Nos últimos anos, as empresas têm passado por diversas transformações. Uma delas, por exemplo, diz respeito ao regime de trabalho de seus colaboradores, especificamente ao modelo de trabalho híbrido. Certamente, a pandemia da Covid-19 acelerou a adesão desse modelo pelas empresas, devido à sua política restritiva.

Você gostaria de entender melhor o que é o modelo de trabalho híbrido e quais cuidados são necessários observar no caso de sua adoção? Então, continue a leitura. Combinado?

O que é modelo de trabalho híbrido?

O trabalho híbrido pode ser caracterizado como um trabalho misto, ou seja, que permite ao colaborador tanto desenvolver suas atribuições em local que desejar, como também na empresa.

Nesse contexto, cabe destacar que a empresa dá autonomia aos seus colaboradores para que escolham a forma, o local e o horário de execução de suas atividades da melhor forma. Por exemplo, por meio desse modelo de trabalho, os profissionais podem optar por realizar as atividades em sua casa, sede da empresa ou em ambientes compartilhados, como é o caso do coworking.

O modelo de trabalho híbrido vem sendo adotado pelas empresas não apenas por conta das transformações que vêm ocorrendo na sociedade, mas também por se tratar de uma alternativa que traz alguns benefícios, sendo a redução de custos e aumento da satisfação do colaborador alguns deles. Afinal, o colaborador trabalhando em casa, a empresa pode economizar, tanto na conta de energia, como com a manutenção do local.

Quais cuidados você deve ter com esse modelo de trabalho?

Embora o modelo de trabalho híbrido traga certos benefícios, é preciso ter alguns cuidados especiais ao adotá-lo em seu escritório. A seguir, apontamos os principais:

Conforto e qualidade para o colaborador

Ainda que o modelo de trabalho híbrido permita que o colaborador exerça suas atribuições no escritório da empresa, tendo assim acesso ao conforto que o ambiente proporciona, é também essencial pensar em seu conforto em outros locais de trabalho, como sua casa.

Seja no escritório da empresa ou em home office, o colaborador precisa contar com as ferramentas necessárias para que se sinta confortável, desenvolvendo suas operações com eficiência e produtividade.

Controle de desempenho

Além de ser necessário investir no conforto do seu colaborador, é também fundamental selecionar meios para controlar o seu desempenho. Afinal, estando o colaborador na empresa, fica fácil visualizar o seu foco no trabalho. No entanto, ao estar em casa, isso não é possível.

Por isso, estabeleça indicadores de desempenho, que permita a você controlar melhor a produtividade de cada colaborador que está atuando segundo o modelo de trabalho híbrido.

Comunicação/feedback

A comunicação e o feedback são ferramentas fundamentais no processo de gestão de uma equipe e, mais ainda, para o modelo de trabalho híbrido, considerando suas particularidades.

É por meio da comunicação, por exemplo, que os gestores podem explicar melhor o desenvolvimento de um projeto. No caso do feedback, pode ser usado tanto para avaliar projetos como pessoas.

Por isso, o ideal é contar com uma boa tecnologia para que isso se torne possível, como uma plataforma que possibilite à sua empresa acompanhar os resultados das equipes e entrar em contato com elas.

Então, a sua empresa está preparada para adotar o modelo de trabalho híbrido? Caso adote, não deixe de lado esses cuidados especiais que você deve ter, em?

Escreva um comentário