Nesses tempos de pandemia, em que grande parte da população encontra-se convocada a trabalhar de casa, empregadores e empregados passam por uma nova experiência. Fazer uma minuciosa revisão do plano de metas e cobrar por resultados entregues, tem sido a trajetória mais estarrecedora nas empresas.

O home office vem transformando a rotina de trabalho de quem atuava em escritório ou nas ruas e, ao que tudo indica, essa é uma realidade que ainda perdurará por bastante tempo ou, em alguns casos, se tornará permanente.

E se a “falta de controle” sobre o funcionário que atua de casa era algo temido pelas empresas, agora representa uma oportunidade de medir o que é mais importante para a sua sobrevivência: os resultados.

Por isso, neste artigo, vamos abordar sobre o Plano de metas. Afinal, trata-se de uma ferramenta que deve cobrar o esforço por horas trabalhadas ou resultados?

Qual a importância do Plano de metas?

Num primeiro momento, é importante que qualquer empresa tenha suas metas estabelecidas, preferencialmente, em curto, médio e longo prazo. E, além de determinar aonde chegar, ter um Plano de metas permite uma visão geral sobre a situação atual da empresa e, a partir do acompanhamento dos resultados, com os devidos objetivos, métricas, incentivos e ações.

Portanto, essa definição também contribui para a tomada de decisões e a adoção de medidas estratégicas de forma fundamentada e eficiente, em especial no que concerne a investimentos financeiros, alocações de recursos, capital humano e prazos.

Esforço x Resultados

As metas quando são batidas refletem o esforço de uma equipe que foi eficiente, o que evidencia a importância da execução de tarefas, ou o meio, para se chegar ao fim, que são os resultados.

Enquanto premissa, é certo que o esforço e o resultado caminham juntos em devidas circunstâncias, entretanto, há de se afirmar que o esforço sem resultado, para uma empresa, não tem valor algum, o que não pode ser afirmado caso aconteça o contrário.

Portanto, o Plano de metas, ou Planejamento Estratégico, além de definir os próximos passos para o sucesso da empresa, o seu foco sempre deve ser em resultados, independentemente das horas trabalhadas ou do esforço despendido.

Afinal, de que vale para a empresa um funcionário que trabalha dia e noite, finais de semana e feriados, porém, não consegue entregar resultados?

Resultados que movem

Tão importante quanto traçar as metas no Planejamento Estratégico, é avaliar os resultados obtidos, a fim de compreender se a empresa está na direção certa. Por exemplo, entregar um projeto dentro do prazo, com todas as tarefas realizadas com qualidade, às vezes, não é o suficiente para conquistar os resultados pretendidos.

E se a equipe cumpre adequadamente o que foi proposto para o alcance de metas, mas a empresa não sai do lugar, significa que ela ainda não está a caminho do sucesso.

Por isso, é fundamental que, ao elaborar o Plano de metas da sua empresa, você leve em consideração não somente os objetivos em curto, médio e longo prazo, como também:

  • determine um conjunto de métricas, ou Key Results, que servirão para nortear suas ações em busca dos resultados;
  • defina as ações para alcançar os objetivos, ou seja, as iniciativas organizacionais;
  • estabeleça uma cultura de incentivo baseada no cumprimento de metas e foco em resultados;
  • compartilhe, no geral, as metas, evolução, progresso e objetivo final a todos os envolvidos. Compartilhar essas informações permitirá que todos caminhem para um único objetivo.

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