mais burocrático, hoje essa prática tornou-se inviável. O RH vem se consolidando cada vez mais como um pilar imprescindível dentro das organizações.

Atualmente, o setor de RH tem a competência de otimizar a gestão de pessoas e atuar de forma mais estratégica. O RH estratégico, portanto, tem uma atuação bem mais ativa dentro de um empreendimento, até mesmo no que concerne à tomada de decisões, deixando de lado a visão meramente operacional de tal setor.

Essa mudança não é implícita apenas em digitalizar o RH, como também adaptar o processo de inclusão digital de todos os colaboradores, para uma participação mais ativa e homogênea.

Confira algumas medidas imprescindíveis para implantar um RH estratégico em uma organização.

Mapeamento da organização

Antes mesmo, é importante fazer um levantamento acerca da situação atual do negócio. Neste ponto, tome nota das demandas do RH vs o tempo de execução gasto no mês. Também é preciso pensar fora da sua área.

Na sequência, é realizar pesquisas com os colaboradores para entender as maiores dificuldades e problemas vistos por eles. Por meio deste diagnóstico, será possível direcionar as ações estratégicas para os objetivos da organização.

É uma etapa importante, uma vez que permitirá um quadro geral da situação da empresa. Desde aspectos mais simples, como problemas mais complexos.

No entanto, para a implementação de um RH estratégico funcional, é vital um diagnóstico preciso da situação e colaboração de todas as áreas.

Adotar uma política de criação e retenção de talentos

Um RH estratégico tem em mente que uma política de criação e retenção de talentos é primordial para a sobrevivência de um negócio, dimensionando a importância do capital humano.

Ou seja, além de criar um cenário favorável para incentivar o talento da equipe, também é preciso engajar a equipe a seguir motivada e prosseguir colaborando com o crescimento do empreendimento.

Com isso, os riscos de perder os colaboradores para outras organizações são reduzidos.

Inclusão digital de todos os colaboradores

Pensar em transformação humana, é preciso pensar em inclusão digital para todos. Essa é uma etapa fundamental, afinal de contas, há empresas com funcionários com idades avançadas e que são peças fundamentais na organização. Eles também tem o direito de participar das ações, mesmo que baseadas em tecnologia.

Investir na terceira idade, significa que a empresa tem bons olhos para todos. Outro fator importante também é que são eles quem mais vão defender a empresa. Diferente dos jovens que, em sua maioria, além de desafios, focam principalmente em salários e benefícios. Fique de olho!

Invista em tecnologia

O setor de RH necessita de infraestrutura satisfatória para poder realizar seu trabalho, portanto, o investimento em tecnologia é indispensável.

Determinados segmentos de um RH estratégico dependem da tecnologia. Portanto, ainda que investir em tecnologia seja um investimento financeiro considerável, é imprescindível para alcançar os objetivos da organização.

Revisões periódicas são imprescindíveis

É substancial acompanhar os resultados periodicamente. Isso ocorre porque, por meio de tais dados, será possível dimensionar se as estratégias da organização estão colhendo o resultado esperado.

Revisões periódicas possibilitam maior clareza para traçar as diretrizes e tomadas de decisões.

Contratar pessoas com fit à cultura organizacional

Setores de RH de cunho mais tradicional trabalham com seleção por meio das competências técnicas. Para um RH estratégico, tais competências são imprescindíveis, mas não podem estar isoladas.

É necessário fazer uma análise acerca dos valores do colaborador a ser contratado. Ou seja, averiguar se tais valores dialogam com a cultura organizacional da empresa e se vão agregar à equipe de trabalho.

Esses valores podem ser mensurados através de uma análise comportamental para comparação se a vaga a ser ocupada está de acordo com o perfil e skill esperados.

Treinamento da liderança é fundamental

Existe uma diferença significativa entre ser chefe e ser líder. O líder de verdade é aquele que sabe engajar seus colaboradores. Uma boa liderança deve ter um papel estratégico que beneficie não só a si, mas toda a equipe de trabalho.

O papel contemporâneo de um líder não se restringe a ordenar, mas ser acolhedor, motivar equipe e propiciar um bom ambiente de trabalho.

É importante incentivar os líderes a realizarem treinamentos internos e externos constantemente. Eles precisam saber que, na visão dos colaboradores, o espelho da sua liderança é refletido sobre os liderados.

Foco de atuação delimitado

Quando se trata das estratégias organizacionais, o foco de atuação deve ser claro e objetivo. Traçar diretrizes muito abrangentes é contraproducente.

O ideal é ter objetivos que dialoguem com os reais interesses e necessidades de uma organização. Não esqueça de alinhar os objetivos e necessidades com o propósito da empresa. Ambas precisam andar juntas na mesma direção.

Durante essa fase, considere comparar se há uma necessidade de atualização do processo cultural da organização.

O RH estratégico caracteriza-se justamente por alinhar os interesses do capital humano com a estratégia de uma empresa.

E agora? Por onde começar a implementar um RH estratégico?

A Habaut nasceu com DNA estratégico, afim de criar um ambiente mais produtivo e com o propósito de compartilhar uma cultura diferenciada.

Venha conosco nessa transformação. Marque um bate-papo com nossos especialistas e saiba mais. Agende um horário conosco clicando aqui.