Implementar um RH estratégico na sua empresa parece uma coisa de outro mundo. Muito pelo contrário, sua implantação requer apenas cuidados e uma lista de check-points para criar uma cultura diferenciada, objetiva e didática.

O mundo corporativo vem passando por constantes mudanças. Entre as significativas transformações que vem ocorrendo neste cenário, está a relação do papel do RH nas organizações.

Antes de mais nada, você deve estar se perguntando e, com razão em antes elencar os pontos antes de qualquer transformação:

Primeiramente, é bom saber que se antes era comum associar tal setor a atividades de cunho mais burocrático, hoje essa prática tornou-se inviável. O RH vem se consolidando cada vez mais como um pilar imprescindível dentro das organizações.

Atualmente, o setor de RH tem a competência de otimizar a gestão de pessoas e atuar de forma mais estratégica. O RH estratégico, portanto, tem uma atuação bem mais ativa dentro de um empreendimento, até mesmo no que concerne à tomada de decisões, deixando de lado a visão meramente operacional de tal setor.

Essa mudança não é implícita apenas em digitalizar o RH, como também adaptar o processo de inclusão digital de todos os colaboradores, para uma participação mais ativa e homogênea.

Confira algumas medidas imprescindíveis para implantar um RH estratégico em uma organização.

Mapeamento da organização

Antes mesmo, é importante fazer um levantamento acerca da situação atual do negócio. Neste ponto, tome nota das demandas do RH vs o tempo de execução gasto no mês. Também é preciso pensar fora da sua área.

Na sequência, é realizar pesquisas com os colaboradores para entender as maiores dificuldades e problemas vistos por eles. Por meio deste diagnóstico, será possível direcionar as ações estratégicas para os objetivos da organização.

É uma etapa importante, uma vez que permitirá um quadro geral da situação da empresa. Desde aspectos mais simples, como problemas mais complexos.

No entanto, para a implementação de um RH estratégico funcional, é vital um diagnóstico preciso da situação e colaboração de todas as áreas.

Adotar uma política de criação e retenção de talentos

Um RH estratégico tem em mente que uma política de criação e retenção de talentos é primordial para a sobrevivência de um negócio, dimensionando a importância do capital humano.

Ou seja, além de criar um cenário favorável para incentivar o talento da equipe, também é preciso engajar a equipe a seguir motivada e prosseguir colaborando com o crescimento do empreendimento.

Com isso, os riscos de perder os colaboradores para outras organizações são reduzidos.

Inclusão digital de todos os colaboradores

Pensar em transformação humana, é preciso pensar em inclusão digital para todos. Essa é uma etapa fundamental, afinal de contas, há empresas com funcionários com idades avançadas e que são peças fundamentais na organização. Eles também tem o direito de participar das ações, mesmo que baseadas em tecnologia.

Investir na terceira idade, significa que a empresa tem bons olhos para todos. Outro fator importante também é que são eles quem mais vão defender a empresa. Diferente dos jovens que, em sua maioria, além de desafios, focam principalmente em salários e benefícios. Fique de olho!

Invista em tecnologia

O setor de RH necessita de infraestrutura satisfatória para poder realizar seu trabalho, portanto, o investimento em tecnologia é indispensável.

Determinados segmentos de um RH estratégico dependem da tecnologia. Portanto, ainda que investir em tecnologia seja um investimento financeiro considerável, é imprescindível para alcançar os objetivos da organização.

Revisões periódicas são imprescindíveis

É substancial acompanhar os resultados periodicamente. Isso ocorre porque, por meio de tais dados, será possível dimensionar se as estratégias da organização estão colhendo o resultado esperado.

Revisões periódicas possibilitam maior clareza para traçar as diretrizes e tomadas de decisões.

Contratar pessoas com fit à cultura organizacional

Setores de RH de cunho mais tradicional trabalham com seleção por meio das competências técnicas. Para um RH estratégico, tais competências são imprescindíveis, mas não podem estar isoladas.

É necessário fazer uma análise acerca dos valores do colaborador a ser contratado. Ou seja, averiguar se tais valores dialogam com a cultura organizacional da empresa e se vão agregar à equipe de trabalho.

Esses valores podem ser mensurados através de uma análise comportamental para comparação se a vaga a ser ocupada está de acordo com o perfil e skill esperados.

Treinamento da liderança é fundamental

Existe uma diferença significativa entre ser chefe e ser líder. O líder de verdade é aquele que sabe engajar seus colaboradores. Uma boa liderança deve ter um papel estratégico que beneficie não só a si, mas toda a equipe de trabalho.

O papel contemporâneo de um líder não se restringe a ordenar, mas ser acolhedor, motivar equipe e propiciar um bom ambiente de trabalho.

É importante incentivar os líderes a realizarem treinamentos internos e externos constantemente. Eles precisam saber que, na visão dos colaboradores, o espelho da sua liderança é refletido sobre os liderados.

Foco de atuação delimitado

Quando se trata das estratégias organizacionais, o foco de atuação deve ser claro e objetivo. Traçar diretrizes muito abrangentes é contraproducente.

O ideal é ter objetivos que dialoguem com os reais interesses e necessidades de uma organização. Não esqueça de alinhar os objetivos e necessidades com o propósito da empresa. Ambas precisam andar juntas na mesma direção.

Durante essa fase, considere comparar se há uma necessidade de atualização do processo cultural da organização.

O RH estratégico caracteriza-se justamente por alinhar os interesses do capital humano com a estratégia de uma empresa.

E agora? Por onde começar a implementar um RH estratégico?

A Habaut nasceu com DNA estratégico, afim de criar um ambiente mais produtivo e com o propósito de compartilhar uma cultura diferenciada.

Venha conosco nessa transformação. Marque um bate-papo com nossos especialistas e saiba mais. Agende um horário conosco clicando aqui.