Você já percebeu que hoje uma das maiores preocupações das empresas é com a satisfação do consumidor? E quanto aos funcionários, como fica? Então, nesse sentido, employee experience é uma estratégia que tem sido utilizada por muitas marcas para garantir o bem-estar das equipes e, assim, fazê-las não apenas permanecerem na empresa, mas que se tornem produtivas.

Para conhecer a importância dessa estratégia ao RH da sua empresa, continue a leitura. Aqui, apresentamos o essencial a respeito.

O que é employee experience?

A expressão employee experience pode ser traduzida em português como “experiência do colaborador ou funcionário”. A partir disso, dá-se para ter noção quanto ao seu conceito, que é bem semelhante ao da experiência do consumidor, com a diferença no que diz respeito à finalidade e aplicação de cada estratégia.

Mas, então, employee experience é o conjunto de esforços ou ações para criar uma experiência positiva de trabalho para os colaboradores de uma empresa. Nesse sentido, cabe destacar que essa solução surge como uma estratégia fundamental para a empresa que deseja não apenas reter seus talentos, mas garantir que os seus objetivos sejam alcançados com maior velocidade, considerando que se trata de um caminho que pode motivar mais sua equipe de trabalho.

O employee experience se coloca como uma ferramenta fundamental no contexto atual, que é marcado por uma intensa competitividade entre as empresas. Essa estratégia pode contribuir para promover melhorias em relação ao ambiente da organização, tornando-o ideal para que o colaborador se sinta bem e satisfeito.

Exemplos de employee experience

Para garantir que você veja na prática como funciona a aplicação de employee experience, elaboramos este tópico para trazer alguns exemplos. Veja:

Liderança inspiradora

Um exemplo de employee experience são as ações de uma empresa no sentido de constituir em seu âmbito a liderança inspiradora, que nada mais é do que um programa de qualificação que torne os gestores de uma empresa exemplos de inspiração para suas equipes. No entanto, a liderança inspiradora é uma característica evidente de uma empresa que valoriza seus funcionários, fazendo-os verem em seus chefes a inspiração necessária para crescer.

Cultura com objetivos claros

Outro esforço e exemplo de employee experience é a cultura de uma organização. A criação e cultivo de uma cultura organizacional saudável necessita ter objetivos claros e, principalmente, no que diz respeito à valorização dos colaboradores. Objetivos bem definidos ajuda ao reconhecimento como parte fundamental para o alcance dos objetivos empresarias, sejam em curto, médio ou longo prazo.

Desenhar uma cultura centrada no conceito de employee experience é uma ação que demonstra que a empresa vê seus funcionários como uma força essencial para o desenvolvimento de suas operações e alcance de seus objetivos.

Plano de carreira

O plano de carreira é também uma ação de employee experience, considerando que tal estratégia possibilita ao funcionário saber onde ele chegará, caso se esforce em suas atividades diárias e se qualifique.

O plano de carreira não é, na ótica de uma organização, apenas uma ferramenta que possibilita que os funcionários cresçam, mas uma ferramenta que gera expectativa e sentimento positivo, no que diz respeito ao ambiente organizacional.

Programa de capacitação dos funcionários

Por fim, como último exemplo, temos o programa de capacitação dos funcionários, que é uma forma de mostrar que a empresa se preocupa com sua qualificação e, portanto, com seu crescimento profissional. É uma iniciativa que gera valor positivo para o ambiente interno de uma empresa, fazendo com que os funcionários se sintam motivados a alcançar objetivos e, portanto, bater as metas de uma empresa.

Programa de capacitação dos funcionários

Os exemplos destacados acima são apenas alguns. Diversas outras atitudes de employee experience pode ser adotadas por uma empresa, como bônus de incentivo, folga no dia do aniversário do funcionário, home office, ambiente de trabalho com estrutura eficiente e produtiva, ambiente de trabalho conectado à natureza, etc.

Importância para o RH

Uma vez aplicado, o conceito de employee experience pode trazer diversos benefícios para uma empresa, o que fortalece sua importância para o departamento de RH, como:

Impacto positivo em relação ao alcance de melhores resultados

Um estudo desenvolvido pela IBM destacou que as empresas que investem em ações de employee experience conseguem obter melhores resultados, como o aumento de vendas e de clientes. Na visão do estudo, tal alcance de melhores resultados se dá porque os funcionários se sentem mais motivados, por conta do ambiente organizacional positivo.

Mais engajamento por parte dos funcionários

De um modo geral, as ações de employee experience melhoram o ambiente organizacional, fazendo os funcionários se sentirem mais motivados a desenvolver suas atribuições e contribuir com ideias que podem inovar e agilizar o alcance de objetivos.

Positivação da imagem da empresa

O employee experience também pode contribuir para que uma empresa construa uma imagem positiva em torno de sua marca e, principalmente, na mente de seus funcionários, o que, diretamente, pode melhorar a relação entre eles, bem como reter talentos.

Como implementar essa estratégia em seu negócio?

Diante de tudo que destacamos sobre o conceito de employee experience, é provável que deseje implementá-lo em seu negócio.

Então, para implementar essa solução, é preciso repensar os processos de sua empresa que têm relação com o setor de Gestão de Pessoas, de maneira a garanti-los que contribuam para criar um ambiente organizacional positivo. Por exemplo:

  • Alterar o processo de seleção e integração dos funcionários, destacando os benefícios de sua empresa para eles;
  • Adotar, por exemplo, o regime de trabalho home office;
  • Adotar remuneração variável conforme o desempenho de cada colaborador;
  • Possibilitar maior acesso à informação por parte dos funcionários;
  • Promover ações de inclusão e diversidade no ambiente da empresa;
  • Flexibilizar o pedido de benefícios, segundo a produção de cada colaborador;
  • Implementar um clube de benefícios e reconhecimentos;
  • Dar voz aos colaboradores e ouví-los mais.

Comece com employee experience hoje mesmo

Agora que você sabe o que é, conhece exemplos e a importância de aplicar o employee experience o RH de sua empresa, que tal começar a fazer isso hoje mesmo?

Para ler mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog.

Combinado? Ainda temos muitos assuntos interessantes para compartilhar com você!

Se precisar de ajuda para implementar o conceito de employee experience em sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco!

Escreva um comentário