À medida que a sociedade se desenvolve, bem como as tecnologias e o modo como estão sendo adicionadas às empresas, gera um movimento significativo em sua estrutura, com o propósito de obter melhorias. A readaptação da estrutura é primordial e novas habilidades e comportamentos aos profissionais do futuro tem surgido.

Um exemplo nesse sentido foi a adoção de tecnologias para automatizar e otimizar a realização de suas operações. O fato é que as empresas estão cada vez mais exigentes quanto às habilidades que um profissional precisa ter para que seja contratado.

A seguir, veja quais são as principais habilidades profissionais a serem contratadas no futuro!

Porque toda empresa precisa de uma área de inovação?

Apesar de haver empresas no mesmo nicho, nem toda empresa nasce igual. Vai depender de quais são os planos que o empreendedor/diretor tem em mente desde a ideação.

Independente do seu modelo de negócio ou produto/serviço que oferece, uma coisa é certa: a inovação é a solução mais eficaz para crescer e se diferenciar no mercado e fazer mais e melhor do que os concorrentes.

Porque toda empresa precisa de uma área de inovação?

Estudar os concorrentes e analisar o que há de novo no seu segmento é de extrema importância. O termo de benchmark – analisar concorrentes – é uma das palavras que precisa estar em seu vocabulário diário.

Quais são as habilidades aos profissionais do futuro?

Não podemos envolver os perfis específicos de cada profissional, seja ele de tecnologia ou focado no desenvolvimento de produtos ou comercial. Mesmo que um candidato não tenha o skill técnico esperado, você precisa identificar outros pontos comportamentais que trará independência no dia-a-dia e audácia em assumir novas missões na empresa.

As habilidades aos profissionais do futuro mais analisadas são:

Pensamento crítico

O pensamento crítico é bem-vindo em qualquer que seja o lugar, principalmente quando se trata de uma empresa. Tal habilidade pode fazer a organização se desenvolver de forma ágil, a partir da recomendação de soluções que foram criadas com base na criatividade positiva, que é aquela orientada para o aprimoramento de processos ou produtos e/ou serviços.

Criatividade

Criatividade

A criatividade, por sua vez, pode fazer com que a empresa alcance resultados melhores em seus processos. A criatividade acompanha o pensamento crítico. Aliás, geralmente essa habilidade profissional faz a organização se destacar mais rapidamente no mercado, alcançando seus objetivos.

Liderança

Outra importante capacidade profissional é a liderança. Uma ferramenta de fundamental importância para quem busca liderar equipes com eficiência e produtividade, fazendo com que ela dê o seu melhor em prol do alcance dos objetivos da empresa.

Embora a liderança se trate de uma capacidade atual, é importante reconhecer que mesmo após passar anos, ela ainda será vista como uma capacidade a ser observada nos candidatos em um processo de seleção e recrutamento.

Inteligência emocional

As empresas buscam pessoas com dotada inteligência emocional, que saiba se comportar perfeitamente bem diante de situações estressantes. Como sabemos, no dia a dia de uma empresa é comum ocorrer pressões para que metas sejam atingidas. Por isso, a inteligência emocional é uma habilidade profissional que deve ser desenvolvida.

Agilidade na tomada de decisão

É fato que as mudanças sociais ocorrem com grande velocidade atualmente. Parte disso é por causa do desenvolvimento de tecnologias como redes sociais, por exemplo, as quais permitem que as pessoas desenvolvam uma série de ações para mudar contextos e realidades.

Mas, e então, a agilidade na tomada de decisão é, com base nisso, uma capacidade profissional que o candidato deve possuir para se destacar em um processo de recrutamento e seleção, considerando o fato de que as empresas devem contar com pessoas que saibam tomar decisões não apenas no momento certo, mas com agilidade e solidez.

Capacidade tecnológica

Por fim, é preciso contar com profissionais que tenham capacidade de gerir e controlar tecnologias, como é o caso de sistema de gestão e outras soluções que podem otimizar a realização de operações no âmbito de uma empresa.

Nesse sentido, cabe dizer que, a cada dia, as empresas estão se tornando tecnológicas e digitais. Por isso, essa é uma habilidade que deve ser cada vez mais observada no âmbito de um processo de recrutamento e seleção.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! Leia outros como este acompanhando as publicações em nosso canal. Nele estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer seus conhecimentos e facilitar seu dia a dia.

Escreva um comentário