Embora seja uma tendência (em escala global), a digitalização ainda é um tema pouco discutido em diversos setores, como no RH, por exemplo. A título de informação, de acordo com uma pesquisa conduzida pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 42% dos empresários do Brasil desconhecem possibilidades técnicas para aprimorar seus projetos e/ou negócios.

Diante disso, preparamos este conteúdo para apresentar melhor as vantagens oferecidas pela digitalização ao seu RH, especificamente, para que assim consiga visualizar melhor como essa técnica pode melhorar seu negócio.

Redução de custos

A digitalização é um processo que pode colaborar para a redução de custos no RH de sua empresa. Isso de diversas maneiras, sendo estas alguns exemplos:

– Reduz o uso de papel, o que, por consequência, pode fazer com que economize;

– Pode colaborar para a economia em sua folha de pagamento, uma vez que a digitalização de processos ou operações de RH permite a sua empresa reduzir o quadro de colaborador, se assim desejar.

Otimização na realização de processos/operações

Além de colaborar para a redução de custos, melhorando assim a saúde financeira de sua empresa, a digitalização otimiza a realização das operações/processos de RH. Com outras palavras, permite a aceleração na realização desses processos, fazendo com que seu RH seja eficiente e produtivo.

Na prática, isso pode aumentar o diferencial competitivo do seu negócio e fazer com que alcance seus objetivos de forma mais ágil. Algo que, certamente, todo empresário deseja.

Implementação de um banco de dados

A digitalização é uma ferramenta que permite digitalizar não apenas documentos, mas também processos, como destacado. Nesse sentido, podemos dizer que a digitalização facilita a implementação de um banco de dados no RH de sua empresa. Fica mais fácil constituir um banco de dados com documentos digitais, que ficam na nuvem ou em qualquer outro dispositivo de armazenamento.

No dia a dia, contar com um banco de dados digital pode ser essencial para garantir maior rapidez na realização das tarefas/operações.

Auxílio na tomada de decisão

Também se pode dizer que a digitalização contribui para acelerar e fundamentar o processo de tomada de decisão. Com outras palavras, ao poder contar com dados de forma ágil, fica mais fácil tomar decisões que exigem rapidez e senso de estratégia.

Ao tomar decisões rápidas e bem fundamentadas, o RH pode se diferenciar e, consequentemente, a empresa.

Redução da papelada física

Por fim, ainda podemos dizer que a digitalização é uma estratégia que ajuda a reduzir a papelada física. Com isso, contribui para melhorar a fluidez nos espaços e até mesmo a organizá-los melhor.

Hoje, como sabemos, ter ou dispor de um ambiente organizado é uma condição fundamental para o aumento da eficiência e produtividade. Nesse sentido, a digitalização pode ajudar.

Materiais de apoio

Para ajudar a digitalizar o seu RH, preparamos alguns ebooks que o(a) ajudará a guiar nesta primeira fase de implantação da digitalização.

Baixe o ebook e saiba como digitalizar seu RH
Entenda como realizar uma admissão 100% digital
Digitalização do RH: Fluxo de Documentos na Contratação
Veja o fluxo de documentos na contratação digital
Ebook - Como demitir remotamente
Demissão remota e humanizada

Tenha um RH Digital e Estratégico

O que achou deste conteúdo? Esperamos que você tenha gostado. Para ler outros como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?

Contamos com uma plataforma que pode ajudar o RH de sua empresa a se tornar mais econômico e ágil. Acesse nosso site e saiba mais!

Escreva um comentário