Para o RH que deseja melhorar suas decisões estratégicas, conhecer o perfil comportamental dos colaboradores é uma tarefa indispensável. Pois, através deste mapeamento, é possível ter uma visão completa das competências e fragilidades do profissional, o que acarreta tomadas de decisões assertivas.

Assim, designar um cargo tendo como base o perfil comportamental traz a garantia de desempenhos mais satisfatórios e, consequentemente, resultados mais positivos para o quadro geral da empresa. Mas, como utilizar e quais as vantagens dessa ferramenta no RH Estratégico?

Não estamos aqui falando apenas de analisar o perfil comportamental para a contratação. É preciso acompanhar de perto os já contratados e dar um norte sobre sua carreira em busca da prosperidade.

Neste artigo, separamos alguns passos para que você possa compreender melhor como utilizar o mapeamento do perfil comportamental para atrair melhores resultados. Confira a seguir!

1. Identifique o perfil do colaborador

A primeira etapa para designar um cargo de forma assertiva é compreender as características dominantes no perfil do profissional. Para isso, existem diversas metodologias e ferramentas que possibilitam identificar em qual grupo comportamental o colaborador se encaixa.

De modo geral, como base na metodologia DISC, os grupos podem ser divididos em:

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Planejador;
  • Analista.

Cada perfil apresenta características específicas, que apontam as habilidades que fazem o colaborador ter maior facilidade para executar certas tarefas e, portanto, de encaixar melhor em determinados cargos.

Assim, a partir dessa análise, é possível criar condições favoráveis para aproveitar ao máximo as competências do profissional, além de direcionar treinamentos para desenvolver as áreas que precisam de mais atenção.

Ainda, é importante destacar que os grupos comportamentais não definem a complexidade total da pessoa, porém são bons auxiliares no momento de identificar características predominantes no perfil.

2. Determine as necessidades básicas do cargo

Cada cargo exige uma competência por parte do funcionário para que as tarefas sejam executadas com sucesso.

Ao mapear o perfil do colaborador, torna-se mais fácil comparar os pontos fortes desse funcionário com os requisitos que determinada função exige, permitindo ao RH alocar profissionais em áreas que otimizem sua performance.

Por exemplo, um comunicador é extremamente competente para lidar com o público, enquanto o executor é ótimo em seguir ordens e o planejador em estruturar projetos. Já o analista, este se dá muito bem com tarefas metódicas.

Assim, quando cada profissional está desenvolvendo seu papel em um ambiente propício para as suas competências, existe o aumento na produtividade e melhora no desempenho.

Portanto, preencha as vagas com base no perfil do colaborador ou, se necessário, realoque os já contratados a funções que caibam como uma luva ao seu perfil comportamental, somado com as necessidades do trabalho para a garantia de resultados mais efetivos.

Gestão de pessoas eficaz

Uma gestão eficaz de pessoas é capaz de trazer muitos benefícios para uma empresa, como:

  • Diminuição de turnover;
  • Aumento na produtividade;
  • Funcionários mais engajados e motivados;

Todo gestor sabe que os colaboradores são parte importante no sucesso do negócio. Sendo assim, investir no conhecimento e em treinamentos que auxiliem o desenvolvimento dos profissionais é fundamental para o crescimento da corporação.

Dessa forma, podemos concluir que saber o perfil comportamental e os pontos fortes e fracos do quadro de funcionários para designar um cargo é essencial, pois otimiza resultados e estratégias e impulsiona o desempenho de uma gestão de RH eficiente.

Saiba mais sobre a Habaut, o primeiro HR CENTRIC com uma solução robusta e gamificada para acompanhamento nos cinco principais pilares: engajamento, colaboração, desempenho, performance e cultura. Fale com um especialista hoje mesmo.