A tecnologia aliada às boas práticas de Recursos Humanos. Essa é uma característica do RH 4.0 que alia os benefícios e consiste em um diferencial competitivo, que proporciona uma série de vantagens às empresas.

Essa evolução do até então “departamento pessoal” permitiu que passasse a atuar de forma mais otimizada, ágil e eficiente, transformando-o em um setor estratégico e com foco em resultados.

Com isso, vamos abordar, sobre os principais benefícios do RH 4.0 para as empresas e por que elas devem adotar essa versão o quanto antes.

Decisões certas

Os Recursos Humanos são responsáveis por tomar uma das decisões mais complexas de uma empresa, que é, no primeiro momento, a seleção de talentos. Esse é o tipo de decisão que pode transformar a sua equipe, positiva ou negativamente, bem como o seu negócio.

Já no segundo momento, o RH ainda continua responsável por se relacionar, entender, motivar e reter os maiores talentos. Idem também identificar aqueles colaboradores que não estão engajados e contaminando os demais.

Com o RH 4.0, durante a contratação, é possível contar com recursos de recrutamento e seleção digitais, que conseguem analisar com precisão as informações de cada perfil. Essa seleção propõe indicar aqueles que de fato se encaixam na vaga em questão e aos requisitos da companhia.

Nesse contexto, as redes sociais também são grandes aliadas e podem fazer parte desse processo, uma vez que facilitam a atração de perfis condizentes e possibilitam divulgar as vagas de forma segmentada. Também entram em cena:

  • Aplicativos;
  • Chatbots;
  • Smartphones;
  • Entre outros recursos digitais.

Além disso, o RH 4.0 prevê o uso de softwares que gerenciam um grande volume de dados, permitindo o estabelecimento de métricas e indicadores de desempenho, fundamentais para a tomada de decisões.

Esses sistemas compilam e fazem o cruzamento de dados, deixando-os à disposição do gestor, de forma organizada em dashboards ou painéis de gestão.

Dessa forma, as decisões do setor se tornam mais rápidas e acertadas, diminuindo o risco de erros e falhas humanas, ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade da equipe, que passa a ter mais tempo para atuar em outras atividades mais complexas, que exigem majoritariamente do capital humano.

Aumento da produtividade

Devido ao aumento da adesão do home office nos últimos tempos, o RH 4.0, com o amparo da tecnologia, tem sido primordial para a formação de equipes remotas.

Além de reduzir significativamente os custos de uma estrutura física, essa flexibilização promove a integração de diversas ferramentas tecnológicas – automação, robótica, Inteligência Artificial, Internet das Coisas –, trazendo cada vez mais modernidade e eficiência às operações da empresa.

Outro ponto que evidencia o aumento da produtividade com o RH 4.0 é a possibilidade de eliminar funções operacionais ou repetitivas. Com a implementação de softwares automatizados, permite direcionar a sua equipe para focar em estratégias e resultados.

Ou seja, uma série de processos burocráticos de RH, tradicionalmente resolvidos à mão ou, no máximo, em planilhas de Excel, agora podem contar com a celeridade das soluções digitais e com chances reduzidas de erros e falhas a quase zero.

Ademais, análises que tomavam alguns dias de trabalho passam a ser destrinchadas e disponibilizadas aos gestores com alguns cliques.

Ao passar por essa transformação digital, o RH 4.0 possibilita fazer mais, em menos tempo e com maior eficiência. Esse processo contribui para o desenvolvimento de times de alta performance, tornando esse setor ainda mais essencial para o sucesso da empresa.

Tenha mais informações sobre o RH 4.0 ao conferir: “RH 4.0: o que é, tendências e gestão de pessoas orientada a dados”.

Está precisando implantar um RH com DNA estratégico no seu negócio? Conheça a plataforma da Habaut e faça um teste gratuito.