Todo gestor de empresa sabe que, além de administrar a parte financeira de seu negócio, ele precisa gerir seus colaboradores. Uma das formas de fazer essa gestão de pessoas é através da dinâmica de grupo.

Esse tipo de atividade é, muitas vezes, vista como uma brincadeira entre funcionários. Por isso, alguns colaboradores não levam a sério, entretanto, a dinâmica de grupo é essencial para construir uma equipe unida.

Dinâmica de Grupo

A dinâmica de grupo é uma atividade lúdica que tem como objetivo melhorar o relacionamento entre os funcionários, criando relações interpessoais e melhorando o ambiente de trabalho.

Além disso, quando feitas em entrevistas de emprego, a dinâmica de grupo é usada para avaliar a capacidade dos candidatos de trabalhar em equipe. ou seja, ela é focada em avaliar as habilidades e competências dos entrevistados. Por fim, outro dos objetos da dinâmica de grupo é fazer com que os colaboradores estejam engajados com as filosofias da empresa.

Dessa forma, é possível afirmar que a dinâmica de grupo traz vários benefícios para as empresas que as aplicam. Sendo assim, pode-se citar o estreitamento das ligações entre os colaboradores e o fortalecimento da cultura organizacional da empresa.

Não podemos deixar de falar que, a dinâmica de grupo é uma ferramenta essencial para que os gestores identifiquem as características de cada funcionário. Com isso, fica mais fácil alocar colaboradores a funções para os quais são mais adequados.

Situações nas quais a Dinâmica de Grupo pode ser aplicada

A dinâmica de grupo é uma ferramenta de gestão de pessoas que pode ser utilizada em diversas situações diferentes. Comumente ela é usada durante os processos de seleção, mas também é feita internamente nas empresas.

Nos processos de seleção, a dinâmica de grupo tem como objetivo identificar as principais características dos candidatos. Dessa forma, os entrevistadores podem avaliar aqueles indivíduos que se adéquam melhor as vagas ofertadas. o objetivo é verificar quais os pontos fortes e aqueles que precisaram ser trabalhados.

Sendo assim, são buscadas características referentes à capacidade de liderança, poder de persuasão, habilidade de trabalhar em equipe, convivência em grupo e raciocínio lógico.

Quando a dinâmica de grupo é aplicada de forma interna, ela pode ter os seguintes objetivos:

Integração

O objetivo da dinâmica de grupo nessa situação é inserir os novos funcionários dentro da empresa. Assim, a cultura da organização é apresentada, além de facilitar a criação de laços entre os novos e antigos funcionários.

Promoções

As dinâmicas internas mantêm os gestores atualizados sobre os pontos fortes de seus funcionários. Dessa forma, quando é necessário preencher as vagas com pessoal interno, os gestores já sabem quais os candidatos possuem as características exigidas pela nova função.

Mudanças Culturais

Quando a empresa decide fazer alterações na sua cultura organizacional, a dinâmica de grupo é utilizada para apresentar esses novos valores aos funcionários e ajudá-los a internalizar essa nova maneira de atuação.

Colaboração

Através da dinâmica de grupo os funcionários são estimulados a colaborar com outros setores, criando equipes multidisciplinares com o objetivo de elaborar sugestões que melhorem a empresa.

Inovação

A dinâmica de grupo também é utilizada como uma ferramenta de inovação. As atividades têm como objetivo estimular os funcionários a encontrar soluções criativas para os problemas da empresa.

No entanto, a aplicação dessas dinâmicas não visa criar um ambiente de hostilidades entre os funcionários, nem instalar uma competição dentro da empresa. O resultado esperado é a união do grupo. Cada um usando sua experiência para ultrapassar os obstáculos do dia a dia.

Além disso, por ser a ferramenta usada para estimular os funcionários a alcançar as metas da empresa, é preciso que as atividades feitas estejam de acordo com os objetivos estipulados pela administração. Dessa forma, os melhores resultados serão alcançados.

Dinâmica de grupo e o Isolamento Social

Atualmente, com a popularização do Home Office, a dinâmica de grupo precisou ser adaptada à situação de distância entre os colaboradores. Dessa forma, as atividades que antes eram feitas presencialmente, agora podem ser feitas online.

Com isso, aplicativos de reuniões online, como o Google Meet ou o Zoom, permitem que os colaboradores, mesmo estando em locais diferentes, se juntem para a realização dessas atividades.

Algumas das dinâmicas de grupo que podem ser aplicadas através do ambiente online são as seguintes:

1- Verdades e Mentiras

O objetivo dessa interação é criar um ambiente descontraído e estimular a desinibição e a interação entre os colaboradores. Ela é feita de maneira rápida, no máximo 15 minutos, além disso, é feita em grupos de quatro a cinco pessoas.

Serão trabalhadas características, como análise crítica, iniciativa, lucidez, relacionamento interpessoal e descontração.

A atividade funciona da seguinte forma: os colaboradores são divididos em grupos de 4-5 pessoas. Cada integrante do grupo vai fazer três afirmações sobre si mesmo, duas delas serão verdades e uma mentira. Os demais participantes deverão descobrir qual das afirmações é a mentirosa.

Após a realização dessa etapa, todos os colaboradores deverão ser reunidos novamente. Aqui, eles devem compartilhar com todo o grupo suas impressões e curiosidades sobre a atividade.

2- Fato Raro

Essa dinâmica de grupo também tem como objetivo fortalecer os laços entre os funcionários. Ela é realizada em pequenos grupos e não gasta mais do que 10 minutos. São trabalhadas características referentes à descontração, capacidade de criar e manter um relacionamento interpessoal e exercitar a empatia entre os participantes.

Ela é feita assim: Os participantes são divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas, e cada indivíduo deve contar para o grupo alguma situação da sua vida pessoal que considera rara.

Os demais participantes deverão discutir o acontecimento e avaliar se ele é realmente raro. Sendo que a medida para isso é se alguns dos outros participantes vivenciaram algo parecido em suas vidas.

A seguir os grupos são reunidos novamente e os colaboradores devem ser estimulados a compartilhar suas impressões sobre as descobertas sobre seus companheiros de trabalho.

3- E se…

Um dos objetivos dessa dinâmica de grupo é estimular a criatividade na equipe, além de fortalecer a integração dos colaboradores e criar um ambiente de descontração.

Nessa atividade os funcionários são divididos em grupos de cinco a seis pessoas. Dessa forma, serão avaliadas e exercitadas características, como relacionamento pessoal, criatividade, improviso e quebra de paradigma.

Depois de dividir os participantes em grupos menores, eles devem ser ordenados em ordem alfabética. Cada um deles deverá responder uma pergunta feita pelo participante anterior e fazer uma pergunta para o próximo.

Detalhe, as perguntas e respostas devem ser o mais lúdicas, criativas e fora dos padrões possíveis. Sendo que todas as perguntas devem começar com a expressão “E se…”. Por exemplo, “E se a chuva fosse feita de chocolate?”.

Depois da atividade e do grupo reunido deve ser discutido como a criatividade livre e a imaginação lúdica podem ser fontes de inspiração para novas ideias e inovações que vão alterar e melhorar a realidade vivida dentro da empresa.

Como visto, para que a dinâmica de grupo funcione é preciso contar com a participação de todos. Sendo assim, para facilitar o processo, pode-se dar uma função específica para cada integrante. Dessa forma, todos serão ouvidos. Essas funções são:

– Mediador: responsável por conduzir as conversas do grupo

– Cuco: responsável pelo tempo

– Harmonizador: garante que todos estejam confortáveis dentro do grupo

– Relator: registra as atividades e fala pelo grupo, se for necessário

– Monitor: garante que todos tem as ferramentas necessárias para a realização das dinâmicas.