Trabalhar em casa tem sido mais tão trivial neste momento do que em qualquer outro antes. As empresas tem tido dificuldades para disseminar e compartilhar a cultura organizacional e, muitas delas, estão se perdendo!

Com a fase pós-COVID, muitas empresas e colaboradores tiveram que readaptar a um mundo novo e fazer Home Office tem sido um processo habitual para a maioria dos brasileiros. Conciliar a rotina profissional e a pessoal pode ser bastante complicado para algumas famílias. Pensando neste novo cenário ainda nebuloso, como posso manter uma cultura organizacional mesmo em Home Office?

Ter uma nova rotina e adaptar o profissional à cultura organizacional pode não ser muito fácil no começo. Tudo pode ser resolvido de acordo com algumas atitudes e, claro, incentivos realizados pela Comunicação Interna da empresa para garantir o engajamento dos funcionários.

A satisfação do funcionário afetará diretamente sua produtividade e seu bem-estar. Entenda de que formas você pode ajudar seus colaboradores a ter melhor qualidade de vida, além de manter a produtividade em alta durante a pandemia do coronavírus.

Incentivo aos colaboradores necessita fazer parte da cultura organizacional

Uma das formas mais interessantes de garantir bons resultados é por meio da criação de campanhas e premiações, responsáveis por manter os ânimos em alta e garantir algum incentivo para metas.

Caso sua empresa já possua metas estabelecidas, analise se é necessário readaptá-las à nova realidade. Caso a infraestrutura pessoal dos funcionários não seja suficiente para manter a produtividade anterior, pode ser uma boa ideia adequá-las.

Para áreas não criativas, incorpore o incentivo aos colaboradores na cultura da empresa, independente se o trabalho é remoto ou presencial. Estimular o cumprimento de metas, precisa estar na linha vertical de qualquer estratégia interna.

Promova a cultura organizacional à todos

Este é um dos tópicos mais importantes, uma vez que nenhum trabalho pode ser realizado com excelência sem que haja organização.

Cultura organizacional é um conjunto de bons costumes e ideias, que tem como objetivo tornar a vida profissional mais simplificada e produtiva, além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

É bastante comum misturar o pessoal com o profissional quando se trabalha em home-office. Portanto, é importante isolar-se durante o período de trabalho. Saiba que, ainda que esteja trabalhando dentro de casa, você está a serviço da empresa para a qual trabalha.

Evitar distrações é uma boa ideia para evitar erros ou reduzir a produtividade. Não gaste seu tempo dando algumas “escapadas” nas redes sociais, por exemplo.

Reforce os valores da empresa

A desconexão das pessoas com o ambiente de trabalho pode afastá-las da missão e dos valores da empresa. Isso faz certos funcionários começarem a adotar posturas incompatíveis com o que a empresa pretende passar para o público.

Este é um problema que deve ser tratado com urgência, uma vez que um único funcionário pode prejudicar toda a imagem da empresa. A responsabilidade dos atos intransigentes certamente recairá sobre os representantes do negócio.

É muito mais difícil recuperar uma reputação destruída do que a construir do zero.

Mantenha um canal direto de comunicação com todos os seus colaboradores, entenda como funciona o mindset de cada um e promova campanhas internas sobre procedimentos e posturas adequados para o ambiente de trabalho continuar desejável.

Tenha um RH estratégico

Nem todo departamento de Recursos Humanos precisa ser tradicional. A Habaut destaca-se pelo seu comprometimento em conhecer a fundo o perfil pessoal de cada profissional, traçando programas e incentivos para garantir que o clima entre os colaboradores esteja sempre em harmonia.

Esforços são realizados com a finalidade de melhorar o feedback das equipes, o que torna a equipe não só mais produtiva, como também reduz os erros e melhora as relações interpessoais.

Pode contar com a gente para ajudar sua equipe a bater metas e manter os ânimos em alta. Clique aqui e conheça a Habaut, garanto que vamos te surpreender!