Com o momento de incertezas e muitas dúvidas sobre o mercado brasileiro, muitos profissionais estão perdendo o emprego. Então confira mais detalhes sobre o seguro desemprego: como solicitar remotamente?

Sabemos que esse é um mecanismo do Governo Federal, que atua com o objetivo de auxiliar pessoas que acabaram de perder o espaço no mercado de trabalho e que precisam de um auxílio financeiro para os meses seguintes.

Entretanto, é importante ressaltar que para desfrutar desse benefício é necessário cumprir alguns requisitos.

Com a pandemia que ainda atinge o nosso país, agora é possível dar entrada no processo de forma on-line, ou seja, pela internet.

Você precisa iniciar o procedimento e quer saber mais? Então aproveite para ler o conteúdo completo e saiba tudo sobre o seguro desemprego: como solicitar remotamente?

O que é o seguro desemprego?

Antes de mencionar o passo a passo para solicitar o benefício pela internet, é válido explicar o que é o seguro desemprego , afinal, por mais que esse seja um termo conhecido, existem pessoas que ainda não precisaram recorrer ao auxílio.

Se esse é o seu caso, vale destacar que o seguro desemprego é um direito assegurado aos trabalhadores brasileiros que possuem como forma de contratação a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) .

O valor recebido e a forma de pagamento vão depender do tempo de trabalho na empresa. Entretanto, na maioria dos casos, as parcelas podem variar entre 3 e 5 meses, sendo pagas consecutivamente ou de forma alternada.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

Após saber o que é o seguro desemprego, agora é o momento de saber quais pessoas têm direito e que podem receber a quantia estipulada pelo governo federal.

Confira a lista com as pessoas que têm acesso ao benefício:

• Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;

• Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;

• Pescador profissional durante o período do defeso;

• Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

Seguro desemprego: como solicitar remotamente?

Se você se enquadra no grupo de pessoas que têm direito ao benefício, agora é o momento de compreender como o processo está sendo realizado por meio da internet, fator que facilita o processo para receber o valor.

O primeiro passo que você precisa saber é que o processo será feito pelo site Portal Emprega Brasil.

Neste caso, o principal objetivo é fazer com que as pessoas não precisem ir até Sine, Sistema Nacional de Emprego.

Seguro desemprego: como solicitar remotamente?

Antigamente, também era possível dar entrada no processo de forma on-line, mas na parte de verificação dos documentos, era necessário ir até o SINE.

Agora todo o processo pode ser feito 100% digital, facilitando o passo a passo de quem quer o benefício e de quem está dando andamento no processo.

E como deve ser o passo a passo para dar entrada nesse processo?

O primeiro passo é acessar o Portal Emprega Brasil. Depois, basta clicar em Cadastrar no menu à esquerda. O terceiro passo é preencher as informações do formulário, assim é possível acessar a opção seguro-desemprego.

Agora basta preencher outro formulário, agora com as informações de atividades laborais, formação e experiência profissional.

Uma dica importante é estar com a Carteira de Trabalho (CTPS) quando estiver preenchendo o formulário, para facilitar o processo. Documentos como RG e CPF também podem facilitar o processo.

Na maioria dos casos, o valor será recebido em até 30 dias após o preenchimento do cadastro, se todas as informações estiverem completas.

Vale ressaltar a importância de estar sempre conferindo as atualizações disponíveis no portal. Essa será a principal forma de contato entre você e o Governo Federal, ou seja, todas as atualizações serão recebidas por meio desse site.

Portanto, memorize a sua senha e informações que foram cadastradas quando você iniciou a sessão do site! Assim você evita de perder tempo buscando pelas informações necessárias para conseguir ter acesso as atualizações.

No caso de alguma dúvida, o indicado é tentar entrar em contato com o órgão mais próximo da sua região para saber como proceder para conseguir o seguro desemprego, incluindo as datas e como será depositado o dinheiro.

Considerações finais

Gostou do conteúdo? Quer conferir mais textos como esses? Então fique de olho no nosso blog e não perca nenhuma novidade. Assim você consegue se manter informado com as novidades.

Se precisar de ajuda, nossa equipe está disponível para atender você! Será um prazer atender você e sanar todas as suas dúvidas referentes ao processo para garantir o seu benefício.

Escreva um comentário