Uma das histórias de criatividade mais interessantes que existem vem de uma empresa que fabrica pasta de dentes, cujo nome não vem ao caso. A empresa tinha um problema de enviar caixas de pasta de dente, sem a pasta em si, por algum problema na produção. Então, era preciso encontrar uma forma de, ao final do processo, saber se tinha pasta na caixa ou não.

A primeira solução que a empresa implementou foi criar uma máquina nova, que medisse o peso da caixa e avaliasse se estava acima de um padrão. Porém, antes de implementar esta solução, um dos funcionários da limpeza da empresa deu outra ideia. Por que não colocar um ventilador na frente? Assim, o vento tiraria a caixa vazia da produção.

Este é o tipo de solução que existe quando o potencial criativo da organização é alto. Criatividade não significa soluções mirabolantes e, muitas vezes, o mais simples é o ideal e o mais criativo.

Como é o potencial criativo na sua empresa? Confira, a seguir, 5 formas de aumentá-lo no seu negócio.

1 – Aposte na inteligência coletiva

O exemplo da empresa de pasta de dentes é interessante porque mostra como a criatividade e as boas ideias podem vir de qualquer lugar. Os gestores tendem a pensar com o ego, achando que apenas eles podem ter as boas ideias. Isso nem sempre é o caso e, na maioria das vezes, é um erro.

Precisa de ideias criativas? Exponha isso para todos os seus colaboradores, assim consegue ter uma visão mais ampla da questão e ideias inovadoras podem surgir quando menos esperar.

2 – Não puna os erros

Um dos maiores equívocos que qualquer gestor pode cometer é punir os erros. Muitas vezes, um colaborador tem uma ideia nova e criativa. Então, se ela der errado, a última coisa que o gestor pode fazer é puni-lo. Isso passa uma ideia clara para os outros colaboradores de que é melhor ficar de boca fechada. Então, você está tendo o efeito oposto: diminuindo o potencial criativo da organização.

3 – Transforme o brainstorming em algo divertido

brainstorming é uma reunião em que você está recolhendo potenciais ideias. O espírito por trás desta reunião é que não existem ideias ruins. O propósito da reunião é fazer com que as pessoas falem o que vem na cabeça, pensem fora da caixinha e, depois, discutam se aquilo é válido ou não.

Porém, o problema é que sempre vai existir aquele medo de falar besteira. Então, porque não transformar o clima em um ambiente divertido e recompensar as besteiras faladas? O único cuidado é não perder o foco, mas às vezes é nas brincadeiras que saem as melhores ideias.

4 – Crie jogos e gamifique

Digamos que você tem um problema a resolver e precisa de uma solução criativa. Você pode transformar isso em uma competição, como um game show, na qual cada equipe apresenta as ideias e recebe notas de acordo com a sua aceitação. A equipe ganhadora leva algum prêmio especial ou até alguns dias de folga como compensação.

5 – Ataque os sentidos dos colaboradores

Cuidado que não é para realmente “atacar”. A ideia é trazer certos estímulos visuais, auditivos, cheiros novos e histórias que eles nunca ouviram. A criatividade surge quando você recebe um estímulo com o qual não está acostumado. Por isso, é importante trabalhar os sentidos dos colaboradores de maneiras novas, mas sem ser inconveniente.

Essas 5 formas básicas de como aumentar o potencial criativo da sua organização funciona?

Quer conferir o resultado? Vamos primeiro, passo-a-passo, organizar a estrutura básica para estimular a inteligência coletiva.

1 – Precisamos definir qual o principal problema da empresa a ser trabalhada. O ideal é que obtenha no máximo dois problemas prioritários por vez.

2 – Agora, qual será o prêmio? Se a sua organização está com caixa curto no momento, então ofereça 2 dias de folga!  

3 – Estamos quase lá. Quais serão as regras? Tempo máximo de entrega das idéias? Se poderão dispôr do horário do trabalho para se reunirem, ou será fora do expediente, ou usando ferramentas para se conectarem etc.

4 – Agora vamos para a prática. Reúna a equipe, mesmo que virtual, e exponha o projeto e deixe a criatividade de todos ajudar em prol de um bem comum para todos.

Independente do prêmio, não deixe de fazer uma carta manuscrita de agradecimento aos vencedores!