Uma das características mais marcantes de uma boa organização é a capacidade de avaliar e identificar a necessidade de mudanças para aprimorar seu desempenho. Afinal, o cenário tecnológico e globalizado em que nos encontramos está em constante modernização e é necessário acompanhar essas tendências para não nos tornarmos obsoletos.

A partir dessa percepção, torna-se necessário aprimorar o setor de RH para além dos processos básicos, de forma que ele possa atuar como agente direto no crescimento e desenvolvimento da organização.

Principais diferenças entre RH estratégico X tradicional

Para entender as diferenças entre RH Estratégico x Tradicional é importante saber que o último trabalha de forma operacional, focando apenas nos serviços básicos, como contratação, treinamento e seleção. Já o modelo estratégico, opera de forma integrada com outras áreas da organização, alinhando as estratégias e interesses de cada departamento com os processos já conhecidos do setor.

Essa diferença tem impacto na diminuição da burocracia interna conhecida no modelo tradicional, pois atua com maior dinamicidade, integrando as estratégias da empresa com foco na busca de flexibilização de processos e otimização do capital humano.

Outra diferença é que para desempenhar bem suas funções, o modelo estratégico leva em consideração o ambiente em que está inserido, como por exemplo, as mudanças que ocorrem no mundo corporativo, as inovações tecnológicas, a diversidade de equipe e os modelos de comunicação mais eficazes. Tudo isso se dá para atender de forma mais efetiva as tendências de mercado, avaliando novos comportamentos para motivar e manter seus melhores colaboradores na organização.

Manter o capital intelectual garante à organização um bom posicionamento em um mercado altamente concorrido, já que são os profissionais com melhor desempenho que trazem soluções mais assertivas. Assim, o RH estratégico tem como maior diferença a capacidade de envolver o colaborador enquanto cuida da gestão de pessoas para além da gestão de funcionários, como acontece no modelo tradicional.

Vantagens do RH estratégico

Ao optar por um modelo de RH estratégico a organização terá um setor proativo, que se importa com as necessidades dos colaboradores, assim como com o futuro da organização, trabalhando de forma integrada com os demais departamentos.

Com isso, será possível perceber a melhora na comunicação interna da organização, resultando em diminuição de falhas por ruído, além de aprimorar a performance do time, já que o trabalho do RH estratégico impacta diretamente na motivação da equipe.

Outra vantagem é a disseminação da cultura da organização entre os colaboradores, que terão maior familiaridade com os valores e a missão da empresa, fazendo os colaboradores entenderem melhor o impacto de seu trabalho e permitindo o monitoramento do clima organizacional.

É importante destacar que uma organização com canais abertos de comunicação também cria possibilidades de feedbacks, proporcionando a cultura de avaliação individual de colaboradores, o que permite que novas estratégias sejam desenvolvidas a partir de novos resultados.

Agora que você conhece as diferenças, que tal experimentar as vantagens do RH estratégico? Visite nosso site e conheça a Habaut, o melhor HUB para quem procura benefícios, incentivos, engajamento e aumento de produtividade do time. Experimente gratuitamente.