Em poucas palavras, o RH 4.0 é a resposta à chegada da 4º Revolução Industrial no RH, baseando-se na forte estrutura da tecnologia com uma gestão descentralizada. A integração de novas formas de gestão e de trabalho fazem com que as mudanças nesse ramo de atividade sejam efetivas e rápidas.

Ao contrário do que se pensa, a utilização dessas novas tecnologias promove um aumento na agilidade com que as atividades são realizadas. Além disso, reduz a quantidade de erros que possam vir a ocorrer durante o processo.

No entanto, essas não são as únicas alterações promovidas pelo RH 4.0. Também é possível perceber as seguintes mudanças:

  • Maior integração entre os dados da empresa. Decerto, as informações são colhidas e compartilhadas entre os diversos setores que fazem parte da organização;
  • Facilidade de comunicação dentro da empresa, por meio da utilização de softwares específicos;
  • Possibilidade de realizar o trabalho de forma remota;
  • Automatização dos processos;
  • Necessidade de uma maior capacitação dos funcionários.

Tendências do RH 4.0

Com a chegada do RH 4.0, notamos uma mudança no padrão de gestão. Percebemos que novas tendências começam a fazer parte do dia a dia do setor de Recursos Humanos das empresa. Toda essas tendências, em especial, são providas por big-data e com ações orientadas à dados.

Além disso, a primeira tendência é a adoção de um ambiente de trabalho totalmente digital, no qual diversas atividades cotidianas passarão a ser realizadas com uso dos computadores e seus programas.

Sendo assim, os profissionais de Recursos Humanos terão mais tempo para se concentrar em outras tarefas.

Entretanto, o perfil profissional ideal sofrerá alterações. Do perfil altamente especializado, passaremos para um multidisciplinar, que possa acompanhar a dinâmica do mercado e fornecer soluções criativas e diferentes para os problemas do setor.

As ferramentas utilizadas serão atualizadas. Será comum encontrar softwares especializados em gestão, recrutamento e seleção de novos funcionários. Esses recursos funcionam de forma online, podendo ser acessados remotamente, o que otimiza o trabalho.

A gestão, além de mais informatizada, passa a ser descentralizada. Portanto, os colaboradores passarão a fazer parte dos processos de tomada de decisão, planejamento e implantação de novas ideias.

Vantagens do RH 4.0

Inegavelmente, a adoção do RH 4.0 traz uma série de vantagens para a empresa. Entre elas, podemos destacar a diminuição da burocracia.

Profissionais de Recursos Humanos devem lidar diariamente com os processos burocráticos que envolvem os direitos trabalhistas dos funcionários. A realização dessas atividades consome muito tempo e energia.

Com a utilização dos novos softwares de gestão, muitas dessas tarefas passam a ser realizadas pelo próprio programa. Assim, sobra mais tempo para o RH focar em outras situações, como:

  • Atividade de recrutamento e seleção adequados ao perfil da empresa;
  • Avaliação Interna dos funcionários;
  • Retenção de talentos;
  • Busca e atração de profissionais qualificados para a empresa;
  • Elaborar um pacote de benefícios que seja adequado ao perfil do quadro de funcionários da empresa;
  • Otimizar e melhorar o clima organizacional, facilitando a comunicação e o entendimento entre os setores da empresa.

Se você quiser mais informações sobre o RH 4.0, então não deixe de ler nosso outro artigo sobre o tema, “RH 4.0: o que é, tendências e gestão de pessoas orientada a dados”.

A Habaut utiliza inteligência cognitiva e preditiva para traçar o perfil comportamental, tanto pessoal como profissional dos colaboradores. Acesse o site e faça um teste gratuito!