Consciência humana, trabalho em equipe, empresa bem posicionada em relação a sua imagem. A importância de promover a diversidade nas empresas vai bem além de apenas resolver e/ou mediar conflitos: é um mecanismo que, nos dias atuais de ambientes corporativos, tornou-se indispensável para as empresas.

São vários os benefícios agregados que a promoção da diversificação, seja étnica, religiosa, de gênero, orientação sexual, social ou política, traz para o ambiente de trabalho. Pensando nisso – e na sua organização – trouxemos um artigo completo sobre a importância de promover a diversidade nas empresas. Confira.

Produtividade e performance

Há vários estudos que apontam: apostar no que é conhecido como Diversidade e Inclusão (D&I) traz resultados acima do esperado na produtividade dos colaboradores e na performance da empresa como um todo.

Um deles foi publicado em 2015, por meio da McKinsey Company que, em seu relatório ‘Diversity Matters’, elencou que a diversidade étnica e de gênero, por exemplo, pode trazer uma diferença substancial na performance. A consultoria, ainda, realizou uma amostragem com dados europeus, norte-americanos e brasileiros.

Quanto ao gênero, o índice performático dentro de uma empresa diversificada nesse eixo sobe 15%; quanto a etnia, o número é ainda maior, com 35%; e, somados os dois, são 25% de maior performance, ou seja, um quarto a mais do que a própria empresa teria de resultados caso não apostasse em minorias, como mulheres e negros.

Resumindo, a diversidade no ambiente de trabalho, conforme apontou o estudo da consultoria, traz resultados práticos. Contudo, ela vai bem além do resultado que a equipe entrega, indo para áreas tão importantes quanto a de performance e produtividade: a retenção de talentos e a responsabilidade social.

Valorização do ambiente de trabalho

Atualmente, profissionais modernos estão engajados quando o assunto é diversidade. E, para empresas que desejam valorizar o ambiente de trabalho com respeito e conduta irrepreensíveis, necessitam se engajar quando o assunto é a promoção da diversificação.

Nesse contexto, outro benefício para a organização: há mais respeito pela empresa, gerando menos rotatividade e retendo, principalmente, talentos que se sentem engajados com a causa do negócio. Isso, consequentemente, traz melhores resultados e amplia ainda mais o respeito entre as pessoas, principalmente as que devem se sentir acolhidas.

Boa imagem da empresa e responsabilidade social

A consequência de promover a diversidade nas empresas é a boa imagem que sua organização terá perante os colaboradores, clientes e sociedade em geral. Isso porque, atualmente, as pessoas não querem comprar produtos e/ou serviços; desejam se envolver e relacionar com marcas engajadas, principalmente em causas como a diversidade e igualdade.

Dessa forma, mostra-se a responsabilidade social que o negócio tem em relação a diminuir a diferença salarial de gênero; a desigualdade de oportunidades em etnias; o respeito nas rotinas internas pela opção sexual dos colaboradores; além de reprimir conflitos em discordância de opiniões sobre política, religião, entre outros.

Diversidade como cultura organizacional

Entendendo a importância de promover a diversidade nas empresas, destaca-se um último ponto: isto pode ser feito de maneira prática e efetiva por todos. Se tomadas pelo Recursos Humanos (RH), podem trazer resultados promissores, que podem, periodicamente, ampliar os cuidados com o seu colega de trabalho.

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