O plano de carreira é a melhor forma para desenvolver e reter talentos em sua empresa. Dando uma perspectiva de crescimento aos funcionários, o plano de carreira é uma via de mão dupla, pois ao passo que oferece uma possibilidade de desenvolvimento aos colaboradores, permite que a empresa conte com uma equipe engajada e eficiente.

O que é um plano de carreira?

Um plano de carreira é um roteiro estruturado que determina como cada funcionário evoluirá dentro da empresa, estabelecendo de forma precisa quais serão as habilidades necessárias para cada posição, bem como quais são as expectativas da empresa para cada cargo a ser ocupado.

Atualmente, a retenção de funcionários é uma das maiores preocupações e a mobilidade oferecida pelo plano de carreira é uma grande aliada para vencer esse desafio. Isso porque ele permite que os profissionais que estão na base da empresa assumam cargos de liderança, o que estimula o progresso de toda a equipe.

Mas como criar um bom plano de carreira? Destacamos, a seguir, alguns pontos importantes para essa tarefa.

Como criar um bom plano de carreira?

Um bom plano de carreira deve ser pautado tanto pelas aspirações dos profissionais, quanto pelas expectativas da empresa diante de cada cargo a ser ocupado.

Cabe ressaltar que, para que um plano de carreira seja bem estruturado, é necessário que a empresa possua uma hierarquia com cargos bem definidos, cenário típico em empresas já consolidadas, nas quais mudanças bruscas não acontecem tão facilmente.

Dessa forma, o colaborador estará consciente das etapas pelas quais precisará passar e quais cargos poderá ocupar. As competências necessárias para cada cargo serão descritas pelo plano de carreira.

Como criar um bom plano de carreira?

O ideal é iniciar ouvindo os colaboradores. Quais são suas habilidades, suas aspirações, como eles se imaginam daqui a cinco anos e que cargos gostariam de ocupar são respostas que irão nortear a elaboração do plano.

É preciso considerar que os profissionais ouvidos nem sempre estarão preparados para ocupar os cargos que almejam. E por isso, é importante analisar como serão criadas as oportunidades para que os colaboradores possam desenvolver as competências necessárias. Destacamos aqui o importante papel da liderança, que deve conduzir os colaboradores pela trilha até os objetivos desejados.

A seguir detalhamos dois interessantes modelos de planos de carreira e algumas sugestões para sua implementação.

Plano de carreira em Y

O nome deste modelo faz uma analogia ao formato da letra Y, que remete a uma bifurcação. O formato oferece dois caminhos ao colaborador: atuar na área da gestão ou como especialista. Antes da criação deste modelo, o processo era totalmente linear, ou seja, apenas uma opção era oferecida ao colaborador.

Plano de carreira em Y

Criado recentemente, o formato de plano de carreira em Y tem como um de seus objetivos favorecer àqueles colaboradores que não possuem um perfil ideal para a liderança, mas que, por outro lado, possuem grandes habilidades técnicas na área em que atuam.

Além disso, o modelo permite a criação de novas oportunidades e oferece a possibilidade de desenvolvimento de áreas que não sejam apenas relacionadas à gerência, desmistificando a ideia de que apenas carreiras voltadas à gestão são promissoras.

A implementação deste modelo exige um intenso trabalho do setor de recursos humanos no reconhecimento de habilidades de seus colaboradores e na detecção de cargos e oportunidades que se enquadrem no perfil de cada profissional.

O acompanhamento do processo também é essencial para orientar o colaborador da maneira mais adequada, permitindo que o desenvolvimento seja o mais satisfatório possível, atendendo aos objetivos da empresa e do funcionário.

O plano de carreira em Y é indicado para empresas que possuam uma estrutura hierárquica mais formal, com cargos e atividades muito bem definidos.

Plano de carreira em W

A demanda por especialistas é crescente na maioria das empresas, entretanto, há uma carência de especialistas que possuam uma visão macro e sejam capazes de compreender o funcionamento da empresa como um todo. E o plano de carreira W é uma excelente alternativa para tal carência.

Este formato foi criado com o objetivo de desenvolver profissionais que possam atuar de maneira multidisciplinar, ou seja, que sejam especialistas em suas áreas, mas que também sejam capazes de assumir funções que envolvam outras competências.

Plano de carreira em W

A ideia é desenvolver colaboradores que possam atuar em suas especialidades, sem perder de vista as habilidades gerenciais. Em resumo, o plano de carreira em W viabiliza que os profissionais se qualifiquem em mais de uma área, permitindo que, por sua atuação em áreas distintas, ocupem vagas melhores.

O nome faz uma analogia à letra W, que pode ser interpretada como a união de duas letras Y, mas ao contrário do formato do plano de carreira em Y, o plano de carreira em W apresenta mais de duas possibilidades.

Vantagens do plano de carreira em W

A principal vantagem deste modelo é o desenvolvimento de colaboradores multifacetados, que possuem uma visão integrada dos processos. Além disso, profissionais com carreira W possuem ambas as vivências de especialista e de líder, o que torna suas decisões mais assertivas. A vivência em outras áreas também garante que os profissionais que desenvolveram a carreira W estejam melhores preparados para demandas imprevistas e urgentes.

O plano de carreira em W dissolve a linearidade hierárquica, ou seja, o mesmo profissional pode receber ordens em um determinado contexto e dar ordens em outro. Por isso, a implementação desse formato exige uma cuidadosa análise dos perfis dos colaboradores.

Além da análise de perfis que deve privilegiar os colaboradores mais versáteis, a implementação desse modelo requer o investimento no desenvolvimento de mais de uma habilidade.

O profissional precisa estar devidamente apto a atuar com segurança de maneira multidisciplinar e isso só será possível caso haja uma preparação sólida e esta preparação inclui a disponibilidade de oportunidades para desenvolvimento.

Os resultados deste modelo são a satisfação do colaborador que, impulsionado por desafios tende a empenhar-se cada vez mais, e, consequentemente, um quadro de funcionários bem preparados, que garantem bons resultados para a empresa.

Cabe ressaltar que pode ser que nem todos os colaboradores estejam aptos ou se adequem a este modelo de plano de carreira. Profissionais mais apegados à estabilidade, por exemplo, podem não se adaptar bem.

Implementando planos de carreira em empresas em expansão

Empresas em expansão normalmente não possuem uma estrutura hierárquica estável e cargos bem definidos. Isso porque o crescimento pode demandar mudanças diversas que vão moldar a estrutura da empresa no futuro.

Mas ainda nesses casos é possível estabelecer um plano de carreira. O ideal é deixar claro desde a contratação que, apesar da certeza de desenvolvimento, ainda não há uma trilha exata.

Em outras palavras, o colaborador precisa estar ciente de que os cargos podem mudar, novas áreas podem surgir e que a empresa vai manter um olhar atento ao seu desenvolvimento.

O ideal, ainda que não haja um caminho traçado, é deixar claro o panorama atual e o previsto para o futuro, para que o profissional possa ter uma ideia dos caminhos que vai preferir traçar.

Nesse cenário, os colaboradores podem ser estimulados a desenvolver-se em diferentes aspectos, seja por meio de treinamentos (via ensino à distância ou cursos presenciais) ou de outras estratégias que visam o crescimento pessoal (como mentoring, coaching, palestras e incentivo à leitura).

A escuta ativa é outro fator essencial para o processo. Líderes e gestores precisam estar seguros e conscientes de que a empresa não precisa necessariamente atender às expectativas dos funcionários. É necessário, primeiro, identificar tais expectativas e a comunicação é a aliada mais valiosa.

Por meio de uma conversa simples e franca é possível entender as reais expectativas e aspirações dos colaboradores e assim obter uma visão realista que, alinhada às expectativas da empresa, poderá nortear a elaboração de ações que visem o desenvolvimento dos funcionários.

Transparência e visibilidade das vagas internas

Independentemente do modelo escolhido, transparência e comunicação são as palavras-chave para um plano de carreira de sucesso. Elaborar um plano de carreira é sinônimo de investir nos colaboradores e, portanto, é necessário que eles estejam cientes dos degraus que precisarão subir e dos lugares que poderão ocupar.

Se há novas vagas, o ideal é privilegiar os funcionários da casa.

É imprescindível analisar se o colaborador já possui as competências necessárias para dar determinados passos assumindo novas posições.

Em resumo, para que o plano de carreira seja positivo para o colaborador e para a empresa, é essencial que as trilhas de crescimento estejam claras, assim como as competências que cada cargo requer.

Transparência e visibilidade das vagas internas

O primeiro passo é desenhar a estrutura organizacional atual da empresa e fazer uma projeção de pelo menos um ano. Dessa forma será possível avaliar o surgimento de novos cargos e aqui cabe a reflexão: quais são as medidas que estão sendo adotadas hoje para preparar os colaboradores e torná-los aptos a ocupar esses novos cargos?

Com uma estrutura desenhada, o próximo passo é escutar aos colaboradores, conhecer suas expectativas e aspirações. Isso sem deixar de manter a transparência quanto às oportunidades que serão oferecidas, alinhando as expectativas do colaborador às da empresa.

Plano de Carreira.- Economia

Embasando-se na estrutura da empresa, nas expectativas dos colaboradores e nas competências que precisam ser desenvolvidas, o próximo passo é guiar os profissionais, promovendo oportunidades para que se aperfeiçoem e evoluam.

Considerações finais

Planos de carreira são excelentes estratégias para obter uma equipe engajada, satisfeita e eficiente. E se quiser saber mais sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog ou entre em contato conosco.

Habaut, através de uma solução focada em gestão de pessoas, tem uma equipe de especialistas para ajudar a estruturar um bom plano de carreira na sua empresa.