Você está pensando em pedir demissão de seu trabalho atual? Então, saiba que é super importante planejar esse momento. Afinal, a forma como você dirá isso ao seu gestor poderá determinar o futuro de sua carreira. Não é demais destacar que sair da empresa de forma tranquila é sempre a melhor opção para que as portas de trabalho se mantenham abertas.

Para manter sua reputação com seu antigo empregador, você precisa ser muito profissional ao rescindir seu contrato.

Mas qual é a melhor forma de pedir demissão para que isso seja preservado? Em caso de dúvida, continue a leitura. Neste conteúdo, abordamos algumas dicas que podem te ajudar.

Planeje um bom discurso antes de pedir a demissão

Certamente, não é fácil pedir demissão, principalmente quando se gosta dos gestores. No entanto, para alguns profissionais, essa é a única forma para que elas consigam alcançar seus objetivos com maior velocidade.

Então, nesse sentido, preparar um bom discurso é fundamental para que seu pedido de demissão seja visto como profissional e aceito de maneira tranquila pelos gestores. Em seu discurso de pedido de demissão, busque agradecer à equipe por todo o aprendizado conquistado ao longo do período em que trabalhou na empresa.

Ebook - Como demitir remotamente

Além disso, se você tiver abertura para isso, dê um feedback para o seu gestor direto, falando sobre suas experiências construtivas e o que, em sua visão, poderia ser melhorado.

Não compartilhe sua demissão com os colegas de trabalho

Antes de compartilhar seu pedido de demissão com os seus colegas de trabalho, é essencial que primeiro fale isso para o seu gestor direto. Dito de outro modo, ao falar primeiro com seu gestor, você adotará uma postura profissional e ética, e isso é valorizado no âmbito de uma empresa.

Após fazer o comunicado ao seu gestor, você pode informar à sua equipe de trabalho. Se sentir à vontade, você também pode compartilhar os motivos que ensejaram o seu pedido de demissão.

No entanto, é importante que os motivos não busquem negativar a imagem da empresa, pois isso pode ser ruim também para sua imagem, bem como desmotivar a equipe e fazê-la se sentir estimulada a fazer o mesmo. Dessa forma, é essencial que adote uma postura positiva.

Deseje sucesso à equipe/gestor

Por fim, deseje sucesso a todos de sua equipe, bem como aos gestores que fazem parte de seu departamento ou setor. Expresse palavras de carinho e de força, agradecendo e, ao mesmo tempo, estimulando a equipe a ir mais longe, no sentido de alcançar os objetivos da empresa.

Ao fazer isso, você expressará um profissional resolvido, grato e positivo. Afinal, toda e qualquer experiência, seja na empresa A ou B, deixa um aprendizado, e você deve ser grato por isso.

Pedir demissão nunca é fácil, principalmente quando o nosso desejo é tornar esse ato em algo leve e tranquilo. Mas agora que você conhece algumas dicas para fazer isso da melhor forma possível, coloque-as em prática. Combinado?

Você sabia que contamos com uma plataforma que pode ajudar o RH de sua empresa a gerir de forma mais adequada os recursos humanos? Para conhecê-la melhor, acesse nosso site. Combinado?

Ebook - Como demitir remotamente